UFRGS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Av. Bento Gonçalves, 9500, Caixa Postal 15051, 91501-970 - Porto Alegre, RS, BRASIL
Tel.: (+55)(51)3308-6435 - Fax: (+55)(51)3308-7286
 
Instituto de Física





Página Inicial
Inscrição e Seleção
Orientadores
Alunos
Disciplinas
Linhas de Pesquisa
Publicações
Teses e Dissertações
Regulamentação
CPG


CastellanoPortuguêsEnglish



e-mail: cpgfis@if.ufrgs.br



Links:

CAPES

CNPq


EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO

2º SEMESTRE LETIVO DE 2011



O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna públicos o regulamento e datas do processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Física no segundo semestre letivo do ano de 2011.

  • As inscrições estarão abertas no período de 09/06/2011 a 08/07/2011.
  • O curso de Mestrado em Física compreende as Áreas de Concentração Física Experimental, Física Teórica e Astrofísica, não havendo pré-definição de número de vagas para cada Área de Concentração.
  • A seleção será realizada pela Comissão de Bolsas do Programa, devendo o resultado final ser homologado pela Comissão de Pós-Graduação.
  • Poderão inscrever-se portadores de diploma de curso superior em Física ou área afim, ou alunos cursando o último semestre letivo desse curso, devendo estes comprovar a finalização até a data da matrícula, caso aprovados para ingresso. A Comissão de Bolsas informará, por escrito e com justificativa, aos candidatos que tiverem inscrição recusada.
  • Documentos necessários para a inscrição, que deverão ser entregues na Secretaria do Programa ou enviados por correio para o endereço constante no início deste edital:
  1. formulário de inscrição completamente preenchido (o formulário está disponível aqui);
  2. cópia de documento de identidade (RG);
  3. cópia do diploma ou atestado de conclusão do curso de graduação, ou atestado de matrícula no semestre, com lista de disciplinas, caso não tenha ainda completado o curso;
  4. histórico escolar do curso de graduação (OBS.: este histórico deve ser completo, incluindo eventuais reprovações);
  5. no caso de alunos que não cursaram a graduação em Física na UFRGS, programa das disciplinas cursadas que incluam os conteúdos das disciplinas específicas definidas abaixo; 
  6. curriculum vitae (preferencialmente da Plataforma Lattes).
  • O processo de seleção constará da análise do histórico escolar do curso de graduação e de um exame escrito, preparado por este Programa de Pós-Graduação, conforme especificado a seguir.
    • A avaliação do histórico de graduação analisará o desempenho em disciplinas que contenham os conteúdos de 6 (seis) disciplinas específicas, cujas denominações usuais e respectivas súmulas são:
      1. Teoria Eletromagnética I: Campos eletrostáticos e magnetostáticos. Meios dielétricos. Materiais magnéticos. Campos elétricos e magnéticos gerados por cargas em movimento. Os potenciais eletromagnéticos. As equações de Maxwell. Equação da onda. Relatividade Restrita.
      2. Física Matemática I: Funções de variável complexa e suas aplicações à Física. Espaços vetoriais abstratos e a fundamentação matemática da Mecânica Quântica. Funções de Green.
      3. Mecânica Clássica II: Formulação lagrangeana e hamiltoniana da Mecânica. Aplicações a sistemas de muitos corpos. 
      4. Mecânica Quântica I: Equação de Schrödinger, partícula livre e pacotes de onda, problemas unidimensionais, momentum angular orbital, átomo de hidrogênio, spin, teoria de perturbação independente do tempo, colisões, partículas idênticas.
      5. Termodinâmica: Variáveis de estado e diferenciais exatas; lei zero e equilíbrio termodinâmico; leis da termodinâmica; a equação fundamental da termodinâmica; potenciais termodinâmicos; funções resposta; estabilidade do estado de equilíbrio - gás ideal; termodinâmica de reações químicas; termodinâmica de transições de fase; equação de Clausius-Clapeyron; equação de Van der Waals; teoria de Ginzburg-Landau; expoentes críticos.
