Apresentações da jornada

Apresentações referentes ao ano 2008. Para ver as jornadas anteriores, que se iniciaram em 2005, clique no ano desejado:

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No dia 14/7/2008 :
A construção da linguagem fotográfica como ferramenta no Ensino de Física
Horário: 9h00min
Mestrando: Alex Paulo Koltz
Orientadores: Profa. Dra. Maria Helena Steffani
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Em termos tecnológicos, a Física, juntamente com outras ciências, tem contribuído para o atual estágio de progresso do mundo. Essa contribuição, no entanto, poderá ser vista e vivenciada de forma mais crítica e humanizada na medida em que o professor de Física busque desenvolver em seus alunos a capacidade de compreender e de intervir criticamente na sociedade atual, que se torna cada vez mais tecnológica. Uma análise da história da fotografia é um exemplo claro do processo de evolução científica e tecnológica que está presente no cotidiano das pessoas. Desde as antigas fotos de família realizadas por retratistas na primeira metade do século XX até a utilização de câmeras 35 mm, inclusive descartáveis, muito se popularizou a fotografia. Entretanto, pouco ou nenhum uso dela se fez nas aulas de Física, Química e, até mesmo, de Educação Artística. Atualmente, com o acesso às câmeras digitais, vivemos nova realidade do ponto de vista técnico-científico na fotografia, mas o processo fotográfico continua sendo um tema distante da sala de aula. Assim, propomos o desenvolvimento e aplicação de um projeto que tem como tema motivador a evolução da Fotografia, a partir do qual serão abordados tópicos de Óptica Geométrica e Óptica Física. O projeto será aplicado no ensino de Física no Ensino Médio, numa turma de 30 alunos (turno da noite), na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, em Caxias do Sul, RS. A partir das observações acerca do impacto do avanço tecnológico no processo de construção da linguagem fotográfica, propomos algumas atividades a serem executadas no decorrer do projeto como, por exemplo: estudar a história da fotografia problematizando a evolução tecnológica do processo fotográfico e implicações deste desenvolvimento no que tange à inserção social da fotografia; identificar as características e limitações dos dispositivos ópticos e criar um ambiente de debate para a construção de uma linguagem crítica a cerca dos avanços tecnológicos; estudar as câmeras fotográficas (digital e de filme) e seus princípios de funcionamento tais como a captação e a gravação da imagem, assim como a linguagem digital e sua interpretação tecnológica; introduzir e pesquisar os princípios físicos e químicos da fotografia, bem como as técnicas de revelação de filmes e impressão de arquivos digitais, entre outros.

Introduzindo Física Moderna no Ensino Médio a partir do tema estruturador Radiação eletromagnética: Luz, Cores e Aplicações Médicas
Horário: 9h30min
Mestrando: José Fernando Cánovas de Moura
Orientadores: Profa. Dra. Ruth de Souza Schneider e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Este projeto se propõe a testar uma seqüência de atividades regidas por um texto de apoio, no intuito de viabilizar a introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio a partir do tema estruturador Radiação Eletromagnética: Luz, Cores e Aplicações Médicas. A seqüência de atividades será aplicada em professores de Física que atuam no Ensino Médio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul em um Curso de Extensão de Formação Continuada de 48 horas (11 encontros de 4 horas cada, mais 4 horas de aplicação dos projetos dos professores a seus alunos), para um grupo entre 10 e 15 professores que lecionam física no ensino médio. O curso ocorrerá nas instalações da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS) de agosto até novembro de 2008. Além do texto de apoio, o curso disporá do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como facilitador. As principais atividades propostas no curso serão explorações de objetos de aprendizagem relacionados com atividades experimentais demonstrativas e de grupos (quando viáveis) sobre os temas Oscilações, Radiação Eletromagnética, Física Ondulatória, Modelos atômicos, Radiação de Corpo Negro, Efeito Compton Efeito Fotoelétrico, Luz e Cores e Aplicações Médicas de Radiações Ionizantes. Os professores participantes também serão estimulados a utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como o PRAL com seus alunos. Encontramos no Construtivismo de Ausubel e Vygotsky os referenciais para os processos de aprendizagem que pretendemos desencadear. Ausubel no sentido de partir do conhecimento prévio dos professores participantes do curso, de elaborar um material potencialmente significativo à aprendizagem do pretendido (texto de apoio e ambiente virtual de aprendizagem Moodle) e de fazer os professores desenvolverem competências e habilidades relativas a orientação de práticas pedagógicas que se utilizem de objetos de aprendizagem. Como implicações didáticas da teoria de Vygotsky, pretendemos proporcionar situações onde grupos em interação social resolvam problemas propostos. O ambiente Moodle será utilizado de forma a promover o construcionismo distribuído com a construção de uma sugestão de planos de aula do ensino médio (a ser disponibilizada no recém criado Portal do Professor do MEC) sobre conceitos relativos à radiação eletromagnética, luz, cores e aplicações médicas que utilizam radiações.


