Apresentações da jornada

Apresentações referentes ao ano 2010. Para ver as jornadas anteriores, que se iniciaram em 2005, clique no ano desejado:

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No dia 2/8/2010 :
A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA A INSERÇÃO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA BASEADA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DO RIO GRANDE DO SUL
Horário: 9h00min
Mestrando: Profa. Roberta Lima Moretti
Orientadores: Profa. Dra. Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Eliane Angela Veit
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Introdução
Entre os empecilhos para a inserção da Astronomia no Ensino Médio se destacam a carência desses assuntos em livros didáticos e a deficiência na formação dos professores. Por entender a importância que a Astronomia possui na formação dos estudantes no que diz respeito ao seu entendimento de Ciência, à sua compreensão do Universo e à sua cultura geral, pretende-se neste projeto construir um material didático para alunos e professores que facilite a introdução dessa temática no currículo do Ensino Médio. Este material é embasado nas Lições do Rio Grande tanto com relação aos conteúdos abordados, como com relação às competências que o aluno deve desenvolver.

Referencial Teórico
As Lições do Rio Grande enfatizam a importância de formar seres humanos críticos que sejam capazes de compreender, selecionar informações e se comunicar. Dentro dessa perspectiva, optou-se pela metodologia de Ensino de Ciências Baseado na Investigação, na qual os estudantes realizam atividades que envolvam fazer observações, levantar questões, examinar livros e outras fontes de conhecimento, com o objetivo de desenvolver em si próprios o espírito investigador.

Metodologia
Para a construção do material do aluno está sendo realizada uma revisão de literatura em busca de atividades compatíveis com o referencial teórico adotado. O material do professor será desenvolvido tomando como base os relatos das aplicações, de maneira a oferecer possibilidades de interação com os educandos para o desenvolvimento do conteúdo. A aplicação do projeto acontece em duas turmas de 1° ano do Ensino Médio em uma escola do campo e a sua avaliação está sendo feita por meio do registro e análise das atividades desenvolvidas e da análise de testes aplicados antes e após essas atividades.

Resultados/Estágio atual do trabalho
A aplicação do projeto se iniciou com o ano letivo e se estenderá até agosto. Entre os resultados preliminares obtidos durante a primeira parte da aplicação, de março a maio de 2010, estão a comprovação de que a temática é interessante e motivadora para a maior parte dos alunos, mas o desenvolvimento de competências é um processo lento e difícil de realizar na reduzida carga horária de física no Ensino Médio.
UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA NO ENSINO MÉDIO
Horário: 9h30min
Mestrando: Prof. Luís Galileu Gall Tonelli
Orientadores: Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos
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Introdução
A inserção da Física Moderna no Ensino Médio é uma necessidade que visa, além de atualizar os conteúdos, conectar o aluno às tecnologias que o cercam. Partindo desse pressuposto o trabalho aqui desenvolvido propõe como tema para tal os Estados Físicos da Matéria, especialmente o Plasma, o Condensado de Bose-Einstein e o Supercondutor, até aqui pouco abordados na maior parte dos livros didáticos do Ensino Médio. Além de uma introdução tais conhecimentos servirão de base para a compreensão de tecnologias que já fazem parte do cotidiano do aluno tais como televisores e monitores de plasma e LCD.

Referencial teórico
Na produção do trabalho levamos em conta tanto a teoria de Ausubel, quanto os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). Entendemos que o processo ensino-aprendizagem deve considerar tanto o conhecimento prévio do aluno, a interação social entre os mesmoscomo estar inserida dentro de um projeto e contexto maior.

Metodologia
Num primeiro momento estamos realizando uma revisão bibliográfica dos livros disponíveis para Física e Química no Ensino Médio. Junto com isso buscando bibliografias que se enquadrem no modelo e referenciais teóricos por nós adotados. O projeto será aplicado no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, no município de Teutônia. A viabilidade de tal proposta será avaliada através dos registros de aula bem como questionários diagnósticos aplicados durante o desenvolvimento do trabalho.