      6. Mecânica Estatística: Teoria cinética. Os "ensembles" microcanônico, canônico e macrocanônico. Teoria da informação e entropia. Função partição e potenciais termodinâmicos. Estatística de Fermi-Dirac, Bose-Einstein e Maxwell-Boltzmann. Aplicações.
    • Os conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas específicas serão convertidos em números, com a seguinte correspondência entre conceitos e graus: A=3 , B=2, C=1, D=FF=0. A média nas disciplinas específicas será a média aritmética dos graus obtidos, compreendida entre 0 e 3, com arredondamento para duas casas decimais.
    • Atividades que estejam em curso por ocasião da inscrição, conforme atestado de matrícula no semestre, não serão levadas em conta para o cálculo da média aritmética.
    • Para candidatos cujo histórico apresente notas em vez de conceitos, será feita, inicialmente, a conversão de faixas de notas para conceitos como segue. D: reprovação; C: da nota mínima de aprovação a 7,49; B: de 7,50 a 8,99; A: de 9,00 a 10.
    • O exame de conhecimentos será constituído por 40 questões "objetivas" (escolha simples dentre cinco opções) e terá duração máxima de quatro horas, não sendo permitida a consulta a qualquer tipo de material bibliográfico. As questões do exame abrangem princípios fundamentais e aspectos práticos envolvendo os conteúdos das principais disciplinas de um currículo de graduação em Física (ver link para bibliografia e link para um exemplo de exame realizado anteriormente).
      • O número de acertos (NA) de cada candidato será acrescentado a um conjunto de dados que contém os desempenhos dos candidatos desde o primeiro exame realizado no PPGFís (2002/1), sendo, então, calculados a média global de acertos (M) e o desvio padrão (S).
      • O escore padronizado de cada candidato (EP) será calculado, com arredondamento até a segunda casa decimal, pela seguinte fórmula:
 (EP) = (NA - M)/S + 1,50 
      • O escore padrão de cada candidato resultará no grau obtido no exame escrito de acordo com a seguinte correspondência: 
        • EP menor que 0 (zero), grau 0 (zero); 
        • EP entre 0 (zero) e 3 (três), grau numericamente igual ao EP; 
        • EP maior que 3 (três), grau igual a 3 (três). 
    • Para cada candidato, a nota final será obtida por uma média ponderada entre o grau obtido no exame (peso 0,6) e o grau obtido na análise do histórico de graduação (peso 0,4), mantidas duas casas decimais com arredondamento. Serão considerados aptos para ingresso no curso de Mestrado os candidatos para os quais a nota final for igual ou superior a 1,50.
  • O exame escrito será realizado no dia 21/07/2011 (5ª f.), no Campus do Vale da UFRGS, prédio 43124 - Sala 215, das 14h às 18h.
    • Candidatos residentes em localidades distantes podem indicar uma autoridade (por exemplo, Chefe de Departamento) de outra Instituição de Ensino Superior que se responsabilize pela aplicação do exame. Esta indicação deve ser encaminhada juntamente com a documentação de inscrição, incluindo declaração de concordância da autoridade indicada (contendo o e-mail do aplicador do exame).
  • A lista de candidatos aprovados, por ordem de classificação, será divulgada até o dia 25/07/2011 (2ª f.), na página web do Programa de Pós-Graduação em Física: http://www.if.ufrgs.br/pos.
  • Recursos poderão ser encaminhados até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação dos resultados.
  • Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação.
  • A lista final de candidatos aprovados, por ordem de classificação, será divulgada até o dia 02/08/2011 (3ª f.), na página web do Programa de Pós-Graduação em Física: http://www.if.ufrgs.br/pos.


Porto Alegre, 09 de Maio de 2011.                
Sérgio Ribeiro Teixeira                        
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física