Grupo de Física de Plasmas (Plasma Physics Group), UFRGS

Homenagem à Profa. Ruth de S. Schneider

Home

Professores (Faculty)

Pós-Doutores e Estudantes (Pos-Docs and Graduate Students)

Visitantes (Visitors)

Publicações (Publications)

Teses e Dissertações (Thesis and Dissertations)

Projetos de pesquisa (Research projects)


PIC Ruth de Souza Schneider
*17/05/1942 - 17/06/2008

Faleceu em Porto Alegre, no dia 17 de junho, a Dra. Ruth de Souza Schneider, professora do Instituto de Física da UFRGS. Ainda abalados por essa perda, nós, amigos e colegas da Profa. Ruth, julgamos importante registrar, pelo menos de forma sucinta, alguns aspectos de sua trajetória.

Nascida em Garibaldi, RS, Ruth concluiu o Bacharelado em Física na Faculdade de Filosofia da então chamada URGS, em 1964. Em 1965 começou a desempenhar atividades de ensino nessa mesma Universidade, dando início a uma longa e profícua trajetória como educadora.

Ao mesmo tempo que exercia suas funções como professora, Ruth concluiu o Mestrado em Física na UFRGS, em 1974, com uma dissertação na área de Física Nuclear, intitulada Energia de separação em camadas internas de núcleos, orientada pela Dra. Victoria E. Herscovitz e pelo Dr. Gerhard Jacob. Concluiu também o Doutorado na UFRGS, em 1979, com uma tese na área de Física de Plasmas, denominada A distribuição de velocidade e fenômenos de transporte associados a partículas alfa em plasmas termonucleares, sob orientação do Dr. John D. Gaffey Jr..

Ao longo de sua carreira, Ruth atuou no ensino de graduação e na pós-graduação. Teve contribuição decisiva na formação de numerosos estudantes que hoje atuam como professores e pesquisadores, tanto na própria UFRGS como em outras instituições, como Luiz F. Ziebell, Felipe B. Rizzato, Rudi Gaelzer, Glaucius I. de Oliveira, Cláudio J. H. Cavalcanti, Marcelo C. de Juli, Günther L. Gerhardt, Omar Junior G. Silveira, e muitos outros. Como orientadora, orientou teses de Doutorado na área de Física de Plasmas, e dissertações de Mestrado nas áreas de Física de Plasmas e de Ensino de Física. Em pesquisa, contribuiu com sua objetividade e rigor matemático para a produção e publicação de muitos artigos na área de Física de Plasmas, publicados em revistas de circulação internacional. Teve participação ativa em órgãos colegiados do Instituto de Física e da Administração Central da Universidade, como as Comissões de Pós-Graduação dos Programas de Pós-Graduação em Física e de Pós-Graduação em Ensino de Física, a Comissão de Graduação do curso de Física, e a Câmara de Graduação da Universidade.

Esses são dados biográficos, que em sua frieza não mostram totalmente o real significado da Profa. Ruth Schneider para o Instituto de Física da UFRGS. Ruth teve dedicação notável ao ensino, principalmente junto aos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Física, e comprometimento com a qualidade da formação de seus alunos. Sua atuação foi mais freqüente junto ao núcleo de disciplinas mais avançadas dos cursos de Física, abrangendo alunos entre o quarto e o oitavo semestres. Gerações de alunos tiveram em sua formação o privilégio de conviver com a simplicidade associada à elegância de comportamento de Ruth Schneider, e com o rigor, clareza e objetividade que imprimia aos cursos sob sua tutela, atitudes e qualidades essas que ela procurava ajudar seus alunos a desenvolver. O reconhecimento dessas gerações de alunos, que sempre encontravam aberta a sala da Profa. Ruth para discussão de suas dúvidas, de toda natureza, foi expresso de muitas formas ao longo dos anos, particularmente em inúmeras formaturas em que foi professora homenageada ou paraninfa, ou em que foi mencionada como exemplo de integridade na atividade profissional. Por ocasião de seu falecimento, muitas têm sido as mensagens endereçadas ao Instituto de Física por pessoas que se sentiram motivadas a expressar espontaneamente sua admiração pela Profa. Ruth, e reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação.

Para todos que passam pelo Instituto de Física da UFRGS por esses dias, a porta fechada da sala da Profa. Ruth é o símbolo mais pungente da falta que ela vai fazer à Instituição, a seus colegas e amigos, e a seus alunos e ex-alunos.

Ruth deixa seu marido, Cláudio, também seu colega como professor no Instituto de Física da UFRGS durante muitos anos, os filhos Carlos Eduardo, Denise Helena e Paulo Henrique, o neto Lucas e as irmãs Dilma e Mara.