Textos de Apoio ao Professor de Física
ISSN 1807-2763

Instruções para o envio do arquivo eletrônico (em pdf)

2013, v. 24, n. 6 Aprendizagem significativa em mapas conceituais
Marco Antonio Moreira
2013, v. 24, n. 3 A Física dos equipamentos utilizados em eletrotermofototerapia
Alexandre Novicki
2013, v. 24, n. 2 Einstein e a Teoria da Relatividade Especial: uma abordagem histórica e introdutória
Melina Silva de Lima
2013, v. 24, n. 1 Ensinando Física Térmica com um refrigerador
Rodrigo Poglia e Maria Helena Steffani
2012, v. 23, n. 6 Inserção de conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio através de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Adriane Griebeler e Marco Antonio Moreira
2012, v. 23, n. 5 Física na cozinha
Lairane Rekovvsky
2012, v. 23, n. 4 Ensinando Física através do radioamadorismo
Gentil César Bruscato e Paulo Machado Mors
2012, v. 23, n. 3 Universo, Terra e Vida: aprendizagem por investigação
Roberta Lima Moretti, Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Eliane Angela Veit
2012, v. 23, n. 1 Situações-problema como motivação para o estudo de Física no 9o ano
Terrimar I. Pasqualetto , Rejane M. Ribeiro-Teixeira e Marco Antonio Moreira
2011, v. 22, n. 6 Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje
Lisiane Araujo Pinheiro, Sayonara Salvador Cabral da Costa e Marco Antonio Moreira
2011, v. 22, n. 5 Introdução à Física das Radiações
Rogério Fachel de Medeiros
2011, v. 22, n. 4 Visões epistemológicas contemporâneas: uma introdução
Marco Antonio Moreira e Neusa Teresinha Massoni
2010, v. 21, n. 6 Introdução à modelagem cientíifca
Rafael Vasques Brandão, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit
2010, v. 21, n. 5 Energia: situações para a sala de aula 9o ano
Márcia Frank de Rodrigues, Flávia Maria Teixeira dos Santos e Fernando Lang da Silveira
2010, v. 21, n. 4 O movimento circular uniforme: uma proposta contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Wilson Leandro Krummenauer, Sayonara Salvador Cabral da Costa e Fernando Lang da Silveira
2010, v. 21, n. 3 Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas, da Física Moderna e Contemporânea na Medicina (2a Parte)
Mara Fernanda Parisoto e José Túlio Moro
2010, v. 21, n. 2 Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas, da Física Moderna e Contemporânea na Medicina (1a Parte)
Mara Fernanda Parisoto e José Túlio Moro
2010, v. 21, n. 1 Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no ensino médio
Lizandra Botton Marion Morini, Eliane Angela Veit, Fernando Lang da Silveira
2009, v. 20, n. 6 Breve introdução à Fisica e ao Eletromagnetismo
Marco Antonio Moreira
2009, v. 20, n. 5 Física térmica
Nelson R. L. Marques e Ives Solano Araujo
2009, v. 20, n. 4 Física no Ensino Fundamental: atividades lúdicas e jogos computadorizados
Zilk M. Herzog e Maria Helena Steffani
2009, v. 20, n. 3 Mecânica dos fluidos: uma abordagem histórica
Luciano Dernadin de Oliveira e Paulo Machado Mors
2009, v. 20, n. 2 Relatividade de Einstein em uma abordagem histórico-fenomenológica
Felipe Damasio e Trieste Freire Ricci
2009, v. 20, n. 1 Uma visão histórica da Filosofia da Ciência com ênfase na Física
Eduardo Alcides Peter e Paulo Machado Mors
2008, v. 19, n. 6 Uma alternativa para o ensino da Dinâmica no Ensino Médio a partir da resolução qualitativa de problemas
Carla Simone Facchinello e Marco Antonio Moreira
2008, v. 19, n. 5 Física Térmica: uma abordagem histórica e experimental
Juleana Boeira Michelena e Paulo Machado Mors
2008, v. 19, n. 4 Sugestões ao professor de Física para abordar tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
Sabrina Soares, Iramaia Cabral de Paulo e Marco Antonio Moreira
2008, v. 19, n. 3 Um curso introdutório à astronomia para a formação inicial de professores de ensino fundamental, em nível médio
Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Trieste Freire Ricci e Maria de Fátima Oliveira Saraiva
2008, v. 19, n. 2 Uma introdução ao processo da medição no ensino médio
César Augusto Steffens, Eliane Angela Veit e Fernando Lang da Silveira