Estágio atual do trabalho
O trabalho está na fase de revisão bibliográfica e elaboração de textos e atividades de apoio para o aluno, estabeleceu-se a data de início das atividades dos alunos para o mês/ano de março 2011.

O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA ESTAÇÃO RADIOAMADORA
Horário: 10h00min
Mestrando: Prof. Gentil César Bruscato
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Machado Mors
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Introdução
Este projeto visa a criação de um espaço em uma escola onde deverá funcionar uma estação radioamadora anexa a um laboratório de eletrônica e a uma oficina. A prática será oferecida aos alunos no formato de um clube de radioamadores dentro da escola, a funcionar em horário extra classe.

Referencial Teórico
Temos em mente a condução das tarefas com foco nas teorias de Ausubel e de Vygotsky, por serem as referências que mais se aproximam do que pensamos ser importante na condução das atividades de ensino-aprendizagem. As duas principais idéias de Ausubel que são utilizadas neste projeto são: o conhecimento prévio do aluno e a motivação. Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal, definida como a diferença do que o indivíduo faz sozinho e aquilo que consegue fazer com a mediação social.

Metodologia
É proposta a elaboração de um guia para montagem de estação radioamadora com fins didáticos, objetivando orientar professores nos procedimentos para a instalação de uma estação radioamadora com fins didáticos em sua escola. Ressalta-se aqui que não se trata de um serviço de alto-falantes. No ambiente da Estação Radioamadora haverá equipamento instalado e funcionando. A principal atividade do grupo de alunos consistirá em montar a sua estação rádio com a realização de atividades como determinar tipo, calcular dimensões e instalar as antenas, dimensionar e construir linhas de transmissão, efetuar solda em material eletrônico, determinar calibre da fiação e construção da bancada de trabalho, etc.

Estágio atual do trabalho
Atualmente, a Estação Radioamadora do Colégio Militar de Porto Alegre já dispõe de sala em local apropriado, equipamentos e materiais diversos, tais como, transceptor, linha de transmissão, antena dipolo, microfone, manipulador telegráfico, multímetro, etc. Já foi concedido, pela ANATEL, o indicativo de funcionamento PY3CM e já se conta com um responsável técnico radioamador classe “A”. Os textos a serem utilizados pelos alunos estão sendo desenvolvidos, estando prontos os materiais referentes a; Segurança com Ferramentas Manuais, Normas Básicas de Segurança em Eletricidade, Montagem de Bancadas Para Eletrônica, Alfabeto Fonético da OTAN e Código Internacional “Q”, Código Morse: O Início da Telegrafia Moderna, Faixas de Frequência para Radioamadores, Propagação de Ondas Eletromagnéticas, Antenas, ainda faltando o material didático referente a Eletrônica e Legislação do Radioamador.

TEMAS ESTRUTURADORES NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA ENSINAR EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E TELECOMUNICAÇÕES COM ENFOQUE CTS
Horário: 10h30min
Mestrando: Prof. Elder da Silveira Latosinski
Orientadores: Profa. Dra. Fernanda Ostermann
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Introdução
Nesta pesquisa está sendo desenvolvido um estudo qualitativo sobre as a utilização de temas estruturadores no ensino de Física, com o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Assim, escolhemos trabalhar com o tema estruturador Equipamentos elétricos e telecomunicações, de forma a organizar os tópicos a serem estudados em um material que consistirá de uma apresentação multimídia, na qual lançaremos diversas perguntas geradoras de forma descontraída e sempre relacionada ao cotidiano dos alunos. A idéia é investigar o conhecimento prévio desses, ao mesmo tempo em que sua participação na construção da aula.

