UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE FÍSICA

Objetivo específico

Formação inicial de pesquisadores em Ensino de Física, de professores de Física para a Educação Superior e de formadores de professores de Física para a Educação Básica.

População-alvo

l Graduados em Física interessados em fazer carreira acadêmica na área de Ensino de Física.

 

Natureza e especificidades

O mestrado acadêmico em Ensino de Física é uma primeira etapa de formação de um pesquisador nessa área. Essa formação completa-se no doutorado. A pesquisa em Ensino de Física caracteriza-se pela produção de conhecimentos sobre o ensino, propriamente dito, a aprendizagem e o currículo de Física, a formação de professores de Física e o contexto em que tudo isso ocorre, dentro de um quadro teórico, epistemológico e metodológico no qual o conteúdo de Física está sempre presente.

Para isso, é preciso ter boa formação inicial em Física e cursar disciplinas adicionais de Física no mestrado, além de cursos básicos de teorias de aprendizagem, de epistemologia e de metodologia da pesquisa em ensino, também no mestrado.

Não é um curso de pós-graduação em Educação em Física, é, antes, um curso de pós-graduação em Física com ênfase em Educação.

 

Critérios de admissão e seleção

Poderão inscrever-se portadores de diplomas de curso superior em Física ou área afim, ou alunos cursando o último semestre letivo desses cursos, devendo estes comprovar a finalização do curso até a data da matrícula, caso aprovados.

Para a seleção o candidato deve observar o Edital de Seleção para Ingresso. Não haverá cobrança de mensalidades ou de taxas de matrículas; também, não está previsto qualquer tipo de auxílio financeiro. Assim, cabe ao candidato dispor de condições financeiras para realizar o curso com a dedicação necessária.

 

Inscrições

As inscrições devem ocorrer anualmente, em período a ser divulgado nesta página.

 

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

O Mestrado Acadêmico em Ensino de Física tem áreas de concentração e linhas de pesquisa a seguir relacionadas.

(1) Referenciais teóricos e epistemológicos para a pesquisa em ensino de Física na Educação Básica, Superior e na formação de professores.

Linhas:

(a) Aprendizagem significativa em Física: organização do ensino e estudo de referenciais teóricos consistentes com a teoria de Ausubel;

(b) Pesquisa em ensino de Física sob a perspectiva sociocultural;

(c) Estudos sobre contribuições didáticas da epistemologia e da história da Física para a sala de aula.

(2) Inovações didáticas em Física na Educação Básica, Superior e na formação de professores.

Linhas:

(a) Tecnologias de informação e comunicação e modelagem computacional no ensino de Física;

(b) Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino de Física;

(c) Métodos inovadores no ensino de Física e na formação de professores.


Estrutura curricular

Disciplinas

 

I. Disciplinas obrigatórias:

 

I.a) a serem cursadas no PPG em Ensino de Física, 3 (três) disciplinas de 4 (quatro) créditos:

 

· Fundamentos Teóricos para a Pesquisa em Ensino de Ciências

· Fundamentos Epistemológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências

· Fundamentos Metodológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências

 

I.b) a serem cursadas no PPG em Física, no mínimo (1) uma das seguintes disciplinas de 4 (quatro) créditos:

 

· Mecânica Clássica

· Mecânica Quântica

· Mecânica Estatística

· Teoria Eletromagnética

 

II. Disciplinas opcionais:

 

II.a) disciplinas regulares, oferecidas em turma única para todos os alunos do curso.

 

Presentemente são as seguintes disciplinas:

 

· Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Ensino (2 créditos);

· Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Ensino II  (2 créditos);

· Bases Teóricas e Metodológicas para o Ensino Superior (4 créditos).

· Aproximação à Abordagem Sociocultural na Educação em Ciências (2 créditos)

· Formação e Prática do Professor de Física na Educação Básica (4 créditos)

· Tópicos Contemporâneos de Física Quântica e sua Inserção em Contextos Formativos. (4 créditos)

· Tópicos Contemporâneos de Física Quântica e sua Inserção em Contextos Formativos II. (2 créditos)

· Modelagem Computacional no Ensino de Física (4 créditos)

 

Além das disciplinas opcionais acima listadas poderão ser atribuídos créditos opcionais a outras disciplinas, desde que aprovadas pela CPG.

 

II.b) 1 (um) Estágio de Docência (2 créditos), desenvolvido conforme disposto na Resolução 06/2015.

II.c) 1 (um) Curso de Leitura (2 créditos), desenvolvido conforme disposto na Resolução 06/2015.

Total: 24 créditos

 

Dissertação

A dissertação de mestrado, resultante de trabalho de pesquisa original, deverá gerar pelo menos uma publicação em periódico especializado.

 

Integralização curricular

Deve ocorrer dentro de dois anos, no máximo, para alunos bolsistas e dentro de três anos, no máximo, para não-bolsistas.

 

Local de funcionamento

Instituto de Física da UFRGS

Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves, 9500

Prédio: 43.124

91.501-970 Porto Alegre - RS