Apresentações da jornada

Apresentações referentes ao ano 2009. Para ver as jornadas anteriores, que se iniciaram em 2005, clique no ano desejado:

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No dia 6/7/2009 :
Relato sobre a elaboração de uma unidade de estudo sobre Partículas Elementares e Interações Fundamentais
Horário: 11h00min
Mestrando: Lisiane Araujo Pinheiro
Orientadores: : Prof. Dr. Marco Antônio Moreira e Profa. Dra. Sayonara Salvador Cabral da Costa
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Este trabalho sugere a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio por meio do tópico Partículas Elementares e Interações Fundamentais, efetivada através de unidade de estudo composta por um texto de apoio, voltado para professores, e praticamente já concluído, e um conjunto de atividades para serem desenvolvidas com os estudantes em sala de aula, essas, parcialmente elaboradas. O texto foi construído buscando resgatar a história da Física de Partículas, a partir de uma análise crítica das idéias e teorias relevantes para a construção do conceito atual de partícula elementar. Ao mesmo tempo buscamos trabalhar esses conceitos à luz da epistemologia de Gaston Bachelard, enfatizando que o desenvolvimento científico não se dá de forma linear e contínua, que representa uma construção humana, coletiva, fruto de um trabalho árduo, de sucessos e equívocos. A intenção é exemplificar a construção do conhecimento científico nesta área, confrontando os mitos presentes nas concepções tanto de estudantes quanto de muitos professores sobre a natureza do conhecimento científico. O texto, além de apresentar o desenvolvimento de conteúdos específicos de Física; destaca também o esforço de cientistas de diversas áreas científicas em um trabalho tipicamente interdisciplinar. Esse material busca aproximar e/ou motivar o professor de Ensino Médio na introdução de assuntos de Física Moderna e Contemporânea em suas aulas. As aulas sobre o tema foram elaboradas baseadas no texto descrito acima, e a metodologia utilizada está baseada na teoria sócio-interativa e de mediação de Vygotsky complementada pela teoria da aprendizagem de Ausubel. Essa proposta ressalta a importância de uma atualização curricular que proporcione um ensino mais atualizado capaz de integrar sociedade e escola, promovendo a interação entre a Física da sala de aula e a Física do Cotidiano conceitual e tecnológico.
FÍSICA DOS BIODIGESTORES: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO AGRÍCOLA
Horário: 11h30min
Mestrando: Deivi de Oliveira Scarpari
Orientadores: Profa. Dra. Sandra Denise Prado e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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É comum ouvirmos por parte de professores e alunos que, nos últimos anos, o ensino de Física tem se baseado na resolução de problemas de forma mecânica e descontextualizada. Esse e outros fatores contribuem para o desinteresse dos alunos pela disciplina Física no Ensino Médio e no Ensino Técnico Profissionalizante. Uma das principais causas desse desinteresse está relacionada com a desarticulação dos conteúdos ensinados com a realidade e o cotidiano da maioria dos alunos. Infelizmente observa-se que a prática de Ensino de Física na maioria das escolas continua sendo caracterizada pela seqüência de conteúdos programáticos apresentados nos índices de livros didáticos, adotados ou não, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998) para o Ensino Médio indiquem que não basta ensinar e elaborar tópicos de conteúdos, mas é necessário que o Ensino de Física seja capaz de promover um conhecimento contextualizado e integrado à vida de cada aluno, procurando atender a necessidade de formação da cidadania e possibilitar a progressão de seu estudo ao longo de sua vida. A fim de evitar os problemas acima citados propõe-se uma abordagem diferenciada de temas da Física que envolve a construção, o funcionamento e a operação de um biodigestor, que será utilizado como objeto de aprendizagem durante as aulas ministradas aos alunos do curso Técnico Agrícola da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC, localizada no Município de Santa Rosa do Sul, SC. Com a construção e a operação do biodigestor, pretende-se criar uma situação prática que aborde os princípios físicos envolvidos na sua construção, no seu funcionamento e na sua operacionalização, objetivando explorar conceitos, equações e grandezas físicas mensuráveis (gás, pressão, volume, temperatura, poder calorífico, densidade, vasos comunicantes, etc.). Pretende-se assim, criar uma situação vivencial contextualizada ao ambiente de trabalho do futuro profissional técnico agrícola, a fim de proporcionar uma melhor compreensão de fenômenos físicos, levando à formação de cidadãos que compreendam a realidade que os envolve, oportunizando uma formação mais completa favorecida pela interdisciplinaridade.

