Providências em caso de atraso no Exame de Doutorado

Imprimir
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFRGS

RESOLUÇÃO 01/2011  —  28/03/2011
 

Regulamentação sobre providências a serem tomadas em caso de atraso no Exame de Qualificação ao Doutorado

 

Os parágrafos 3° e 4° do Art. 43 do Regimento deste PPG regulamentam os prazos para realização do Exame de Qualificação ao Doutorado, como segue.

 

"Art. 43 ...

 

§ 3º - O Exame de Qualificação deve ser realizado até trinta meses após o ingresso do candidato no curso de Doutorado.

 

§ 4º - Em caso de não aprovação, o exame pode ser repetido uma vez, dentro de um período de seis meses a contar da data de realização do primeiro exame. A não aprovação nesta segunda oportunidade acarreta o desligamento definitivo do aluno, sem direito a readmissão."

 


Regulamentando as providências que devem ser tomadas para garantir o cumprimento desses prazos regimentais, a CPG resolve que:

 

I - decorrido o prazo de 30 meses sem que o aluno tenha realizado o seu Exame de Qualificação, sua bolsa será imediatamente suspensa, sendo reativada se o exame for realizado no período de seis meses subsequentes;

 

II - concomitantemente, o orientador terá sua quota de orientação reduzida em 0,5, sendo essa redução eliminada se o exame for realizado como especificado no inciso I;

 

III - decorrido o prazo de 36 meses sem que o aluno tenha realizado o seu Exame de Qualificação, ele será definitivamente desligado do curso.

 

Disposições transitórias:

 

As providências determinadas nesta Resolução passarão a vigorar no prazo de 90 dias a contar desta data.

 

Todo aluno que, nesta data, já esteja em atraso para realização do Exame de Qualificação, tem um prazo de 30 dias para, juntamente com o seu orientador, submeter à análise da CPG uma justificativa para o atraso e uma proposta de cronograma para a regularização da situação. A não observância deste prazo implicará no desligamento imediato do aluno.