Referencial Teórico
Atualmente o ensino escolar está pautado numa concepção do aluno como um objeto, onde o professor deposita em cada gaveta um conhecimento específico, e estes não se relacionam com os outros saberes adquiridos pelo aluno fora da escola. Podemos chamar isso de “ensino bancário”, no qual não há trocas entre professor e aluno (FREIRE, 1996). Para que isso não ocorra, é necessário que haja uma relação entre professor-aluno e uma troca de saberes entre esses, entre o conhecimento escolar e os saberes construídos pelos estudantes em vivências socioculturais. Assim, o aluno não seria somente visto como o coadjuvante, mas também como o autor na construção do seu conhecimento. Além disso, deve-se levar em consideração que ciência e tecnologia interferem no ambiente e suas aplicações tem sido objeto de muitos debates éticos, tornando inconcebível a idéia de uma ciência pela ciência sem levar em consideração seus efeitos e aplicações. Nesse contexto que estudos sobre CTS têm recebido grande atenção (SANTOS e MORTIMER, 2002).

Metodologia
A primeira aplicação do projeto consistirá em uma apresentação do assunto Circuitos Elétricos. O projeto será aplicado a estudantes que estão cursando o curso de Técnico Integrado de Informática do Instituto Farroupilha – Campus São Borja. Primeiramente será feito um levantamento prévio sobre o assunto a ser trabalhado. Em seguida se ministrará os conteúdos referentes ao tema adotado fazendo-se uso de um tema estruturador e utilizando-se de um enfoque CTS. Ao final se fará uma avaliação para se verificar os resultados alcançados.

Resultados/Estágio atual do trabalho
Espera-se, com a implementação desse projeto, evidenciar que é possível de obter melhores resultados quanto à aprendizagem quando utilizamos um enfoque CTS no ensino de Física, ou seja, queremos chamar a atenção dos estudantes e professores de Física em geral para a importância de se trabalhar a Física no âmbito de uma abordagem que envolve ciência, tecnologia e sociedade.

UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO DE FÍSICA E QUÍMICAS PARA ALUNOS KAINGANGS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Horário: 11h00min
Mestrando: Prof. Rodrigo Poglia
Orientadores: Profa. Dra. Maria Helena Steffani
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Introdução
A construção de propostas curriculares voltadas para atingir e incluir diferentes realidades sociais e culturais representa um desafio para os profissionais da educação. Quando nos deparamos com o ensino de Ciências repleto de princípios e leis, e associamos a isso, alunos de um grupo social parcialmente isolado dos demais, como é o caso de comunidades indígenas, as dificuldades afloram ainda mais e, por vezes, parecem intransponíveis. Desta forma, este projeto visa construir uma proposta de ensino integrado de física e química, para a série final do Ensino Fundamental, a qual envolve a confecção de material didático para uso por professores e alunos, que por meio de atividades de investigação e manipulação destes, possamos construir um elo entre os níveis microscópicos e macroscópicos da matéria, para trabalhar temas ligados a estrutura da matéria, física térmica, eletrização e hidrostática. Buscando a mediação entre o conhecimento científico e os conhecimentos previamente concebidos pelos educandos.

Referencial teórico
A produção do trabalho centra-se nas teorias da interação social de Vygotsky e da aprendizagem significativa de Ausubel, por acreditarmos estarem mais próximas da proposta de ensino estabelecida pelo projeto. Dentro dessas visões, as idéias de interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio dos alunos, mediado pela capacidade de comunicação do professor, objetiva a modificação desses, pela reconstrução e incorporação de novos conceitos, dando ao aprendiz um conhecimento potencialmente significativo e o desenvolvimento do espírito investigativo.

Metodologia
Num primeiro momento, está sendo realizada uma revisão bibliográfica da literatura disponível para o ensino Física e Química na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental, bem como, das que se enquadrem no referencial teórico adotado. O projeto será aplicado em uma turma de alunos no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, no município de Engenho Velho, norte do estado do Rio Grande do Sul, escola onde a maioria dos educandos são indígenas de origem Kaingang. Os trabalhos a serem desenvolvidas pelos alunos envolvem atividades de laboratório, guiadas por material de orientação e apoio, com análise e discussão de resultados. A avaliação da proposta dar-se-á por meio dos registros e análise das aulas, bem como de questionários diagnósticos de pré-teste e pós-teste aplicados durante o desenvolvimento do projeto.

