Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Física

Programa de PósGraduação em Ensino de Física
PROMOVE
 
OFICINA: METODOLOGIA REVERSA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA TECNOLOGIA AO CONCEITO FÍSICO
Ministrante: Mestrando Ivo Mai

Mestrando do Mestrado Profissional em Ensino de Física.


O programa da oficina versará sobre tópicos dentro do conteúdo programático abaixo descriminado.

 

Justificativa

A gama de novos conhecimentos científicos associados à rapidez da evolução tecnológica impõe um desafio às escolas e aos professores no sentido de tornar o ensino de ciências em geral, e de Física em particular, mais atraente e vinculado à realidade.

 

Objetivos

-          Explorar conceitos físicos a partir de sua aplicação no DISCO RÍGIDO do micro computador e no FORNO DE MICROONDAS;

-          Construir kits de equipamentos “explodidos” como apoio didático, que o professor participante poderá montar “em casa” e levar para a sua escola;

-          Explorar e desmistificar a Física aplicada no disco rígido e no forno de microondas, combatendo a superficialidade e corrigindo distorções conceituais, contribuindo assim, para a modificação das concepções a respeito da Física;

-          Realizar atividades experimentais clássicas que visam explorar conceitos como ressonância e princípios da gravação magnética;

-          Utilizar a tecnologia Pico para aquisição de dados em experimentos que envolvem medida de freqüência, ressonância, carga e descarga de capacitores e indução eletromagnética;

-          Explorar objetos computacionais, como: animações flash, atividades elaboradas com uso do software Hot Potatoes, applets já existentes na Internet e hipertextos elaborados previamente, para estudo e discussão em grupo numa página eletrônica do projeto, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa. Usar de forma criativa programas de apresentação de material via projeção eletrônica (Power Point).

 

Atividades

1 - As atividades a serem desenvolvidas no projeto consistem em desmontar um disco rígido e um forno de microondas em seus componentes, e estudar os fenômenos físicos que explicam seu funcionamento.

2 – Através de discussão em grupo, exploração de textos, animações flash e atividades interativas disponíveis na página www.if.ufrgs.br/~ivomai/ analisar os principais fenômenos físicos que explicam o funcionamento do forno de microondas e do disco rígido de computador.

3 – Realizar atividades experimentais explorando os principais fenômenos físicos aplicados no funcionamento dos equipamentos acima citados. Para a realização das atividades experimentais será utilizado o computador como instrumento de medida.

A metodologia reversa para o ensino da Física tem como finalidade inverter a lógica das aulas tradicionais, que partem do conceito e, na maioria das vezes, nem chegam a tratar das suas aplicações e utilidades. Pretende-se, neste trabalho, partir das aplicações tecnológicas para chegar ao conceito físico.

Levando-se em conta que os alunos de hoje têm acesso a um mundo eletrônico vibrante, colorido, veloz e cheio de imagens, cabe à escola se adaptar a esta realidade e usar este paradigma a seu favor, sem perder o foco na sua missão: ensinar.

 

Conteúdo Programático

 

        

 

 

 

 

 

Ficha de Inscrição

No formulário que segue, os dados sublinhados são de preenchimento obrigatório.

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Telefone(res./com.):

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Escola(s) em que trabalha.

Escola 1:

Escola 2:

CPF e carteira de identidade

(Caso queira certificado e não tenha feito nenhum curso conosco, precisamos o número do CPF e da carteira de identidade)



Observações: 


     



Coordenação da Atividade de Extensão: Profa Naira Maria Balzaretti