UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

DOUTORADO ACADÊMICO EM ENSINO DE FÍSICA

Objetivo específico

O Doutorado em Ensino de Física objetiva a formação de pesquisadores em Ensino de Física, diferindo das pesquisas realizadas no Mestrado em função de sua amplitude e profundidade.

População-alvo

l Graduados em Física com Mestrado em Ensino de Física/ Física ou área afim interessados em fazer carreira acadêmica na área de Ensino de Física.

 

Natureza e especificidades

A pesquisa em Ensino de Física caracteriza-se pela produção de conhecimentos sobre o ensino, propriamente dito, a aprendizagem e o currículo de Física, a formação de professores de Física e o contexto em que tudo isso ocorre, dentro de um quadro teórico, epistemológico e metodológico no qual o conteúdo de Física está sempre presente.

Para isso, é preciso ter boa formação em Física e cursar disciplinas adicionais de Física no Doutorado, além de cursos básicos de teorias de aprendizagem, de epistemologia e de metodologia da pesquisa em ensino.

Não é um Doutorado em Educação em Física, é, antes, um Doutorado em Física com ênfase em Educação.

 

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

O Doutorado em Ensino de Física tem áreas de concentração e linhas de pesquisa a seguir relacionadas.


(1) Referenciais teóricos e epistemológicos para a pesquisa em ensino de Física na Educação Básica, Superior e na formação de professores.

Linhas:

(a) Aprendizagem significativa em Física: organização do ensino e estudo de referenciais teóricos consistentes com a teoria de Ausubel;

(b) Pesquisa em ensino de Física sob a perspectiva sociocultural;

(c) Estudos sobre contribuições didáticas da epistemologia e da história da Física para a sala de aula.

(2) Inovações didáticas em Física na Educação Básica, Superior e na formação de professores.

Linhas:

(a) Tecnologias de informação e comunicação e modelagem computacional no ensino de Física;

(b) Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino de Física;

(c) Métodos inovadores no ensino de Física e na formação de professores.

 

Estrutura curricular

 

Caracterização do Curso

O Curso de Doutorado em Ensino de Física exigirá um mínimo de 32 (trinta e dois) créditos, dos quais 20 (vinte) em disciplinas obrigatórias, definidas pela Comissão de Pós-Graduação, 8 (oito) créditos em disciplinas opcionais, e 4(quatro) em estágio supervisionado em laboratório de pesquisa em Física. Os créditos obtidos no Mestrado poderão ser computados para o Doutorado, total ou parcialmente, a critério da Comissão de Pós-Graduação.

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Disciplinas

 

I. Disciplinas obrigatórias:

 

I.a) a serem cursadas no PPG em Ensino de Física, 3 (três) disciplinas de 4 (quatro) créditos:

 

· Fundamentos Teóricos para a Pesquisa em Ensino de Ciências

· Fundamentos Epistemológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências

· Fundamentos Metodológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências

 

I.b) a serem cursadas no PPG em Física, no mínimo (1) uma das seguintes disciplinas de 4 (quatro) créditos:

 

· Mecânica Clássica

· Mecânica Quântica

· Mecânica Estatística

· Teoria Eletromagnética

· Astronomia e Astrofísica: cinemática de dinâmica de sistemas estelares

 

 

II. Disciplinas opcionais:

 

II.a) disciplinas regulares, oferecidas em turma única para todos os alunos do curso.

 

Presentemente são as seguintes disciplinas:

 

· Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Ensino (2 créditos);

· Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Ensino II  (2 créditos);

· Bases Teóricas e Metodológicas para o Ensino Superior (4 créditos).

· Aproximação à Abordagem Sociocultural na Educação em Ciências (2 créditos)

· Formação e Prática do Professor de Física na Educação Básica (4 créditos)

· Tópicos Contemporâneos de Física Quântica e sua Inserção em Contextos Formativos. (4 créditos)

· Tópicos Contemporâneos de Física Quântica e sua Inserção em Contextos Formativos II. (2 créditos)

· Modelagem Computacional no Ensino de Física (4 créditos)

 

Além das disciplinas opcionais acima listadas poderão ser atribuídos créditos opcionais a outras disciplinas, desde que aprovadas pela CPG.

 

II.b) 1 (um) Estágio de Docência (2 créditos), desenvolvido conforme disposto na Resolução 06/2015.

II.c) 1 (um) Curso de Leitura (2 créditos), desenvolvido conforme disposto na Resolução 06/2015.

Total: 32 créditos

 

Tese

Para a obtenção do título de Doutor é necessária a defesa de Tese, que represente trabalho original, resultado de atividade de pesquisa em Ensino de Física, importando em significativa contribuição para o conhecimento do tema.

Integralização curricular

Deve ocorrer dentro de 08 (oito) semestres, no máximo, podendo a Comissão de Pós-Graduação estendê-lo até o máximo de 10 (dez) semestres por solicitação, devidamente justificada, do orientador.

Critérios de admissão e seleção

Poderão inscrever-se portadores de diplomas de Graduação em Física e Mestrado em Ensino de Física/ Física ou área afim, ou alunos cursando o último semestre letivo do Mestrado, devendo estes comprovar a finalização do curso até a data da matrícula, caso aprovados.

A seleção será realizada por uma Comissão de Seleção, devendo o resultado final ser homologado pela Comissão de Pós-Graduação.

Para a seleção o candidato deve observar o Edital de Seleção para Ingresso. Não haverá cobrança de mensalidades ou de taxas de matrículas; também, não está previsto qualquer tipo de auxílio financeiro. Assim, cabe ao candidato dispor de condições financeiras para realizar o curso com a dedicação necessária.

Inscrições

As inscrições devem ocorrer anualmente, em período a ser divulgado nesta página.

Local de funcionamento

Instituto de Física da UFRGS

Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves, 9500

Prédio: 43.124

91.501-970 Porto Alegre - RS