Ensino de Fí­sica no 9º ano: uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
Horário: 14h00min
Mestrando: Terrimar Ignácio Pasqualetto
Orientadores: Profa. Dra. Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Prof. Dr. Marco Antonio Moreira
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É comum que o primeiro contato com conteúdos de Física ocorra na disciplina de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental. Não é raro que os estudantes sejam confrontados com uma apresentação dos conteúdos de Física, como um preâmbulo do que será estudado no Ensino Médio, sem uma preocupação de abordar os assuntos de Física de forma contextualizada, dinâmica e atraente para o aluno. Este projeto busca atender a necessidade de mudar essa realidade gerando nos aprendizes o gosto pelas Ciências e suas aplicações práticas. O desenvolvimento desse projeto se dá em turmas de 9º ano do Colégio Adventista Marechal Rondon, escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O embasamento teórico dessa proposta considera as idéias de Ausubel, no que tange a preocupação com o conhecimento prévio do aluno; de Vygotsky, em sua abordagem sócio-interacionista e de Vergnaud, ao aceitarmos que são as situações que dão sentido ao conceito. Em conformidade com esses autores, a dinâmica das atividades inicia com uma conversa informal com o intuito de verificar o conhecimento prévio do grupo sobre o assunto a ser abordado; em seguida, é proposta à turma uma situação-problema. A partir daí, a turma, dividida em grupos de até quatro alunos, lê uma matéria relacionada ao tema; então, uma situação-problema é discutida nos grupos, em conjunto com as possíveis soluções, havendo a opção por uma delas. Após o desenvolvimento prático da solução escolhida, os alunos refletem sobre os resultados verificando se suas expectativas e planos foram alcançados. Os temas abordados são diversificados e contemporâneos contextualizando os conteúdos de Física a serem explorados. Como exemplo das situações-problema trabalhadas pode-se citar: como a tecnologia do infravermelho foi integrada em produtos e as limitações de seu uso em um controle remoto de televisão; como a energia solar é captada e transformada em elétrica nos painéis solares e o funcionamento interno de uma calculadora simples, que utiliza energia solar. Pretende-se, aqui, apresentar a descrição dos módulos didáticos já desenvolvidos e os resultados de uma pré-aplicação realizada com duas turmas, no segundo semestre de 2008. O material está sendo adaptado para contemplar os resultados obtidos na primeira aplicação do projeto e os textos introdutórios dos módulos didáticos estão sendo modificados usando-se matérias publicadas em jornais, com o objetivo de contextualizar os temas abordados. Durante o segundo semestre de 2009, a aplicação será feita novamente para duas turmas de 9º ano.
Introduzindo Física Moderna no Ensino Médio a partir do tema estruturador Radiação eletromagnética: luz, cores e aplicações médicas das radiações ionizantes
Horário: 14h30min
Mestrando: José Fernando Cánovas de Moura
Orientadores: Profa. Dra. Rejane M. Ribeiro-Teixeira e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Este projeto se propôs a testar uma seqüência de atividades regidas por um texto de apoio, no intuito de viabilizar a introdução de tópicos de Física Moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética: luz, cores e aplicações médicas das radiações ionizantes. A seqüência de atividades foi aplicada em um curso de extensão de formação continuada, para um grupo de interessados em Física e em Ensino de Física no Ensino Médio (professores de Física, formandos e formados em curso de Licenciatura em Matemática). O curso ocorreu nas instalações da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS), em Osório, RS, de agosto a dezembro de 2008, em um total de 48 horas-aula (12 encontros de 4 horas-aula, à noite). As aulas foram ministradas nos laboratórios de Física, de informática e de radiologia da FACOS. As principais atividades propostas no curso foram explorações de objetos virtuais de aprendizagem e atividades experimentais demonstrativas sobre os temas oscilações, radiação eletromagnética, Física ondulatória, modelos atômicos, radiação de corpo negro, efeito Compton, efeito fotoelétrico, luz e cores e aplicações médicas das radiações ionizantes. A metodologia utilizada na implementação da proposta e o desenvolvimento do material instrucional foram embasados nas teorias de Ausubel e Vygotsky. Buscou-se utilizar enfoques motivadores ao estudo da Física Moderna no Ensino Médio, especificamente com vistas ao entendimento de interações da radiação com a matéria tentando proporcionar uma visão abrangente da Física para uma maior compreensão da natureza e das tecnologias presentes no dia-a-dia. O texto de apoio, redigido para o curso, apresentou uma abordagem histórica da evolução dos conceitos de radiação e matéria. O texto, que servirá de apoio a outros professores, está sendo revisto e ampliado. Foram aplicados um pré e um pós-teste iguais e questionários de opinião no início e no fim do curso. Embora o curso tenha sido muito bem avaliado pelos participantes com respeito às novidades proporcionadas (tanto conceituais como pedagógicas), não foi possível detectar avanços conceituais significativos decorrentes do curso. Algumas hipóteses são levantadas na tentativa de compreensão dos processos de ensino/aprendizagem desencadeados. Por fim discutem-se os rumos finais do projeto.
