UFRGS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Av. Bento Gonçalves, 9500, Caixa Postal 15051, 91501-970 - Porto Alegre, RS, BRASIL
Tel.: (+55)(51)3308-6435 - Fax: (+55)(51)3308-7286
 
Instituto de Física





Página Inicial
Inscrição e Seleção
Orientadores
Alunos
Disciplinas
Linhas de Pesquisa
Publicações
Teses e Dissertações
Regulamentação
CPG


CastellanoPortuguêsEnglish



e-mail: cpgfis@if.ufrgs.br


COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFRGS

RESOLUÇÃO 02/2010  —  12/04/2010

Regulamentação do encaminhamento para defesa de Dissertação de Mestrado

De acordo com o Art. 37 do Regimento deste PPG,

"O julgamento da Dissertação de Mestrado deve ser requerido à CPG pelo orientador, incluindo relatório do mesmo sobre o desempenho do candidato, bem como cópias da Dissertação em número suficiente para distribuição aos membros da Banca Examinadora."

Solicitação

A carta de encaminhamento (modelo) deve conter:
  • breve relatório sobre o desempenho do aluno, incluindo declaração formal de que a Dissertação está em condições de ser apresentada à Banca Examinadora e comprovação de que o aluno cumpriu todos os demais requisitos para a obtenção do título de Mestre, especificados no Art. 33 do Regimento;
  • indicar uma data para a defesa da Dissertação de Mestrado, com prazo de pelo menos 20 dias a partir da definição da Banca Examinadora pela CPG, independente da data da solicitação, em conformidade com o Parágrafo Único do Art. 38 do regimento;
  • sugerir pelo menos 6 (seis) nomes para composição da Banca Examinadora, sendo pelo menos 2 (dois) externos ao PPG-Fis, tendo em conta o que especifica o Art. 39 do Regimento e seu § 1°: "A Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado é constituída por três doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa, e pelo orientador do candidato, que atua como presidente da banca, porém sem direito a julgamento. § 1º - Os membros da Banca Examinadora devem ser pesquisadores ativos em Física ou área compatível com o tema da Dissertação e, preferencialmente, ter experiência em orientação de estudantes de pós-graduação."

OBS.: Enviar à secretaria do PPG-Fis (cpgfis@if.ufrgs.br) o curriculum vitae de cada pesquisador externo sugerido, preferencialmente em formato PDF.

Suplentes: Além dos quatro membros titulares da Banca Examinadora (presidente e três avaliadores), a CPG indica um suplente local. Caso seja de interesse do solicitante, pode ser indicado também um suplente externo. É importante observar que a não indicação de um suplente externo implica no adiamento da defesa no caso de impedimento do titular.

IMPORTANTE: É responsabilidade do orientador garantir que todos os pesquisadores sugeridos tenham disponibilidade para participar da Banca Examinadora na data prevista. Ao requerer confirmação dessa disponibilidade, o orientador deve deixar claro que a decisão final sobre a composição da banca é de competência exclusiva da CPG. Nesse sentido, não cabe explicitar no convite a condição de membro titular ou suplente.

Cópias da Dissertação

As cópias da Dissertação devem ser entregues à secretaria do PPG-Fis no momento em que a solicitação de banca é encaminhada, devendo constituir a forma final da Dissertação apresentada para julgamento.

Devem ser entregues 5 (cinco) cópias no caso de haver apenas o suplente interno, ou 6 (seis) cópias se houver opção por suplente externo.

A CPG encaminhará essas cópias aos membros da Banca Examinadora [titulares e suplente(s)], juntamente com a carta-convite definindo data e horário para a defesa da Dissertação.