Formação inicial de pesquisadores em Ensino de Física, de professores de Física para a Educação Superior e de formadores de professores de Física para a Educação Básica.
l Graduados em Física interessados em fazer carreira acadêmica na área de Ensino de Física.
O mestrado acadêmico em Ensino de Física é uma primeira etapa de formação de um pesquisador nessa área. Essa formação completa-se no doutorado. A pesquisa em Ensino de Física caracteriza-se pela produção de conhecimentos sobre o ensino, propriamente dito, a aprendizagem e o currículo de Física, a formação de professores de Física e o contexto em que tudo isso ocorre, dentro de um quadro teórico, epistemológico e metodológico no qual o conteúdo de Física está sempre presente.
Para isso, é preciso ter boa formação inicial em Física e cursar disciplinas adicionais de Física no mestrado, além de cursos básicos de teorias de aprendizagem, de epistemologia e de metodologia da pesquisa em ensino, também no mestrado.
Não é um curso de pós-graduação em Educação em Física, é, antes, um curso de pós-graduação em Física com ênfase em Educação.
Poderão inscrever-se portadores de diplomas de curso superior em Física ou área afim, ou alunos cursando o último semestre letivo desses cursos, devendo estes comprovar a finalização do curso até a data da matrícula, caso aprovados.
Para a seleção o candidato deve observar o Edital de Seleção para Ingresso. Não haverá cobrança de mensalidades ou de taxas de matrículas; também, não está previsto qualquer tipo de auxílio financeiro. Assim, cabe ao candidato dispor de condições financeiras para realizar o curso com a dedicação necessária.
As inscrições devem ocorrer anualmente, em período a ser divulgado nesta página.
O Mestrado Acadêmico em Ensino de Física tem áreas de concentração e linhas de pesquisa a seguir relacionadas.
(1) Referenciais teóricos e epistemológicos para a pesquisa em ensino de Física na Educação Básica, Superior e na formação de professores.
Linhas:
(a) Aprendizagem significativa em Física: organização do ensino e estudo de referenciais teóricos consistentes com a teoria de Ausubel;
(b) Pesquisa em ensino de Física sob a perspectiva sociocultural;
(c) Estudos sobre contribuições didáticas da epistemologia e da história da Física para a sala de aula.
(2) Inovações didáticas em Física na Educação Básica, Superior e na formação de professores.
Linhas:
(a) Tecnologias de informação e comunicação e modelagem computacional no ensino de Física;
(b) Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino de Física;
(c) Métodos inovadores no ensino de Física e na formação de professores.
I. Disciplinas obrigatórias:
I.a) a serem cursadas no PPG em Ensino de Física, 3 (três) disciplinas de 4 (quatro) créditos:
· Fundamentos Teóricos para a Pesquisa em Ensino de Ciências
· Fundamentos Epistemológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências
· Fundamentos Metodológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências
I.b) a serem cursadas no PPG em Física, no mínimo (1) uma das seguintes disciplinas de 4 (quatro) créditos:
· Mecânica Clássica
· Mecânica Quântica
· Mecânica Estatística
· Teoria Eletromagnética
II. Disciplinas opcionais:
II.a) disciplinas regulares, oferecidas em turma única para todos os alunos do curso.
Presentemente são as seguintes disciplinas:
· Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Ensino (2 créditos);
· Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Ensino II (2 créditos);
· Bases Teóricas e Metodológicas para o Ensino Superior (4 créditos).
· Aproximação à Abordagem Sociocultural na Educação em Ciências (2 créditos)
· Formação e Prática do Professor de Física na Educação Básica (4 créditos)
· Tópicos Contemporâneos de Física Quântica e sua Inserção em Contextos Formativos. (4 créditos)
· Tópicos Contemporâneos de Física Quântica e sua Inserção em Contextos Formativos II. (2 créditos)
· Modelagem Computacional no Ensino de Física (4 créditos)
Além das disciplinas opcionais acima listadas poderão ser atribuídos créditos opcionais a outras disciplinas, desde que aprovadas pela CPG.
II.b) 1 (um) Estágio de Docência (2 créditos), desenvolvido conforme disposto na Resolução 06/2015.
II.c) 1 (um) Curso de Leitura (2 créditos), desenvolvido conforme disposto na Resolução 06/2015.
Total: 24 créditos
A dissertação de mestrado, resultante de trabalho de pesquisa original, deverá gerar pelo menos uma publicação em periódico especializado.
Deve ocorrer dentro de dois anos, no máximo, para alunos bolsistas e dentro de três anos, no máximo, para não-bolsistas.
Instituto de Física da UFRGS
Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500
Prédio: 43.124
91.501-970 Porto Alegre - RS