EXPERIMENTO DE CLASSIFICAÇÃO

MORFOLÓGICA DE GALÁXIAS

(Apropriado para alunos do ensino médio)

Galáxias existem no Universo com diferentes propriedades, como tamanho, conteúdo estelar e formas. Em particular, as variações na forma, ou variações morfológicas, são visíveis com uma simples inspeção nas imagens de uma amostra de galáxias. Vimos isso no hipertexto, na parte de tipos morfológicos de galáxias. Aqui reproduzimos o "diagrama de forquilha", que resume a classificação morfológica de Hubble.

À esquerda do diagrama, temos as galáxias elíticas, dominadas por um componente esferoidal, também chamado de bojo. As elíticas, representadas pela letra E, se subdividem nesta seqüência pelo achatamento ou razão axial, r = b/a . O valor de r determina a sub-classe de elíticas: uma E5 é uma elítica cujo valor de razão axial é r = 0.5. Uma E3 tem r = 0.7. Ou seja o número n que segue a letra E é dado por n = 10 x (1 - r). Caminhando mais para a direita, o diagrama então atinge a posição das galáxias S0 ou lenticulares. Estas últimas são dominadas por um componente bojo, mas apresentam um componente disco perceptível, às vezes como uma névoa tênue em torno do bojo arredondado. Neste ponto o diagrama se bifurca, penetrando na seqüência das espirais ou galáxias disco. A parte superior contém as chamadas espirais normais, cujos braços espirais emanam das regiões centrais da galáxia. Já o ramo inferior das espirais é o das espirais barradas, cujos braços se iniciam nas extremidades de uma estrutura linear, a que chamamos de barra.

As espirais normais se subdividem em Sa, Sb, Sc e Sd, sendo que esta letra é um indicador da importância relativa do disco e do bojo. Uma Sa tem um bojo bem brilhante comparado ao disco, enquanto que uma Sd quase não tem bojo, praticamente só tem disco. Outro critério que geralmente acompanha a relação bojo/disco é o enrolamento dos braços espirais. Nas Sc ou Sd eles são mais abertos, enquanto que numa Sa os braços são mais enrolados sobre si mesmos. As espirais barradas também se subdividem nos mesmos subgrupos, mas têm um B adicionado à classificação: SBa, SBb, SBc e SBd. Finalmente, no extremo direito do diagrama de Hubble, situam-se as chamadas galáxias irregulares.

Pois bem, para treinar a classificação morfológica, examine com cuidado a nossa coleção de exemplos. Notem que mesmo os profissionais mais experientes em matéria de classificação morfológica comumente discordam nas subclassificações. Ou seja, não é raro um expert classificar uma galáxia como Sb e um outro classificá-la como Sc. A presença de uma barra, quando pequena, às vezes também é objeto de subjetividade.

Tendo em mente as incertezas quanto à classificação e tendo examinado com cuidado a amostra de exemplos dada acima, procure agora você mesmo classificar esta próxima amostra de galáxias quanto às suas formas.

Queres conferir sua classificação? Segue então a lista de tipos atribuídos à amostra do exercício.