Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Ensino  de

Física

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bl. 43176 - Caixa postal 15051 - CEP 91501-970 - Porto Alegre, RS. FONE: (51)3316-6431, FAX: (51)3316-7286 - E-mail: mailto:secmpef@if.ufrgs.br - Página Web: http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis


EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO

1º SEMESTRE LETIVO DE 2008


O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna públicos o regulamento e datas do processo seletivo para ingresso no Doutorado em Ensino de Física no primeiro semestre letivo do ano de 2008.

As inscrições estarão abertas no período de 03/12/07 a 21/12/07.

Vagas: 05

A seleção será realizada por uma Comissão de Seleção, devendo o resultado final ser homologado pela Comissão de Pós-Graduação.

Poderão inscrever-se portadores de diplomas de Mestrado em Ensino de Física/ Física ou área afim, ou alunos cursando o último semestre letivo do Mestrado, devendo estes comprovar a finalização do curso até a data da matrícula, caso aprovados.

Documentos necessários para a inscrição, que deverão ser entregues na Secretaria do Programa ou enviados por correio para o endereço constante no início deste edital:

1. formulário de inscrição completamente preenchido (o formulário está disponível em http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/form/forminscr.pdf (em arquivo pdf) e em http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/form/forminscr.doc (em arquivo doc);

2. cópia de documento de identidade;

3. cópia de diploma de curso(s) de pós-graduação, ou atestado de matrícula no semestre, caso não tenha ainda completado o curso;

4. histórico escolar do(s) curso(s) de pós-graduação;

5. curriculum vitae (impresso) na Plataforma Lattes – CNPq;

6. comprovante de depósito bancário no valor de R$20,00 (dados para depósito: Banco do Brasil; Agência:3798-2; Conta Corrente: 300.000-1; Código Identificador: 2798-7; Forma de Pagamento: depósito em conta). Documentos e formulário necessários para isenção encontram-se em http://www.if.ufrgs.br/mpef/2008/edital_isencao.pdf (em arquivo pdf) e em http://www.if.ufrgs.br/mpef/2008/edital_isencao.doc (em arquivo doc).

O processo de seleção será realizado em duas etapas.

Primeira Etapa:

·         Avaliação do histórico escolar do(s) curso(s) de pós-graduação e do currículo vitae;

·         A lista dos classificados pela avaliação do currículo e do histórico escolar será divulgada no dia 15 de janeiro de 2008, nesta página (http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis) e no mural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, no prédio 43176 do Instituto de Física.

Segunda Etapa:

·         Os candidatos selecionados na primeira etapa deverão entrar em contato com a secretária do PPGEnsFis, via correio eletrônico secmpef@if.ufrgs.br ou pelo telefone 3308-6431, entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2008, no turno da tarde, para marcar o dia e hora da defesa oral do projeto de pesquisa em ensino de Física (cujo arquivo eletrônico deverá ser enviado, por e-mail, ao endereço acima, também entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2008), que definirá a lista final dos selecionados. Estas defesas serão realizadas a partir do dia 22 de janeiro de 2008, no Campus do Vale da UFRGS, prédio 43135, sala O 205.

A avaliação do histórico de pós-graduação consistirá na análise do desempenho em todas as disciplinas que correspondem à integralização curricular do(s) curso(s) de pós-graduação concluído(s), ou a concluir. O histórico deverá evidenciar que o candidato cursou disciplinas de Física em nível de pós-graduação que o habilitam a cursar as disciplinas de Física que integram a estrutura curricular do Doutorado em Ensino de Física.

Os conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas serão convertidos em números, com a seguinte correspondência entre conceitos e graus: A = 10,0 , B = 8,5 e C = 6,5. A média nas disciplinas cursadas será a média aritmética dos graus obtidos, compreendida entre 0 e 10, com arredondamento para duas casas decimais.

Para candidatos cujo histórico apresente notas de 0 a 10, em vez de conceitos, a média será calculada diretamente, com arredondamento para duas casas decimais. No caso de o histórico apresentar outra escala numérica, será feita inicialmente uma conversão para a escala de 0 a 10.

A avaliação do curriculum vitae terá sua pontuação final dada pela soma das pontuações nos seguintes  itens específicos:

 

1. Atividades Docentes, Científicas e Profissionais:

Experiência didática no ensino médio de Física ou áreas afins (0,3 pontos/ano, até 1,5 pontos).

Experiência didática no ensino superior de Física ou áreas afins (0,5 pontos/semestre, até 2 pontos).

 

2. Funções Acadêmicas, Acadêmico-Administrativas e Profissionais:

Pontuação máxima do item: 1,0 pontos para funções acadêmicas, acadêmico-administrativas e profissionais ligadas ao ensino/pesquisa/extensão em IES.

 

3. Produção Científica e Técnica:

Artigos (até 0,5 pontos/trabalho).

Trabalhos completos publicados em anais (até 0,1 pontos/trabalho).

Livros e capítulos de livros (até 0,5 pontos/trabalho).

Produção técnica (até 0,5 pontos/trabalho).

Pontuação máxima do item: 5,5 pontos

 

A nota da etapa 1 será dada pela média aritmética das notas obtidas no histórico escolar e no currículo vitae. Serão considerados aptos para passarem à segunda etapa da seleção os candidatos para os quais essa média aritmética seja igual ou superior a 7,0.

Os candidatos selecionados na 1ª. Etapa deverão submeter à Comissão de Seleção um projeto de pesquisa que deverá versar sobre uma investigação em ensino de Física. Na sua  avaliação serão   considerados os seguintes aspectos:  clareza, coerência, potencial de vinculação às linhas de pesquisa do Programa, definição do objeto e questões de pesquisa, fundamentação teórica e metodologia. O projeto a ser apresentado e defendido não é necessariamente o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Doutorado, em caso de aprovação. Trata-se de um projeto elaborado na perspectiva de um exercício acadêmico. O candidato apresentará o projeto de pesquisa perante a Comissão de Seleção, consistindo a apresentação em  defesa oral, seguida de argüição.

Para cada candidato, será feita a média aritmética entre o grau obtido na avaliação e na defesa do projeto de pesquisa e o grau obtido na análise do currículo e do histórico de pós-graduação, mantidas duas casas decimais com arredondamento. Serão considerados aptos para ingresso no curso de Doutorado os candidatos para os quais essa média aritmética seja igual ou superior a 7,00, com nota mínima 7,0 no currículo e no histórico de pós-graduação e nota mínima 6,0 na apresentação e defesa do projeto.

A lista de candidatos aprovados, por ordem de classificação, será divulgada no dia 29 de janeiro de 2008, na página web do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física:

http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/

Recursos poderão ser encaminhados até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação dos resultados.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação.

 

 

Porto Alegre, novembro de 2007.

             Fernanda Ostermann

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física