2008, v. 19, n. 1 Ensino de Física Térmica na escola de nível médio: aquisição automática de dados como elemento motivador de discussões conceituais
Denise Borges Sias e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira
2007, v. 18, n. 6 Utilizando um forno de microondas e um disco rígido de computador como latoratório de Física
Ivo Mai, Naira Maria Balzaretti e João Edgar Schmidt
2007, v. 18, n. 5 Material de apoio didático para o primeiro contato formal com Física: Fluidos
Felipe Damasio e Maria Helena Steffani
2007, v. 18, n. 4 O Sistema Solar – Um Programa de Astronomia para o Ensino Médio
Andréia Pessi Uhr
2007, v. 18, n. 3 A Inserção de Tópicos de Astronomia no Estudo da Mecânica em Uma Abordagem Epistemológica
Érico Kemper
2007, v. 18, n. 2 Concepções alternativas em óptica
Voltaire de Oliveira Almeida, Carolina Abs da Cruz e Paulo Azevedo Soave
2007, v. 18, n. 1 A Física na audição humana
Laura Rita Rui
2006, v. 17, n. 6 Unidades didáticas para a formação de docentes das séries iniciais do ensino fundamental
Marcelo Araújo Machado e Fernanda Ostermann
2006, v. 17, n. 6 Unidades didáticas para a formação de docentes das séries iniciais do ensino fundamental
Marcelo Araújo Machado e Fernanda Ostermann
2006, v. 17, n. 5 Inserção de Mecânica Quântica no Ensino Médio: uma proposta para professores
Márcia Cândida Montano Webber e Trieste Freire Ricci
2006, v. 17, n. 4 Roteiros para atividades experimentais de Física para crianças de seis anos de idade
Rita Margarete Grala
2006, v. 17, n. 3 Introdução ao conceito de energia
Alessandro Bucussi
2006, v. 17, n. 2 A estratégia dos projetos didáticos no ensino de física na educação de jovens e adultos (EJA)
Karen Espindola e Marco Antonio Moreira
2006, v. 17, n. 1 Circuitos elétricos: novas e velhas tecnologias como facilitadoras de uma aprendizagem significativ
Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira
2005, v. 16, n. 6 Trabalhos trimestrais: pequenos projetos de pesquisa no ensino de Física
Luiz André Mützenberg
2005, v. 16, n. 5 Relatividade: a passagem do enfoque galileano para a visão de Einstein
Jeferson Fernando Wolff e Paulo Machado Mors
2005, v. 16, n. 4 Atividades de Ciências para a 8a série do Ensino Fundamental: Astronomia, luz e cores
Alberto Antonio Mees, Cláudia Teresinha Jraige de Andrade e Maria Helena Steffani
2005, v. 16, n. 3 Epistemologias do Século XX
Neusa Teresinha Massoni
2005, v. 16, n. 2 O microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física
Lucia Forgiarini da Silva e Eliane Angela Veit
2005, v. 16, n. 1 Atividades experimentais de Fìsica pra crianças de 07 a 10 anos
Carlos Schroeder
2004, n. 15 O quarto estado da matéria
Luiz Fernando Ziebell
2003, n. 14 Uma introdução conceitual à Mecânica Quântica para professores do ensino médio
Trieste Freire Ricci e Fernanda Ostermann
2002, n. 13 Introdução à Mecânica Quântica: notas de curso.
Ileana Maria Greca e Victoria Elnecave Herscovitz
2001, n. 12 Partículas elementares e interações fundamentais
Fernanda Ostermann
2000, n. 11 Teoria da relatividade especial
Trieste Freire Ricci
1999, n. 10 Teorias construtivistas
Marco Antonio Moreira e Fernanda Ostermann
1998, n. 9 Energia, entropia e irreversibilidade
Marco Antonio Moreira
1997, n. 8 Supercondutividade – Uma proposta de inserção no Ensino Médio
Fernanda Ostermann, Letície Mendonça Ferreira, Claudio de Hollanda Cavalcanti
1996, n. 7 Diagramas V no Ensino de Física
Marco Antonio Moreira
1995, n. 6 Física para Secundaristas – Eletromagnetismo e Óptica
Rolando Axt e Virgínia Mello Alves
1994, n. 5 Física para Secundaristas – Fenômenos Mecânicos e Térmicos
Rolando Axt e Virgínia Mello Alves
1993, n. 4 Um Laboratório de Física para Ensino Médio
Rolando Axt e Magale Elisa Brückmann
1992, n. 3 Mapas Conceituais no Ensino de Física
Marco Antonio Moreira
1991, n. 2 Radioatividade
Magale Elisa Brückmann e Susana Gomes Fries
1990, n. 1 Um Programa de Atividades sobre Tópicos de Física para a 8ª Série do 1º Grau
Rolando Axt, Maria Helena Steffani e Vitor Hugo Guimarães