Estágio atual do trabalho
O trabalho está na fase inicial de criação, com a revisão bibliográfica, confecção de material didático, elaboração de textos de apoio e questionários de avaliação. As atividades com os alunos têm previsão de início para o primeiro semestre do ano letivo 2011.

UTILIZAÇÃO DE OBJETOS CULTURAIS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS
Horário: 14h00min
Mestrando: Prof. Giovane Irribarem de Mello
Orientadores: Prof. João Edgar Schmidt
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Introdução
Hoje em dia, em boa parte das instituições de ensino, sejam elas de ensino superior ou médio, há uma grande quantidade de objetos denominados culturais, que trazem consigo um valor histórico importante para o ensino da ciência.

Metodologia
O produto deste projeto de dissertação, visa em recuperar alguns objetos culturais, trazendo à tona toda sua história, e como este objeto ainda continua sendo importante para a entender o progresso da ciência. Em paralelo será produzida uma mídia sobre cada objeto cultural que fará parte da exposição do mesmo.

Resultados/Estágio atual do trabalho
O trabalho ainda aguarda aprovação da comissão para dar segmento.

A FÍSICA DOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM FISIOTERAPIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA BIOFÍSICA
Horário: 14h30min
Mestrando: Prof. Alexandre Novicki
Orientadores: Profa. Dra. Sandra Denise Prado
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Introdução
As dificuldades dos estudantes de Fisioterapia na aprendizagem dos conceitos de Biofísica estão associadas ao processo educativo a que são submetidos. A abordagem dos conteúdos através de um alto rigor matemático e com o uso excessivo de equações que em sua maioria não contemplam significativamente as necessidades de um curso de Fisioterapia, terminam por tornar essa disciplina questionada em sua importância por alunos de Fisioterapia. Esse projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de Biofísica através dos conhecimentos físicos que permitem o funcionamento e uso dos equipamentos utilizados em eletrotermofototerapia.

Referencial Teórico
Acreditamos que o novo conhecimento é construído a partir de conhecimentos anteriores aliados a contextualização como fundamentos do processo de desenvolvimento cognitivo. Desse modo, utilizamos como fundamentação as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, da mediação de Vygotsky e dos campos conceituais de Vergnaud.

Metodologia
Entre os aparelhos utilizados no laboratório didático e clínicas de fisioterapia encontramos princípios da física que, através da interação com os tecidos vivos produzem efeitos desejáveis como, por exemplo, a contração muscular e o aquecimento. A proposta consiste na elaboração de um material didático que permita o desenvolvimento de um programa de biofísica tendo como base estes princípios físicos. Ondas mecânicas e eletromagnéticas, eletricidade no corpo humano, calorimetria e transformações de energia são assuntos que permitem o desenvolvimento da proposta de maneira a relacionar a Física com os aparelhos e conseqüentemente com a Biofísica.

Estágio atual do trabalho
Devido à disciplina de Biofísica no curso de Fisioterapia do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo ser ofertada para calouros no primeiro semestre do ano, o trabalho durante o segundo semestre de 2010 estará centrado na revisão bibliográfica e construção do material didático.

CIRCUITOS ELÉTRICOS: SIMULAÇÃO PREPARANDO ESTUDO EM CIRCUITOS REAIS
Horário: 15h00min
Mestrando: Luís Paulo Guasgalupe Moreira
Orientadores: Prof. Dr. Marco Antônio Moreira e Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos
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Introdução
Aulas experimentais são indispensáveis para um bom aprendizado de conteúdos de física. Durante os últimos anos surgiram muitos softwares para a utilização em simulação de experimentos de Física. A partir da utilização de softwares queremos verificar se o aluno consegue visualizar em atividades virtuais as situações que são reais. A proposta é trabalhar com atividades que possibilitem mostrar que é possível aprender circuitos elétricos utilizando softwares de simulação.