O movimento circular uniforme para alunos da EJA que trabalham no processo de produção do couro
Horário: 10h00min
Mestrando: Wilson Krummenauer
Orientadores: Profa. Dra. Ruth de Souza Schneider e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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A proposta apresentada neste projeto será aplicada a uma turma de 40 alunos, aproximadamente, do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA - no Colégio Luterano Arthur Konrath, situado na cidade de Estância Velha, RS. Os alunos desta modalidade caracterizam-se por serem alunos trabalhadores do setor coureiro e calçadista na cidade. O foco do trabalho é o ensino de Física na EJA, mais especificamente o ensino da cinemática e dinâmica do movimento circular uniforme. O objetivo é desenvolver uma proposta de ensino baseada no contexto profissional em que o aluno está inserido e que, a partir dos seus conhecimentos prévios deste contexto, permita formular um tema gerador para a proposta, propiciando maior eficiência do processo ensino-aprendizagem. Com isso, pretende-se tornar a Física significativa e relevante para o educando, uma Física viva e inserida no seu cotidiano, permitindo com que o aluno faça relações e analogias de situações presenciadas no seu trabalho com os conteúdos trabalhados. Tendo como fundamentação teórica os trabalhos de David Ausubel e Paulo Freire, pretende-se desenvolver uma aprendizagem significativa de conteúdos de Física a partir de subsunçores existentes na estrutura cognitiva dos alunos. Intenciona-se tornar o estudo do movimento circular uniforme relevante para os alunos partindo de conhecimentos prévios dos mesmos buscando maior eficiência do processo ensino-apredizagem.

Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais: uma experiência em física térmica
Horário: 10h30min
Mestrando: Nelson Luiz Reyes Marques
Orientadores: Prof. Dr. Ives Solano Araujo
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A introdução dos primeiros conceitos físicos começa nas séries iniciais do Ensino Fundamental como parte do conteúdo denominado Ciências. Se esta introdução tiver significado para as crianças e for feita de forma agradável, o ensino de Física subseqüente terá maior probabilidade de êxito. Muitos dos professores das séries iniciais não possuem a formação adequada para promover esse primeiro contato com as Ciências, em particular o ensino de Física. Os cursos de Magistério (Normal) e Licenciaturas têm formado professores com diversas deficiências em relação aos conteúdos de Ciências (em especial Física) e, também em sua preparação geral. Suas visões de interdisciplinaridade são restritas ou pouco se refletem na forma tradicional de ensino e de aprendizagem que se manifesta em suas aulas, com graves conseqüências para o ensino. Este tema está na pauta de qualquer discussão sobre a melhoria do ensino e existe uma grande preocupação nessa área, evidenciada no crescente interesse em pesquisas com formação inicial e continuada de professores. Acreditamos que o ensino de Física na Educação Básica deva ter como foco principal a necessidade de vincular, aos conhecimentos dessa disciplina, questões relacionadas à vida cotidiana dos alunos. Isso implica uma preocupação com a formação dos alunos do Curso Normal, que serão os futuros professores das séries iniciais, a fim de que possam estar preparados, conceitual e metodologicamente, para, além de conhecerem o conteúdo que irão ensinar, serem capazes de preparar e realizar atividades potencialmente significativas para seus alunos.Neste contexto, procuramos desenvolver uma abordagem que ajude na formação de alunos do Curso Normal, para que estes futuros professores possam adquirir experiências para o ensino de conceitos de Física Térmica, e aplicá-los nas práticas em sala de aula. Temos como objetivo desenvolver um texto de apoio ao aluno do curso Normal que venha a facilitar a introdução da Física Térmica nas séries iniciais do ensino fundamental, discutindo os conteúdos de forma mais atrativa do que costuma ser feito, não esquecendo o rigor conceitual necessário.

