Procedimentos para homologação de teses/dissertações e emissão de diplomas

Documentação necessária para homologar a tese ou dissertação:

• Cópia da Tese ou Dissertação em CD (em PDF) ou pendrive (esse será devolvido ao autor). Dúvidas: clique aqui.
  • Duas vias originais do Termo de Autorização (TA) para Disponibilidade de Tese ou Dissertação no Lume - Respositório Digital da UFRGS (Disponível aqui).

O CD ou pendrive deve ser entregue na Biblioteca, que assinará o Termo de Autorização para Disponibilidade de tese ou dissertação.

Devem ser entregues na Secretaria da CPG os seguintes documentos para homologação:

• Cópia do Termo de Autorização para Disponibilidade de tese ou dissertação, assinada pela Biblioteca;
  • Carta do orientador dizendo que TODAS as correções sugeridas pela banca foram feitas;
  • Cópia do CPF e da Carteira de Identidade ou documento equivalente, para conferência do nome do titulado, data de nascimento e naturalidade;
  • Documento que comprove a alteração de nome do titulado, quando for o caso;
  • Cópia do diploma (frente e verso) da graduação, se for homologação de mestrado, ou cópia do diploma do mestrado, se for homologação do doutorado.

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA PEDIDOS DE DIPLOMAS: novo

A PROPG mudou a sistemática dos Pedidos de Diplomas de Mestrado/Doutorado que agora passa a ser via Portal do Aluno, na página da UFRGS.

O aluno vai continuar entregando a documentação para homologação na Secretaria do PPGFís (ver documentos acima).

Depois de homologada a tese/dissertação e depois de aprovada a ata da CPGFís, a Secretaria coloca os dados no POSGRAD e libera o sistema no Portal do Servidor para ENTÃO o aluno solicitar o seu diploma via Portal do Aluno, no menu 'Solic. de diploma'.

O aluno pode fazer a verificação do andamento do processo, também via Portal.

Não serão mais abertos processos em papel para pedidos de diplomas.

Está disponível no Portal do Aluno, na aba "Tutoriais/Pós-Graduação/Diplomação PG Strictu Sensu", o manual do uso do sistema.