Referencial teórico
Como referencial teórico, adotamos a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o conhecimento pode ser organizado em campos conceituais. O sujeito se apropria destes campos conceituais ao longo de muito tempo, através de experiência, maturidade e aprendizagem.

Metodologia
O projeto está sendo aplicado a alunos da disciplina de Física e Eletricidade, no Curso de Sistemas de Internet do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus de Pelotas. Foram escolhidos os softwares Modellus e o Phet (Physics Education Technology), os dois considerados softwares livres, e finalmente a analise do desempenho dos alunos em circuitos reais. Em um primeiro momento foram trabalhados circuitos elétricos a partir destes softwares. Na seqüência as atividades foram repetidas em um painel construído especialmente para este fim.

Estágio atual do trabalho
O trabalho atualmente encontra-se no levantamento e análise dos dados colhidos durante a aplicação do projeto proposto. Todas as atividades já foram aplicadas.

No dia 6/8/2010 :
TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
Horário: 10h30min
Mestrando: Adriane Griebeler
Orientadores: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira
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Introdução
Inserir conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio torna-se um desafio para os professores, tanto pela falta de incentivo, onde cabe citar que o conteúdo não está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como pela falta de material, uma vez que pouquíssimos livros abordam esse conteúdo.
Pelo exposto e também frente à propagação de versões alternativas, propõe-se a elaboração de um minicurso sobre tópicos de Mecânica Quântica que aborde conteúdos cuidadosamente selecionados com a intenção de estimular o interesse e a curiosidade do aluno.

Referencial Teórico
Como referencial teórico serão utilizadas as teorias de aprendizagem de David Ausubel e de Paulo Freire, buscando desenvolver uma aprendizagem significativa dos conteúdos selecionados da Mecânica Quântica a partir de conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva dos alunos.

Metodologia
A implementação do trabalho será realizada em três turmas de 3ª série do Ensino Médio da E. E. E. M. Carlos Antonio Kluwe, em Bagé, RS. Serão elaborados materiais de apoio para professor e aluno. Para tal está sendo realizada uma revisão na literatura buscando contemplar os conteúdos nos referenciais adotados.

Resultados/Estágio atual do trabalho
O trabalho está na fase de revisão bibliográfica e seleção dos conteúdos que serão abordados no minicurso.
PEQUENOS PROJETOS DE FÍSICA NO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ: RELATOS PARCIAIS
Horário: 11h00min
Mestrando: Profa. Camilla Lima dos Reis
Orientadores: Profa. Dra. Maria Helena Steffani
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Introdução
O Programa Adolescente Aprendiz atende adolescentes em vulnerabilidade social que trabalham nas instituições parceiras e participam de atividades vinculadas, onde também estudam Física sob forma de apoio pedagógico. Para motivar e potencializar o aprendizado desta disciplina, a proposta é organizar os conteúdos em pequenos projetos, conforme interesse dos aprendizes, para que eles desenvolvam e apresentem aos demais.

Referencial Teórico
A teoria da mediação de Vygotsky valoriza a interação social, a linguagem e a utilização de instrumentos e signos, itens importantes na preparação e apresentação dos pequenos projetos. A aprendizagem significante de Rogers foca o aprendiz como um todo e busca aprimorar aspectos pessoais e comportamentais deles, no intuito de auxiliar esses adolescentes a crescerem em todas as esferas. A teoria da educação de Novak traz a relevância do evento educativo de forma integradora em busca de uma aprendizagem significativa, que é o objetivo final da proposta. A pedagogia de Freire busca uma consciência crítica dos aprendizes para sua transformação social, numa relação dialética entre educador e educando.