Análise de Experimentos de Física na Oitava Série: Filmagem e Tratamento das Imagens
Horário: 15h00min
Mestrando: Gilberto José Calloni
Orientadores: Profa. Dra.Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Este trabalho propõe atividades desenvolvidas com o objetivo de estimular a aprendizagem de conteúdos de Física em alunos de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tal foram utilizados recursos de obtenção de vídeos disponíveis nas câmeras fotográficas digitais, cujas imagens foram analisadas através do uso de um programa gratuito, chamado “Tracker” que possui várias ferramentas que permitem analisar e extrair informações sobre as características dos eventos filmados. A escolha dos temas que seriam filmados partiu de sugestões dos próprios alunos em sala de aula, com a mediação de sua professora de Ciências e do autor dessa proposta de trabalho. O projeto foi aplicado na disciplina de Ciências a cinco turmas de oitava série do Colégio São José de Caxias do Sul, nos meses de setembro a novembro de 2008. As filmagens foram realizadas pelos alunos no pátio e no salão esportivo e para sua análise, relacionando os movimentos filmados com os conceitos físicos associados, foi usado o laboratório de informática do Colégio. Todo material desenvolvido e utilizado no projeto foi disponibilizado, gradualmente, no decorrer de sua aplicação na página do Colégio. O planejamento e a execução deste projeto foram embasados na teoria interacionista de Vygotsky. Essa escolha se deu principalmente pelo tipo de interação que existiu entre os alunos, que trabalhavam em duplas, e a mediação com os professores que acompanharam a execução do trabalho. A avaliação foi feita pelos alunos no final da aplicação do projeto através de um questionário de opinião e demonstrou que a inserção de conteúdos de Física já na 8ª série pode ser motivadora e se tornar mais interessante na medida em que tecnologias, que fazem parte do cotidiano do aluno, são utilizadas na sala de aula. O material instrucional produzido, acompanhado de um guia de informações, será publicado na série “Hipermídias de Apoio ao Professor de Física”, onde serão, também, descritos os objetivos, a justificativa e a metodologia utilizados, com o intuito de que possam ser aplicados por outros professores associados à disciplina de Ciências da 8ª série.
No dia 10/7/2009 :
Uma proposta para trabalhar conceitos de Astronomia com alunos concluintes do curso de formação de professores na modalidade normal
Horário: 9h30min
Mestrando: Luiz Marcelo Darroz
Orientadores: Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos e Profa. Dra. Maria de Fátima Oliveira Saraiva
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O projeto visa atualizar os conhecimentos de astronomia de um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores na modalidade normal, da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro, Passo Fundo, RS. Para isso, foi organizado um curso de conceitos básicos de astronomia, num total de 32 horas, desenvolvido aos sábados no turno da manhã, cada encontro tem duração de 4 horas com periodicidade quinzenal. As aulas que compõe o curso estão didático-metodologicamente organizadas de acordo com a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Durante o curso serão abordados os conceitos: distâncias astronômicas; origem do universo; galáxias; nascimento, vida e morte das estrelas; constelações; o Sol; planetas e corpos menores do sistema solar; a Terra: movimentos de rotação e translação e seu efeito nos movimentos aparentes dos astros; estações do ano; fases da Lua e eclipses. A opção por estes conceitos está fundamentada na constatação de que estes não são normalmente abordados nos cursos de formação de professores em nível de ensino médio. A partir das experiências vivenciadas, do material elaborado e testado nesta experimentação didática, dos textos selecionados e discutidos, será elaborado um texto de apoio para a formação de professores de Ciências e Física. No dia 18 de abril de 2009 iniciou-se a aplicação deste projeto. Os dados coletados até o momento indicam que o grupo de alunos está muito motivado e demonstra algum conhecimento sobre os assuntos propostos. Porém, percebe-se que este conhecimento é pouco estruturado e com muitos erros conceituais que deverão ser trabalhados durante a intervenção didática proposta neste projeto.
