UFRGS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Av. Bento Gonçalves, 9500, Caixa Postal 15051, 91501-970 - Porto Alegre, RS, BRASIL
Tel.: (+55)(51)3308-6435 - Fax: (+55)(51)3308-7286
 
Instituto de Física





Página Inicial
Inscrição e Seleção
Orientadores
Alunos
Disciplinas
Linhas de Pesquisa
Publicações
Teses e Dissertações
Regulamentação
CPG


CastellanoPortuguêsEnglish



e-mail: cpgfis@if.ufrgs.br


COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFRGS

RESOLUÇÃO 02/2011  —  22/08/2011

(Substitui a Resolução 01/2010)

Regulamentação do Exame de Qualificação ao Doutorado

De acordo com o Art. 43 do Regimento deste PPG,

"O Exame de Qualificação consiste da apresentação e defesa do projeto de tese de doutorado e relatório do seu desenvolvimento, feita pelo aluno perante uma Banca Examinadora."

Solicitação

A realização do exame deve ser solicitada à CPG pelo aluno e seu orientador, dentro do prazo regimental, isto é, de forma a viabilizar a realização do exame até trinta meses após o ingresso do aluno no curso de Doutorado (Art. 43, § 3° do Regimento).

A carta de encaminhamento (modelo) deverá:

  • indicar uma data para realização do exame, com prazo de pelo menos trinta dias a partir da definição da Banca Examinadora pela CPG, independente da data da solicitação;

  • sugerir pelo menos 6 (seis) nomes para composição da Banca Examinadora, sendo 2 (dois) externos à UFRGS e 4 (quatro) pertencentes ao corpo docente do PPGFís, tendo em conta o que especifica o Art. 43, § 1° do Regimento: "A Banca Examinadora é constituída por três doutores de reconhecida experiência em pesquisa e orientação, sendo um deles externo à UFRGS e os outros dois pertencentes ao corpo docente do Programa, e pelo orientador do aluno, que atua como presidente da banca, porém sem direito a julgamento."

OBS.: Enviar à secretaria do PPGFís (cpgfis@if.ufrgs.br) o curriculum vitae de cada pesquisador externo sugerido, preferencialmente em formato PDF.

Suplente: Além dos quatro membros titulares da Banca Examinadora (presidente e três avaliadores), a CPG indica um suplente local. Caso seja de interesse do solicitante, pode ser indicado também um suplente externo. Neste caso, devem ser sugeridos 3 (três) nomes externos, em vez de 2. É importante observar que a não indicação de um suplente externo implica no adiamento da defesa no caso de impedimento do titular.

IMPORTANTE: É responsabilidade do orientador, garantir que todos os pesquisadores sugeridos tenham disponibilidade para participar da Banca Examinadora na data prevista. Ao requerer confirmação dessa disponibilidade, o orientador deve deixar claro que a decisão final sobre a composição da banca é de competência exclusiva da CPG. Neste sentido, não cabe explicitar no convite a condição de membro titular ou suplente.

Texto

O projeto e relatório a que se refere o Art. 43 do Regimento deve ser apresentado na forma de um texto a ser encaminhado à Banca Examinadora. Esse texto deve ser preparado de acordo com as instruções abaixo.

  • O texto deve utilizar fonte de tamanho 12 pt e espaçamento 1,5 entre linhas, sendo impresso em papel A4 e encadernado.

  • A primeira página deve conter:

    1. Três linhas iniciais, centralizadas no topo da página, com o seguinte conteúdo:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Exame de Qualificação ao Doutorado

    1. Título do projeto de tese

    2. Nome do aluno

    3. Nome(s) do(s) orientador(es)

    4. Data (ao pé da página, no formato: mês/ano)

  • A segunda página deve conter um resumo do texto apresentado.

  • As demais páginas devem conter o desenvolvimento do texto, apropriadamente dividido em capítulos, cujo conteúdo deve incluir, obrigatoriamente:

    • a proposta de trabalho com vistas à tese de doutorado;

    • apresentação do "estado da arte" relativo à linha de pesquisa na qual a proposta se insere, com base em bibliografia atualizada;

    • descrição da metodologia empregada;

    • relato dos resultados obtidos até o momento;

    • especificação das etapas restantes, com previsão de cronograma para realização das mesmas;

    • referências bibliográficas.

  • Caso já existam artigos publicados, aceitos ou submetidos para publicação, originados no desenvolvimento do projeto, cópias dos mesmos devem ser anexadas como apêndice ao texto.

Por ocasião da solicitação de realização do exame, devem ser entregues à secretaria do PPGFís 5 (cinco) cópias desse texto, no caso de haver apenas o suplente interno, ou 6 (seis) cópias se houver opção por suplente externo. A CPG encaminhará essas cópias aos membros da Banca Examinadora (titulares e suplente(s)), juntamente com carta-convite definindo data e horário para a realização do exame.

Resultado do exame

Imediatamente após a realização do exame (apresentação oral e arguição), haverá uma reunião fechada e exclusiva da banca, da qual resultará um relatório escrito, conforme formulário anexo. Uma cópia desse relatório será encaminhada ao aluno e seu orientador, juntamente com formulário para declaração de ciência e, se for o caso, especificação de providências que serão tomadas com base em observações da Banca Examinadora. O relatório e a declaração de ciência, após examinados em reunião da CPG, serão anexados aos registros do aluno na secretaria do PPGFís, devendo servir de subsídio para acompanhamento do trabalho subsequente até a complementação do doutorado.