UFRGS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Av. Bento Gonçalves, 9500, Caixa Postal 15051, 91501-970 - Porto Alegre, RS, BRASIL
Tel.: (+55)(51)3308-6435 - Fax: (+55)(51)3308-7286

 
Instituto de Física






Página Inicial
Inscrição eSeleção
Orientadores
Alunos
Disciplinas
Linhas de Pesquisa
Publicações
Teses e Dissertações
Regulamentação
CPG


CastellanoPortuguêsEnglish



e-mail: cpgfis@if.ufrgs.br


COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFRGS

RESOLUÇÃO 01/2009
(Substitui a Res. 01/2007, eliminando referência ao Qualis da CAPES)

24/09/2009



Regulamentação do número de orientandos por orientador



O número de orientandos que cada orientador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFRGS pode ter simultaneamente é limitado de acordo com as especificações abaixo.

  1. Para fins de contagem numérica, não se faz distinção entre orientação de mestrado e de doutorado. Porém, faz-se distinção entre orientação plena (único orientador) e co-orientação; no segundo caso, não se faz distinção entre orientador principal e co-orientador. Uma orientação plena corresponde a uma "unidade de orientação" e uma co-orientação corresponde a "meia unidade de orientação".

  2. Pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq nos níveis 1A e 1B ou com bolsa senior têm quota de seis unidades de orientação.

  3. Pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq nos níveis 1C e 1D têm quota de cinco unidades de orientação.

  4. Pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 2 têm quota de quatro unidades de orientação.

  5. Pesquisadores sem bolsa de produtividade em pesquisa têm quota de três unidades de orientação desde que atinjam um escore igual ou superior a 7,5 na soma dos pontos correspondentes aos seus artigos publicados nos últimos cinco anos, sendo esses pontos atribuídos da seguinte forma:

    • 1,5 pontos por artigo em periódico com fator de impacto igual ou superior a 1,5 ou pertencente ao conjunto de periódicos na classificação "Alfa" do Comitê de Física e Astronomia do CNPq;
    • 1 (um) ponto por artigo em periódico com fator de impacto maior ou igual a 1 (um) e menor a 1,5 ou pertencente ao conjunto de periódicos na classificação "Beta" do Comitê de Física e Astronomia do CNPq.

  6. Incluem-se na quota em uso os estudantes desligados ainda associados ao orientador, dentro do prazo regimental para readmissão (Art. 25 do Regimento).

  7. A atualização do cálculo de quotas de orientação será feita anualmente no mês de março. Pode ser feita a qualquer momento a atualização de uma quota individual, por solicitação do interessado.

  8. Orientadores que venham a se encontrar com disponibilidade de quota inferior à quota em uso podem continuar as orientações em andamento, mas não podem assumir novas orientações (mesmo no caso de aluno que tenha concluído o mestrado e queira continuar com o mesmo orientador no doutorado).