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física: Uma aplicação através da modelagem computacional
Horário: 10h00min
Mestrando: Marcelo Esteves de Andrade
Orientadores: Prof. Dr. Silvio Cunha
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O presente trabalho descreve um ciclo de atividades que foram desenvolvidas utilizando algumas ferramentas computacionais de modo a promover o ensino de física no ensino médio, mais especificamente o ensino da cinemática. As ferramentas usadas foram aulas virtuais e a modelagem computacional com o programa modellus. O público alvo deste projeto foram os alunos de duas turmas de 1º ano do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara RS, o projeto foi aplicado nos meses de Março, Abril e Maio. A metodologia usada e o material desenvolvido foram baseados em alguns dos princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e também da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Inicialmente apresentamos aos alunos os conceitos da cinemática através de aulas virtuais, mediadas pelo uso do computador, e ao final de cada aula os alunos foram submetidos a um teste vitual sobre o tema abordado. Foram ao todo 5 aulas de 1:30 cada uma com este formato. Após este ciclo de aulas, os alunos foram submetidos a 10 atividades de modelagem computacional utilizando o programa modellus. As atividades foram divididas da seguinte forma: as 4 primeiras eram atividades exploratórias e a 5ª atividade era uma atividade expressiva, após estas 5 atividades os alunos fizeram uma avaliação dos conceitos envolvidos. Após estas 5 atividades repetimos o ciclo, 4 atividades exploratórias, 1 atividade expressiva e uma avaliação ao final. Os modelos foram previamente preparados, e em cada uma das atividades os alunos recebiam um roteiro que guiasse o seu estudo, estes roteiros possuíam varias questões que ao final de cada aula eram discutidas e corrigidas em conjunto. Cada Atividade tinha dois ou três objetivos específicos de aprendizagem. Através dos resultados apresentados pelos alunos nos testes e nas atividades de modelagem, podemos afirmar que as dificuldades conceituais geralmente apresentadas pelos alunos neste tópico da física, foram trabalhadas de uma forma mais eficaz e também mais motivadora, o que nos dá uma perspectiva de que este projeto tem um potencial muito grande para ser utilizado por outros professores de física do ensino médio.
Resolução Interativa de Exercícios Conceituais de Termodinâmica
Horário: 10h30min
Mestrando: Adriano Barcellos
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Pureur Neto e Profa. Dra. Sayonara Salvador Cabral da Costa
Atividades experimentais: contribuições para o ensino de circuitos elétricos
Horário: 11h00min
Mestrando: Luís Paulo Basgalupe Moreira
Orientadores: Prof. Dr. Marco Antônio Moreira e Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos
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Este trabalho tem como objetivo geral proporcionar um meio de melhorar a aprendizagem dos conceitos relacionados a circuitos elétricos, considerando as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. O projeto será aplicado a alunos do curso Sistemas para Internet do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas, RS. A estratégia utilizada compreenderá a aplicação do material instrucional confeccionado para atividades práticas. Os materiais utilizados neste trabalho serão: painel construído com componentes de baixo custo e software Modellus (software livre). Com as atividades de modelagem elaboradas, utilizando o software Modellus, pretendemos promover a motivação dos alunos. Serão trabalhadas as dificuldades conceituais relacionadas aos conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica. Objetivamos investigar abordagem prática de conceitos científicos em sala de aula e promover uma experimentação didática e metodológica utilizando materiais de fácil acesso e baixo custo.
Avaliação como meio para a melhoria da aprendizagem no ensino médio: a Termodinâmica como exemplo
Horário: 11h30min
Mestrando: Luciano Alécio Federle
Orientadores: Profa. Dra. Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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O presente projeto tem como objetivo buscar uma nova forma de avaliação que aliada aos interesses dos alunos possibilite interação com a matéria de ensino e chances de aprendizagem durante o processo de avaliação. A busca por tornar a avaliação um instrumento de verificação da aprendizagem significativa faz com que os professores procurem métodos diferentes de avaliar, mas pouco progresso tem sido feito nesse sentido no dia a dia da sala de aula. Na prática, na maior parte das vezes, observam-se avaliações que só verificam se houve, ou não, aprendizagem mecânica, e o tempo gasto para realizá-las não contribui para a aprendizagem da matéria em estudo. Apesar disso, a avaliação norteia o ensino na medida em que o professor atua no sentido de que seus alunos sejam bem sucedidos ao realizá-la. Especificamente, pretende-se, implementar verificações, suportadas por tecnologias de informação e comunicação, nas quais dá-se chances para o aluno revisitar e interagir com conteúdos, através da utilização de vídeos e simulações, interativas ou não. O projeto em questão tem como norteadora a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que tem como uma de suas premissas básicas que o fator mais relevante para a aprendizagem é o conhecimento prévio do aluno. A aplicação das avaliações se dará no Colégio Kennedy, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. As aulas sobre o conteúdo e a aplicação das avaliações serão feitas ao longo de 10 semanas não consecutivas, totalizando 30 horas de atividades.