Física dos biodigestores: contextualizando o ensino de Física para alunos do curso técnico Agrícola
Horário: 11h00min
Mestrando: Deivi de Oliveira Scarpari
Orientadores: Profa. Dra. Ruth de Souza Schneider e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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É comum ouvirmos por parte de professores e alunos que, nos últimos anos, o ensino de Física tem se baseado na resolução de problemas de forma mecânica e descontextualizada. Esse e outros fatores contribuem para o desinteresse dos alunos pela disciplina Física no Ensino Médio e no Ensino Técnico Profissionalizante. Uma das principais causas desse desinteresse está relacionada com a desarticulação dos conteúdos ensinados com a realidade e o cotidiano da maioria dos alunos. Infelizmente observa-se que a prática de Ensino de Física na maioria das escolas continua sendo caracterizada pela seqüência de conteúdos programáticos apresentados nos índices de livros didáticos, adotados ou não, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998) para o Ensino Médio indiquem que não basta ensinar e elaborar tópicos de conteúdos, mas é necessário que o Ensino de Física seja capaz de promover um conhecimento contextualizado e integrado à vida de cada aluno, procurando atender a necessidade de formação da cidadania e possibilitar a progressão de seu estudo ao longo de sua vida. A fim de evitar os problemas acima citados propõe-se uma abordagem diferenciada de temas da Física que envolve a construção, o funcionamento e a operação de um biodigestor, que será utilizado como objeto de aprendizagem durante as aulas ministradas aos alunos do curso Técnico Agrícola da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC, localizada no Município de Santa Rosa do Sul, SC. Com a construção e a operação do biodigestor, pretende-se criar uma situação prática que aborde os princípios físicos envolvidos na sua construção, no seu funcionamento e na sua operacionalização, objetivando explorar conceitos, equações e grandezas físicas mensuráveis (gás, pressão, volume, temperatura, poder calorífico, densidade, vasos comunicantes, etc.). Pretende-se assim, criar uma situação vivencial contextualizada ao ambiente de trabalho do futuro profissional técnico agrícola, a fim de proporcionar uma melhor compreensão de fenômenos físicos, levando à formação de cidadãos que compreendam a realidade que os envolve, oportunizando uma formação mais completa favorecida pela interdisciplinaridade.
Uma introdução ao Eletromagnetismo na 8ª série do Ensino Fundamental
Horário: 11h30min
Mestrando: Luciano Brum Vieira
Orientadores: Profa. Dra. Fernanda Ostermann
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Este trabalho apresenta uma proposta que será desenvolvida em uma turma de 8ª série do ensino fundamental, onde o aluno se depara, oficialmente pela primeira vez, com a disciplina de Física. Existe uma dificuldade intrínseca, originada pela forma com a qual se aborda a Física neste nível de ensino, baseada nas diretrizes curriculares e traduzidas em simples apresentações de conteúdos, o que torna difícil a compreensão plena dos mesmos. Uma das possíveis razões dessa dificuldade é o fato de que a abordagem desses conteúdos normalmente limita-se apenas a um mero exercício de formalismo matemático. Os professores de Ciências, na oitava série do Ensino Fundamental, em geral seguem com rigor a programação anual que é prevista nos livros didáticos, preparando seus planos de ensino com base neles. Com isso, esses professores acabam por se tornar simples repetidores de conceitos e fórmulas. Omite-se então toda a beleza da Ciência, que pode ser justamente o elemento chave que poderia trazer aos estudantes o mesmo fascínio que ela traz aos cientistas. A proposta adota a escolha de um tema que costuma trazer grande fascínio e proporciona interesse em muitos alunos: o Eletromagnetismo. A proposta é de uma abordagem mais enfatizada em conceitos, priorizando menos o formalismo, que dá maior espaço para a atividades envolvendo abordagens alternativas como modelagem e/ou experimentação. O objetivo deste projeto é desenvolver uma proposta de ensino aplicada a uma turma de oitava série do Ensino Fundamental sobre conceitos-chave do Eletromagnetismo (usado como motivador), em situações envolvendo o contexto padrão escolar, no qual não há um espaço físico específico para a experimentação (como, por exemplo, um laboratório). Espera-se com isso incentivar o aluno a participar efetivamente do processo de aprendizado no tema sugerido, ministrado não como uma simples ordenação de conteúdos pré-determinada pelos livros didáticos, mas de uma forma interativa potencialmente mais atraente.