Metodologia
A proposta de trabalhar com projetos além de ser mais dinâmica e motivadora, também desenvolve no aprendiz qualidades necessárias para o trabalho, como a autonomia, a responsabilidade e a cooperação. Assim norteados, serão levantados alguns assuntos da Física interessantes para eles e, em duplas ou trios, escolherão algum tema para desenvolverem pequenos projetos para uma melhor compreensão dos fenômenos sugeridos. Após, serão feitas experiências ou apresentações que demonstrem e expliquem o tema escolhido.

Resultados/Estágio atual do trabalho
O projeto está em aplicação em fase inicial. A apresentação da metodologia já foi aprovada pelos educandos, explicada através de um filme que conecta a Física ao esporte e, assim, foram desenvolvidos já pequenos projetos sobre esportes e Copa do Mundo. Algumas respostas positivas já podem ser visualizadas, mas ainda há muito que aprimorar.

SESSÃO ESPECIAL: AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS
Horário: 14h00min
Mestrando: e alunos especiais, especificados em cada apresentação
Orientadores: Profa. Dra. Marisa Almeida Cavalcante
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Um organizador prévio para a Física Moderna: como confeccionar um leitor de códigos de barras de baixo custo

Estudantes: Leonardo Albuquerque Heidenmann, Eloir De Carli, Luis Gustavo Pires Rodrigues e Lucas Gabriel Mota da Silveira

Apresentar os conteúdos da Física dentro de um contexto que envolva o cotidiano dos seus alunos deve ser um dos objetivos dos professores de Física. É fundamental para o processo de aprendizagem que sejam proporcionadas aos alunos situações que deem sentido aos conceitos abordados. No entanto, esse desafio ganha proporções quando tratamos de assuntos mais abstratos, como o funcionamento de semicondutores, por exemplo. Neste trabalho apresentamos o uso de um leitor de códigos de barras de baixo custo como uma opção de organizador prévio para o ensino de Física Moderna. Devido ao fato de existirem inúmeros padrões de códigos de barras, definimos um com o fim de englobar o princípio central de decodificação deles: a atribuição de zeros e uns para barras brancas e pretas. Os códigos são impressos em folhas transparentes. O aparelho é constituído fundamentalmente por um fotodiodo emissor e um fotodiodo receptor dispostos frente a frente. Acoplado à entrada de microfone de um computador, o leitor capta as variações de luz incidente sobre o fotodiodo receptor devido à passagem do código entre os dois componentes através do software gratuito Audacity. Por fim, confeccionamos um programa na linguagem C que converte os dados adquiridos no número decimal referente ao código apresentado ao leitor.

Utilização de tecnologias educacionais para atividade experimental: pêndulo e energia

Estudantes: Renato dos Santos Rosa, Vagner Oliveira e Manuel Moreira Liquelique

Para um ensino de Física contextualizado e uma melhor compreensão e visualização dos fenômenos estudados, atividades experimentais são fundamentais no contexto escolar. Nesse sentido, e seguindo os modelos apresentados por Marisa A. Cavalcante, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a construção de uma proposta de atividade experimental com utilização de tecnologias na aquisição automática de dados, tomando como base o estudo de Oscilações Mecânicas. Especificamente, construímos um experimento para estimar a aceleração da gravidade no local em que fora realizado, e, posteriormente, analisar as transformações de energia e as “perdas” de energia mecânica implicadas pela resistência do ar. Para alcançar o objetivo do trabalho, foram utilizados materiais de laboratório – massas, fios, laser, fototransistor, haste -, bem como materiais disponíveis em ambientes diversificados – capas de CD-R e bolas de isopor. O protótipo de experimento foi apresentado na disciplina Experimentação e “Modernidade” no ensino e aprendizagem de Física, no Mestrado Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Análise de modelos experimentais para determinação da aceleração gravitacional local

Estudantes: Anderson Boni Signori, Elio Molisani Ferreira Santos e Fabiane Beatriz Sestari

No presente trabalho procuramos apresentar algumas atividades para determinação da aceleração gravitacional local, conhecida como “g”, além de propor outras discussões interessantes acerca do erro associado às medições, para serem trabalhadas junto aos alunos do ensino médio. Por meio de três diferentes experimentos, confeccionados de forma caseira e utilizando materiais de fácil aquisição, e com o auxílio de um software gratuito, propomos que os alunos façam a determinação da aceleração gravitacional local através de procedimentos sugeridos em um roteiro disponibilizado através de um blog, realizem as coletas de dados em planilhas eletrônicas e posteriormente façam sua análise, gerando gráficos e determinando a imprecisão associada às medições. Cada um dos experimentos irá gerar resultados diferenciados para o valor de “g”, proporcionando desta forma uma discussão final dos motivos de tais imprecisões nas medidas, bem como a determinação do método mais confiável, ou seja, o que mais se aproxima do valor da aceleração gravitacional proposta para o local, em nosso caso 9,8 m/s². Como objetivo geral, pretendemos que os alunos possam compreender as características do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) medindo, de variadas formas, o valor da aceleração da gravidade local e, posteriormente, discutindo a imprecisões associadas às medidas realizadas durante os experimentos.

Telegrafia na escola

Estudantes: Elizabeth C. A. Trindade e Gentil César Bruscato

A finalidade deste projeto é motivar o ensino da física através da experimentação com materiais modernos, de baixa complexidade e de baixo custo, ligados à tecnologia atual. Para atingir os objetivos foi pensado a construção de um dispositivo eletrônico gerador de sinais pulsantes (GSP) conectado a placa de som do computador, uso do programa Audacity, e criação de um blog para acesso do trabalho via internet, (http://telegrafianaescola.blogspot.com) As atividades desenvolvidas com o GSP, computador e programa Audacity são pensados para serem realizadas em grupos de três a cinco alunos. Propiciando assim a colaboração e a integração dos alunos, que pensamos ser fator de grande importância na condução do processo ensino-aprendizagem. A inserção do Código Morse para ensino da telegrafia visa motivar os alunos com uma maneira diferente de se comunicar utilizando códigos, uma linguagem diferenciada que utiliza pontos e traços para formar as letras e números de nosso alfabeto. Como as atividades são feitas com a visualização em tela de computador e com a geração de som, como melhorias futuras pode-se pensar em incrementar atividades direcionadas a alunos de baixa visão.

Absorção, Emissão e Ressonância com LEDs Coloridos
Eliane Cappelletto (FURG) e Elias Gonçalves (IFES)

Será apresentado um projeto que procura articular atividades experimentais, conceituais e de simulação para estudar LEDs coloridos. A discussão teórica sobre o funcionamento de diodos, e mais especificamente de diodos emissores de luz, inicia a partir de um experimento concreto. Nele, observa-se o processo de ressonância característico de um espectro de absorção. Para isso, LEDs são utilizados como sensores de radiação. Um LED pode fornecer tensão elétrica nos seus terminais, desde que se incida sobre ele uma radiação que tenha um comprimento de onda ressonante com sua banda de absorção. Nesta atividade experimental, a ressonância pode ser observada fazendo incidir sobre LEDs de uma dada cor, radiação de diferentes comprimentos de onda. Verifica-se que apenas as radiações com comprimentos de onda dentro da faixa de absorção do LED receptor possibilitam o registro de ddp nos seus terminais. Dessa forma, pode-se determinar a cor do LED receptor sem conectá-lo a uma bateria. As atividades seguintes envolvem a simulação dos espectros de emissão de LEDs de várias cores, com auxílio do simulador Led Spectroscopy, disponível em http://phys.educ.ksu.edu/vqm/html/led.html e que faz parte do acervo disponibilizado pelo projeto Visual Quantum Mechanics, e sua comparação com os espectros obtidos no laboratório usando redes de difração. Este projeto foi desenvolvido na disciplina Modernidade no Ensino e Aprendizagem de Física, ministrada em julho de 2010, no IF-UFRGS, pela Prof. Marisa Cavalcante (PUC/SP).