Noção de referencial: uma interação cognitiva entre a Mecânica Newtoniana e a Mecânica Relativística
Horário: 14h00min
Mestrando: Lisete Funari Dias
Orientadores: Prof. Dr. Trieste Freire Ricci e Prof. Dr. Álvaro Ayala
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Neste trabalho, propomos um conjunto de estratégias para enfrentar os obstáculos epistemológicos à aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita, baseadas na noção de perfil conceitual de referencial, proposta em (Ayala&Frezza,2007). Nesta perspectiva, consideramos que o processo de aprendizagem da TRR está associado, primeiro, a consolidação da região newtoniana do perfil e, segundo, à criação de uma nova região associada à TRR, ontologicamente e epistemologicamente diferenciada das regiões do senso comum e newtoniana. A proposta é que este processo seja alcançado em termos de três objetivos: a) Explicitar, inicialmente, as noções de referencial de cada aluno, procurando estabelecer sua posição no perfil conceitual estabelecido; b) Promover a consciência de cada aluno sobre sua noção de referencial; c) Desenvolver uma nova região do perfil conceitual de referencial associada à Teoria da Relatividade Restrita, acompanhada por um processo progressivo de diferenciação, individualização e integração das três regiões. Para atingir estes objetivos será desenvolvido um conjunto de ações esquematizadas na seqüência:a)Aplicação de um pré-teste, visando explicitar as concepções dos alunos; b)Explicitar as concepções apresentadas através das interpretações dos testes; c)Discussão teórica do tema e apresentação de uma ou mais animações, construídas com o software Modellus, para ilustrar o conceito; d)Discussão do pré-teste, procurando diferenciar estas concepções das cientificamente aceitas; e)Aplicação de um pós-teste, sendo a análise deste facultativa, dependendo da estratégia de ensino utilizada na etapa. O pós-teste deve introduzir questões que interessam à próxima etapa. Também salientamos que a consolidação da região newtoniana do perfil, assim como a construção da região relativística, se dá durante o próprio aprendizado dos diversos aspectos da cinemática relativística. As animações têm uma função mediadora da aprendizagem, pois o estudo dos conceitos da Teoria da Relatividade e suas interrelações, faz uso de situações imaginárias, muitas vezes difíceis de ser compreendidas pelo estudante médio. Inicialmente, a aplicação se dará a alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas. O material instrucional desenvolvido, o roteiro de atividades para o professor e as animações constituem o produto educacional exigido pelo Mestrado Profissional de Ensino de Física da UFRGS.
Interdisciplinaridade entre Física e Biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
Horário: 14h30min
Mestrando: Jose Antonio Afonso da Costa Bocchi
Orientadores: Profa. Dra. Rejane Maria Ribeiro-Teixeira
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Sem os nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), dificilmente poderíamos alcançar o grau de entendimento da realidade ou mesmo de desenvolvimento tecnológico que se tem hoje em dia. Entretanto, muitas vezes, eles não interpretam corretamente medidas físicas, ou seja, podem conduzir a conclusões errôneas a respeito de alguns conceitos físicos. Sensações como a dor, quente ou frio, imponderabilidade, equilíbrio ou variação de pressão, podem levar à criação de modelos mentais os quais podem conduzir, em sua maioria, a erros conceituais. Acredita-se que a compreensão da forma como se recebe e se interpreta as informações recebidas dos fenômenos físicos através dos sentidos, poder-se-ia prevenir a ocorrência da interiorização de conceitos cientificamente incorretos. O objetivo deste projeto é, através do estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre Física e Biologia, entender as conexões entre a interpretação de fenômenos físicos dada pelos nossos sentidos e a concepção cientificamente correta dos conceitos físicos correspondentes. Tentar-se-á buscar uma metodologia que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos através do entendimento da interpretação dada pelos sentidos, bem como a forma que nosso organismo capta, reconhece e interpreta os estímulos do meio através dos sentidos. Acredita-se que os sentidos, como principal fonte de reconhecimento do mundo, e a interpretação que se associa aos seus sinais, ocorrente no cérebro, têm um papel muito importante para a construção de modelos mentais relacionados com conceitos abstratos. Sendo assim, mostra-se válido entender mais profundamente essas conclusões para que, deste modo, seja possível utilizá-las como ferramentas metodológicas de ensino. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, onde a carga cognitiva do aluno é fator primordial no processo da aprendizagem, e na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, onde o repertório de esquemas está associado ao desenvolvimento cognitivo. São previstas da ordem de 20 horas-aula para a implementação do projeto, que se dará nos meses de agosto e setembro de 2009 no Colégio Inedi - Instituto Educacional Integrado, em Cachoeirinha, RS, para as turmas de Ensino Médio, de acordo com os conteúdos programados para cada uma das séries; e compreenderá a aplicação nos três anos do Ensino Médio, dado que o assunto trabalhado se relacione com os conteúdos daquela classe.