Aprendizagem significativa de Termodinâmica no ensino médio através do estudo de máquinas térmicas como tema motivador
Horário: 14h00min
Mestrando: Daniel Schulz
Orientadores: Prof. Dr. Ives Solano Araujo
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Atualmente vivemos em um mundo em que a tecnologia tem se tornado uma pedra fundamental no desenvolvimento humano e científico. Esta tecnologia, alicerçada sobre os avanços teóricos e metodológicos da Ciência moderna, pode ser vista em uma gama de equipamentos presentes no cotidiano do cidadão comum, tais como aparelhos de telefone celular, sistemas localizadores GPS (Global Positioning System), geladeiras, microondas e veículos em geral. Entretanto estas aplicações são praticamente “caixas-pretas” para quem as usa, e são pouco exploradas para despertar o interesse pelo estudo de ciências por parte dos educandos, em seus primeiros contatos formais com os conteúdos. A abordagem tradicional com que os conteúdos de Física Térmica são apresentados aos alunos do Ensino Médio contribui para que o problema da alienação tecnológica ocorra. A aprendizagem geralmente se torna cansativa, mecânica e desmotivadora, pois o aluno estuda grande parte dos conteúdos, decora leis, enunciados e equações, sem que estas sejam apresentadas de forma que os estudantes entendam a aplicabilidade e/ou utilidade daquilo que estão trabalhando em sala de aula. Apresentar inicialmente uma visão mais geral sobre esses conteúdos, vinculando sobretudo ao cotidiano do aluno, pode ajudar a promover uma aprendizagem significativa do tema. É importante salientar, que um dos conteúdos que os alunos mais apresentam concepções alternativas, mesmo após passarem por processos de ensino formais, é o de Física Térmica, principalmente no que tange ao conceito de calor. Isso se deve em parte ao uso inadequado pela própria literatura da área no que diz respeito ao termo calor, induzindo que este é uma propriedade dos corpos (e.g. calor cedidorecebido pelo corpo ). Dentro deste contexto, temos como objetivo em nosso trabalho a elaboração de uma proposta para o ensino de Termodinâmica para alunos do Ensino Médio, na forma de hipermídia, trazendo como via principal uma discussão sobre o funcionamento de máquinas térmicas, acompanhada de textos, simulações computacionais e experimentos didáticos, sempre abordando o conceito de calor, como uma forma de transferência de energia, e não como implicitamente é feito, promovendo a idéia do calórico.

Ensino de Física no 9º ano: uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
Horário: 14h30min
Mestrando: Terrimar Ignácio Pasqualetto
Orientadores: Profa. Dra. Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Prof. Dr. Marco Antonio Moreira
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É comum os estudantes terem seu primeiro contato com conteúdos de Física no 9º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. Os docentes desta disciplina tem, em sua maioria, formação na área de Ciências Biológicas, o que dificulta ou até impede uma abordagem da Física de forma contextualizada, dinâmica e atraente para o aluno. Este projeto busca atender a necessidade de mudar essa realidade gerando nos aprendizes o gosto pelas Ciências e suas aplicações práticas. O desenvolvimento desse projeto se dará em duas turmas de 9º ano do Colégio Adventista Marechal Rondon, escola da rede privada de ensino. São previstas da ordem de seis atividades, a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo, cada uma delas partindo de uma situação-problema e podendo se estender por dois a seis períodos de aula, de acordo com sua complexidade. O embasamento teórico dessa proposta considera as idéias de Ausubel, no que tange a preocupação com o conhecimento prévio do aluno; de Vygotsky, em sua abordagem sócio-interacionista e de Vergnaud, ao aceitarmos que são as situações que dão sentido ao conceito. Em concordância com esses autores, a dinâmica das atividades prevê uma conversa informal com o intuito de verificar o conhecimento prévio do grupo sobre o assunto a ser abordado; em seguida, a proposição de uma situação-problema à turma e a descrição do que se espera da atividade. A partir daí, a turma, dividida em grupos de até quatro alunos, discutirá o problema, as possíveis soluções e as conseqüências geradas em cada solução, optando por uma delas. Após o desenvolvimento prático da solução escolhida, os alunos terão momentos de reflexão sobre os resultados verificando se suas expectativas e planos foram alcançados. Os temas abordados serão diversificados e contemporâneos contextualizando os conteúdos de Física a serem explorados. Como exemplo de situação-problema pode-se citar: a busca de solução para o uso do controle remoto frente a obstáculos interpostos entre ele e a televisão. Esta apresentação constará do delineamento do projeto, incluindo o contexto e a justificativa de sua proposição bem como a metodologia e os materiais já desenvolvidos.
No dia 18/7/2008 :
Relato de atividades propostas a partir de simulações com VPython para alunos de Física do Ensino Médio
Horário: 10h00min
Mestrando: Rodrigo Melo Paredi
Orientadores: Profa. Dra Rejane Maria Ribeiro-Teixeira
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O ensino de Física está desatualizado, tanto no conteúdo desenvolvido quanto na metodologia aplicada. Laboratórios equipados para práticas experimentais são raros nas escolas públicas, o que exige um nível de abstração muito grande dos alunos para compreenderem os conteúdos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio salientam que os alunos devem ser estimulados ao uso de meios tecnológicos. Como muitas escolas públicas possuem, ou estão sendo equipadas com laboratórios de informática, estamos desenvolvendo atividades com simulações computacionais usando a linguagem VPython para alguns dos conteúdos de Física para as três séries do ensino médio. A utilização de simulações e modelagem computacional é defendida por diversos autores devido ao baixo custo e a viabilidade técnica. VPython é um módulo gráfico 3D do Python, uma linguagem de programação orientada a objetos, que tem a vantagem de que seus códigos são abertos e as simulações criadas com ele são compatíveis com várias plataformas, dentre elas Windows e Unix. O projeto está sendo aplicado no Colégio Estadual Marechal Rondon, em Canoas, RS. Com base nas simulações em VPython disponíveis na rede, desenvolvemos simulações mais elaboradas, valendo-nos do fato delas possuírem códigos abertos, permitindo adaptações. Já foram aplicados dois módulos de mecânica e estão previstos, ainda, módulos de termodinâmica, ondas e eletromagnetismo. Esta proposta está fundamentada nas teorias de interação social de Vygotsky e de aprendizagem significativa de Ausubel. O material instrucional elaborado (hipertextos e simulações em VPython) está sendo disponibilizado na forma de uma página nos computadores da escola e, posteriormente, será organizado em CD-ROM. Ao término da aplicação do projeto, a proposta será avaliada pelos alunos através de um questionário de opinião. Para que outros professores possam utilizar o material desenvolvido, prepararemos um guia com informações sobre sua utilização a ser publicado em uma das séries de apoio ao professor de Física.
Relato parcial sobre inovação implementada na Disciplina de Enriquecimento Curricular do Colégio de
Horário: 10h30min
Mestrando: César Augusto Steffens
Orientadores: Profa. Dra. Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Nesta jornada faremos um breve relato sobre os resultados, ainda parciais, da aplicação do nosso projeto mestrado em duas turmas de Enriquecimento Curricular, uma do segundo semestre de 2007 e outra do primeiro semestre de 2008, no Colégio de Aplicação da UFRGS. Voltado para atividades experimentais e virtuais envolvendo a medição, procuramos propiciar aos alunos uma oportunidade de suprir parte das lacunas de conhecimentos, de habilidades e competências mínimas requeridas em atividades experimentais de Física no Ensino Médio. O embasamento teórico para estas atividades está apoiado na teoria construtiva sócio-interacionista de Vygotsky, onde os parceiros menos capazes se apropriam da linguagem e do pensamento dos mais capazes, através da interação sócio-verbal, adquirindo e construindo seus novos conhecimentos. Para isto, desenvolvemos treze atividades, que inicialmente simples, mas com um aprofundamento progressivo em cada etapa, favorecem e promovem a interação dos alunos entre si e com os guias das atividades, mediadas pelo professor. Os conteúdos constantes nos guias incluem Grandezas Físicas, Sistemas de Unidades, Processo da Medição, Relações entre Grandezas, Simulações e Aquisição Automática de Dados. Como resultados parciais podem citar: a maior participação nas atividades de laboratório, com muitas discussões e complementações durante e no final de cada atividade, sempre apresentando uma pré-disposição positiva na execução das propostas apresentadas nos guias, mesmo as mais abstratas e formalizadas; o acerto e cuidado com os registros das respostas às questões formuladas; a satisfação na realização das atividades na busca de soluções alternativas e na socialização de situações vividas individualmente por cada um sobre assuntos pertinentes. Na atual estágio de desenvolvimento deste trabalho estamos completando os textos de apoio aos professores, registrando e analisando as observações em sala de aula e respostas dadas às questões dissertativas contidas nos dois últimos guias de atividades dos alunos, aos resultados dos pré e pós-testes aplicados durante o curso e ao questionário de satisfação dos alunos.
Física Térmica: uma abordagem histórica e experimental
Horário: 11h00min
Mestrando: Juleane Boeira Michelena
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Machado Mors
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No ensino de ciências, o conhecimento científico é usualmente apresentado aos alunos fragmentado, sem relação entre as disciplinas e sem relação com o dia-a-dia. Apresenta-se um conhecimento pronto, acabado e “verdadeiro”. Assim, a aprendizagem torna-se estéril, mecânica, sem significado para os alunos e sem conexão com o cotidiano. Isto faz com que persistam as concepções espontâneas. Os alunos têm as respostas para o dia da prova, que estão de acordo com o que o professor espera, e outras para os seus problemas do dia-a-dia. Estamos convencidos de que uma abordagem histórica da ciência pode auxiliar os alunos a formularem perguntas e serem mais críticos em relação às informações que lhes chegam. Acreditamos que uma abordagem histórica da Física possa auxiliar os alunos na sua formação de cidadãos críticos atuantes e competentes. Com o objetivo de: motivar os alunos na aprendizagem de Física; envolvê-los no processo de aprendizagem; auxiliar na formação de cidadãos críticos e atuantes; e mostrar que a Física é uma construção humana, passível de erros e tem íntima relação com a realidade econômica, política e social, elaboramos um material permeando uma abordagem histórica da Física Térmica com aulas práticas. O objetivo deste projeto foi a elaboração de um material que adote uma abordagem histórica do conhecimento sobre o calor, desde a idéia de calórico até a mecânica estatística de Boltzmann. Atividades experimentais, que auxiliem na construção dos novos conceitos, serão incluídas.Os conteúdos da Física, sendo apresentados sob uma abordagem histórica, podem ser de grande importância para que os alunos percebam as contínuas mudanças nas verdades científicas. Também, sob uma abordagem histórica, os alunos podem ter uma visão mais abrangente de como a física, a tecnologia e o progresso da humanidade estão relacionados. Este projeto tem como base teórica o trabalho de Vygotsky e Ausubel, como fundamento para a elaboração de um produto que venha a satisfazer às exigências legais para o Ensino Médio no Brasil. Foi elaborado um texto, para ser utilizado como instrumento didático, com abordagem histórica da Física Térmica junto a roteiros de experiências que proporcionam ao aluno uma melhor compreensão de como esta parte da ciência evoluiu ao longo da história e como seus conceitos (dos alunos) também podem ser reconstruídos, quando necessário. Nossa apresentação constará de um relato sobre a aplicação do projeto, incluindo a avaliação qualitativa realizada.

A temática da Energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do Ensino Fundamental
Horário: 14h00min
Mestrando: Márcia Frank de Rodrigues
Orientadores: Profa. Dra. Flávia Teixeira dos Santos e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos consigam se apropriar do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia-a-dia. Ressalta-se que a demanda crescente por energia, o uso do petróleo e o efeito estufa são preocupações globais, portanto a busca por fontes alternativas de energia é imprescindível. O entendimento físico desta problemática se faz necessário pelos alunos e cabe a nós professores a tarefa de auxiliá-los a se tornarem capazes de compreender as informações veiculadas nos meios de comunicação, tornando-os cidadãos críticos e atuantes em suas comunidades. O objetivo deste projeto é realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos sintam-se instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Espera-se que com a escolarização eles consigam entender que o estudo da Física é fundamental para sua melhor interação com o mundo atual e globalizado. Seguindo a proposta de Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia (1996) e em Pedagogia do Oprimido (2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, faremos uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados serão subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994): Problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são inter-relacionados e neles constam: a definição, as formas de obtenção, as vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como as aplicações atuais dessas formas de energia.


Avaliação do curso de extensão universitária: “Atividades de Astronomia para Professores do Ensino Básico”
Horário: 14h30min
Mestrando: Cláudio Beust Amador
Orientadores: Profa. Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Como parte de um trabalho de dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, elaboramos um curso para professores do ensino básico sobre alguns conceitos fundamentais de astronomia. Como principal ferramenta de apoio para o curso geramos uma página de internet, com endereço www.astrocurso.br-web.com, contendo o conteúdo desenvolvido, na forma de textos, figuras e animações, roteiros para construção de experimentos de baixo custo e links para outros “sites” interessantes para o estudo dos assuntos abordados. Durante o curso também tivemos o auxílio de um projetor de multimídias, de materiais de baixo custo, de recursos didáticos do Planetário Prof. José Baptista Pereira da UFRGS, do Observatório Astronômico da UFRGS e do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. A carga horária do curso foi de vinte e seis horas e teve um público alvo de aproximadamente trinta professores do ensino básico da região de Porto Alegre - RS. Os principais assuntos abordados no curso foram: formas da Terra e de sua órbita, onde enfatizamos a baixa excentricidade da órbita e o achatamento quase desprezível de nosso planeta; estações do ano; tamanhos relativos dos planetas do sistema solar e suas distâncias ao Sol; movimento aparente e diário dos astros no céu; esfera celeste; orientação astronômica; fases da Lua e eclipses. A avaliação do curso foi feita através de um teste aplicado no início (pré-teste) e reaplicado no final (pós-teste), contendo treze questões objetivas e duas subjetivas sobre os assuntos abordados. Os resultados foram analisados e colocados em tabelas e gráficos. Algumas respostas do pré-teste já eram previstas, como a percepção equivocada da forma da Terra, muitas vezes compreendida de uma forma exageradamente achatada e rugosa. As estatísticas sobre os resultados demonstraram que a diferença entre as respostas do pré e do pós-teste não foi por acaso, ou seja, o curso ajudou aqueles professores do ensino básico a compreenderem melhor alguns conceitos básicos de astronomia.
Análise de experimentos de Física no Ensino Médio: filmagem e tratamento das imagens dos vídeos digitais
Horário: 15h00min
Mestrando: Gilberto José Calloni
Orientadores: Profa. Dra Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Esta proposta consiste em analisar vídeos de experimentos de Física, produzidos com câmeras fotográficas digitais, através do uso do programa Tracker, que permite examinar o movimento de um objeto quadro a quadro, extraindo informações importantes tais como: coordenadas, velocidade, aceleração e outras grandezas que forem relevantes ao estudo em pauta. O projeto se encontra em fase de execução no Colégio São José de Caxias do Sul com turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio e as atividades acontecem no laboratório de informática. Foram elaborados tutoriais que orientam os alunos na utilização do programa de análise de vídeos. O material instrucional, desenvolvido como página da Web, consiste dos guias propostos para as atividades experimentais, dos filmes produzidos, bem como da análise do tratamento das imagens e está sendo disponibilizado gradualmente para consulta pelos alunos na página da escola. Inicialmente, são apresentadas aos alunos questões motivadoras sobre os conteúdos a serem trabalhados, após é apresentado o vídeo do experimento que será objeto de estudo e, em seguida, os alunos realizam as atividades usando o programa Tracker. Ao responderem as questões relacionadas, os alunos deverão basear e justificar suas respostas com os dados obtidos a partir das análises dos vídeos feitas com o programa Tracker. No planejamento e execução das atividades são adotadas a teoria de Vygotsky e a epistemologia de Laudan. Para que ocorra uma maior interação e discussão durante a elaboração da tarefa os alunos trabalham em duplas ou em trios; ao final cada aluno apresenta o seu relato da atividade. Até o momento foram desenvolvidas as seguintes atividades: os alunos do 1º ano exploraram os conceitos relacionados aos movimentos uniforme e acelerado; com os do 2º ano, os conceitos trabalhados foram energia potencial, energia cinética (translação e rotação) e a conservação da energia ao analisarem vídeos de movimentos uniforme e acelerado. Para que essa proposta e o material produzido possam ser aplicados por outros professores do Ensino Médio pretende-se preparar um guia com informações, contendo o material instrucional e onde serão descritos os objetivos, a justificativa e a metodologia utilizados.