O aprendizado da Astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
Horário: 15h00min
Mestrando: Camila Riegel Debom
Orientadores: Prof. Dr. Basílio Santiago
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O trabalho a ser apresentado é um relato da implementação de projeto piloto de mestrado de mesmo título. Considerando-se que a Astronomia lida com escalas de tamanho, distância, tempo e energia incomparáveis com a experiência cotidiana e que o céu noturno é uma interface comum e acessível entre o cidadão e a Astronomia, pretende-se promover o aprendizado de conceitos físicos à luz da epistemologia de Stephen Toulmin e da teoria da mediação de Lev Vygotsky. O projeto prevê a realização de um curso de extensão em Astronomia de 20 horas-aula para alunos de Ensino Médio. Um curso piloto foi realizada no Instituto Educacional Dimensão, escola da rede privada de ensino da cidade de Guaíba. Na preparação das aulas do curso piloto procurou-se fazer com que a utilização da observaçãorudimentar e das imagens astronômicas fosse elemento guia para o desenvolvimento das componentes da atividade extra-curricular.Nessa apresentação pretende-se mostrar os tópicos de Física abordados dentro as 10 aulas ministradas e os resultados e conclusões a que se pôde chegar a partir da análise de prée pós testes realizados com os alunos e também da receptividade dos mesmos ao curso, a partir dos questionários de avaliação. Estes subsídios nos permitiram definir modificações que se pretende para a nova implementação do projeto.

Pequenos projetos em Física: uma proposta para o Programa Adolescente Aprendiz
Horário: 15h30min
Mestrando: Camilla Lima dos Reis
Orientadores: Prof. Dra. Maria Helena Steffani
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O Programa Adolescente Aprendiz pertence a uma organização não-governamental com ênfase na educação, na profissionalização e na socialização, em busca da efetivação dos direitos da criança e do adolescente em vulnerabilidade social. Nesse programa, adolescentes de 14 a 18 anos, que trabalham nas instituições parceiras, participam de atividades profissionalizantes e de apoio pedagógico, onde estudam também Física. No intuito de tornar essa disciplina mais atraente, de forma a ligá-la com as tecnologias utilizadas pelos aprendizes nas diferentes instâncias e para melhorar o seu rendimento escolar, a proposta é organizar os conteúdos em pequenos projetos, uma metodologia bastante motivadora e interativa. O referencial teórico está baseado na teoria da mediação de Vygotsky; nos princípios da aprendizagem significante de Rogers; e na teoria da educação de Novak, que concordam com a filosofia da entidade e com a proposta deste trabalho. O projeto será desenvolvido na sede da organização, em Porto Alegre, aos sábados pela manhã, durante um semestre, com duas turmas de aproximadamente 15 aprendizes cada. Inicialmente, serão levantados alguns assuntos da Física do dia-a-dia que sejam potencialmente relevantes e interessantes, tanto pela educadora quanto pelos adolescentes. Depois, serão formados pequenos grupos que escolherão alguns desses temas para desenvolver pequenos projetos para uma melhor compreensão dos fenômenos sugeridos. Esses projetos consistirão em pesquisas por parte deles e em posteriores experiências ou apresentações demonstrativas e/ou interativas, as quais possam evidenciar e explicar o tema escolhido. Um projeto piloto ainda está sendo testado para possíveis alterações e confirmações futuras. Nesta apresentação constará o esboço do projeto, a motivação trazida pela metodologia de pequenos projetos e algumas respostas qualitativas já obtidas.
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
Horário: 16h00min
Mestrando: Angela Denise Eich Müller
Orientadores: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira