Apresentações da jornada

Apresentações referentes ao ano 2007. Para ver as jornadas anteriores, que se iniciaram em 2005, clique no ano desejado:

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No dia 13/7/2007 :
Análise de experimentos de Física no Ensino Médio: filmagem e tratamento das imagens dos vídeos digitais
Horário: 9h00min
Mestrando: Gilberto José Calloni
Orientadores: Profa. Dra. Rejane Maria Ribeiro Teixeira e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Recursos visuais e tecnológicos integram o cotidiano, esperando-se que a escola os incorpore. Neste projeto serão utilizados os recursos de filmagem e de análise de imagens de vídeo através do uso do programa “Tracker”, gratuito na internet, com alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio São José (Caxias do Sul). Cada turma, com aproximadamente 35 alunos, será dividida pela metade, trabalhando alternadamente ou com o professor da disciplina em aula tradicional, ou desenvolvendo nos laboratórios de informática e Física atividades de filmagem e análise de experimentos. O tratamento das imagens pelos alunos acontecerá no laboratório de informática. Prevê-se um total de 4 a 6 horas-aula para aplicação da proposta a cada uma das turmas. No planejamento e execução deste projeto serão adotadas a teoria de Vygotsky e a epistemologia de Laudan. Os alunos receberão guias para a análise das filmagens dos experimentos, trabalhando em duplas para que ocorra uma maior interação e discussão durante a elaboração da tarefa; ao final cada aluno apresentará o seu relato da atividade. O material instrucional consistirá dos guias propostos para as atividades experimentais, dos filmes produzidos, bem como da análise do tratamento das imagens e será disponibilizado gradualmente no decorrer de sua aplicação e ficará disponível para consulta pelos alunos na página da escola. Para que essa proposta e o material produzido possam ser aplicados por outros professores do Ensino Médio será preparado um guia com informações, contendo o material instrucional e onde serão descritos os objetivos, a justificativa e a metodologia utilizados.
A Física na formação de técnicos na área de Radiologia Médica
Horário: 9h30min
Mestrando: Jader da Silva Neto
Orientadores: Profa. Dra. Fernanda Ostermann e Profa.Dra. Sandra Denise Prado
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Este projeto de mestrado será desenvolvido junto a uma turma do Curso Técnico em Radiologia Médica – Radiodiagnóstico, do Colégio Cenecista São Roque, localizado na cidade de Bento Gonçalves – RS, na disciplina de Proteção Radiológica, com uma carga horária de 40 horas-aula. O objetivo principal deste trabalho é a produção de um material que possa facilitar o trabalho de professores e o aprendizado dos alunos no que diz respeito a fenômenos físicos relacionados à Física das Radiações, a partir da elaboração de uma análise crítica do real entendimento dos alunos do curso de Técnico em Radiologia Médica acerca dos conteúdos de Física subjacentes à sua atividade profissional. A motivação para a realização do mesmo é a carência de material de apoio qualificado nesta área e também a possibilidade de abordar a Física na perspectiva curricular que explora as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma vez que esta ciência tem diversas aplicações tecnológicas e o entendimento de muitos conceitos físicos é essencial para um pleno exercício da cidadania. Tendo em vista o estudo das radiações, consideramos como conceito central da proposta a dualidade onda-partícula, cuja ilustração e interpretação dar-se-ão com a utilização de um software educacional que simula o Interferômetro de Mach-Zehnder. É de fundamental importância que o estudante entenda o conceito da dualidade onda-partícula, uma vez que a interação da radiação com a matéria será explorada através da abordagem do efeito fotoelétrico, do efeito Compton e da produção de pares, que estão diretamente ligados à radioproteção. Dessa forma, queremos desenvolver nos alunos a compreensão das propriedades físicas que regem o radiodiagnóstico, fazendo com que esses tenham uma formação mais sólida e atual. Adotaremos, como referencial teórico, a teoria sócio-interacionista de Vygotsky uma vez que a estratégia didática estará centrada na interação social dos alunos com o professor e entre os próprios alunos tornando a aprendizagem mais eficaz pela presença do “parceiro mais capaz”, através do trabalho cooperativo. Do ponto de vista dos fenômenos quânticos, optamos por nos basear na formulação ondulatória da Física Quântica, proposta por Schrödinger em 1926, já que esta construção é matematicamente análoga à Ótica Ondulatória clássica.

Física Térmica: uma abordagem histórica e experimental
Horário: 10h00min
Mestrando: Juleane Boeira Michelena
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Machado Mors
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No ensino de ciências, o conhecimento científico é usualmente apresentado aos alunos, fragmentado, sem relação entre as disciplinas e sem relação com o dia-a-dia. Apresenta-se um conhecimento pronto, acabado e “verdadeiro”. Assim, a aprendizagem torna-se estéril, mecânica, sem significado para os alunos e sem conexão com o cotidiano. Isto faz com que persistam as concepções espontâneas. Os alunos têm as respostas para o dia da prova, que estão de acordo com o que o professor espera, e outras para os seus problemas do dia-a-dia.
Estamos convencidos de que uma abordagem histórica da ciência pode auxiliar os alunos a formularem perguntas e serem mais críticos em relação às informações que lhes chegam. Acreditamos que uma abordagem histórica da Física possa auxiliar os alunos na sua formação de cidadãos críticos atuantes e competentes. Com o objetivo de: motivar os alunos na aprendizagem de Física; envolvê-los no processo de aprendizagem; auxiliar na formação de cidadãos críticos e atuantes; e mostrar que a Física é uma construção humana, passível de erros e tem íntima relação com a realidade econômica, política e social, propomos a elaboração de um material permeando uma abordagem histórica da Física Térmica com aulas práticas. O objetivo deste projeto é a elaboração de um material que adote uma abordagem histórica do conhecimento sobre o calor, desde a idéia de calórico até a mecânica estatística de Boltzmann. Atividades experimentais, que auxiliem na construção dos novos conceitos, serão incluídas. Os conteúdos da Física sendo apresentados sob uma abordagem histórica podem ser de grande importância para que os alunos percebam as contínuas mudanças nas verdades científicas. Também, sob uma abordagem histórica, os alunos podem ter uma visão mais abrangente de como a física, a tecnologia e o progresso da humanidade estão relacionados. Este projeto tem como base teórica os trabalhos de Vygotsky e Ausubel, como fundamento para a elaboração de um produto que venha a satisfazer às exigências legais para o Ensino Médio no Brasil. É proposta a elaboração de um texto, para ser utilizado como instrumento didático, com abordagem histórica da Física Térmica junto a roteiros de experiências que proporcionem ao aluno uma melhor compreensão de como esta parte da ciência evoluiu ao longo da história e como seus conceitos (dos alunos) também podem ser reconstruídos, quando necessário.

Um breve olhar sobre medidas físicas
Horário: 10h30min
Mestrando: César Augusto Steffens
Orientadores: Profa.Dra. Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais das Ciências Naturais é desejável que os alunos vivenciem conceitos, definições e aplicações em laboratórios didáticos, utilizando instrumentos específicos, unidades e processos adequados às medições realizadas, além de contar com uma abordagem adequada às estimativas, aos erros e aos desvios ocorridos no processo, como também o estudo das principais relações que podem ser estabelecidas entre as grandezas selecionadas para estudo. Acrescente-se a isto, o uso de tecnologias de informação e de comunicação, como o uso do microcomputador e de instrumental científico existente no mercado. Mesmo quando raramente ocorrem, os laboratórios didáticos tradicionais, com roteiros rigidamente estruturados tipo “receita de bolo”, não têm contribuído efetivamente para propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento das habilidades e competências requeridas em um ambiente em que se desenvolve atividades de Física experimental. Com o desenvolvimento deste projeto, pretendemos dispor de uma proposta alternativa para complementar as atividades de sala de aula, em que constem atividades experimentais no laboratório, com materiais de fácil aquisição, com recursos de multimídia e guias de experimentos, propiciando aos alunos uma oportunidade de suprir parte das lacunas de conhecimentos e habilidades mínimas requeridas em atividades didáticas experimentais de Física para o Ensino Médio. Pretendemos desenvolver atividades que, inicialmente simples e com um aprofundamento progressivo em cada etapa, favoreçam e promovam a interação dos alunos entre si e com o material instrucional, mediadas pelo professor. O embasamento teórico para estas atividades está apoiado na teoria construtiva sócio-interacionista de Vygostsky. Algumas destas atividades utilizarão tecnologias de informação e comunicação, especificamente o microcomputador como instrumento de medida, de simulação e de manipulação de dados. Ao final de cada atividade realizada com os alunos, os resultados e descobertas ocorridas durante o processo de investigação/simulação deverão ser compartilhados pelo grupo de alunos, acrescentados de críticas e soluções ocasionalmente encontradas. As atividades propostas ocorrerão nos campos da Mecânica, da Ondulatória, do Eletromagnetismo e da Física Moderna, previstas para o segundo semestre de 2007 (primeira versão) e primeiro semestre de 2008 (segunda versão), na disciplina optativa de Enriquecimento Curricular, de alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação.
Elaboração de um material de apoio didático e paradidático para o ensino de física das radiações no ensino médio e técnico
Horário: 11h00min
Mestrando: Rogério Fachel de Medeiros
Orientadores: Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos e Prof. Dr. Marco Antônio Moreira
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O estudo da Física das Radiações está presente na Física Contemporânea e também faz parte da vida cotidiana dos alunos, quando estes são submetidos a procedimentos de diagnóstico e/ou terapêutico. Estes procedimentos fazem uso de feixes de Raios X e substâncias radioativas os quais, normalmente, são causadores de muitas dúvidas e medos. Sendo assim, a confecção de um material de apoio, didático e paradidático de Física das Radiações, que é o objetivo geral do meu projeto de mestrado, se mostra de muita valia principalmente quando a elaboração do material está focada em tecnologias de informação e comunicação (TIC) e estruturado a partir da teoria de ensino construtivista. A primeira etapa do trabalho foi direcionada para realização de uma revisão bibliográfica onde verificamos que, de um total de 34 livros didáticos, 97% não trabalhavam com qualquer um dos tópicos de física das radiações sugerido neste projeto. Este levantamento de dados confirmou a suspeita inicial da carência de material de apoio didático e paradidatico quando discutimos assuntos de física das radiações. A segunda etapa do trabalho foi à realização de um estudo direcionado em 7 livros específicos de física das radiações onde compilamos os dados, traduzimos, resumimos e reescrevemos os textos com o objetivo de desenvolver os referidos materiais de apoio de uma maneira clara e de fácil entendimento para os alunos. A terceira parte do trabalho foi à confecção dos referidos materiais onde o dividimos em três módulos. Em cada módulo apresentamos algumas ferramentas didáticas, exercícios de fixação e a sugestão de concluir a aplicação de cada módulo com a execução de uma resenha pelos alunos e professor. A quarta parte do trabalho esta relacionada com a validação do material de apoio desenvolvido. Na atual etapa de desenvolvimento do trabalho, aplicamos e avaliamos o módulo 1 em uma turma de 31 alunos do curso de técnico em radiologia, e obtivemos um excelente resultado quando comparamos o desempenho desses alunos com uma turma de referencia do ano anterior.
O uso de novas tecnologias no ensino de física dos fluídos, aplicado em escolas técnicas
Horário: 14h00min
Mestrando: Rafhael Brum Werlang
Orientadores: Profa. Dra. Ruth de Souza Schneider e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Este trabalho vincula-se a Linha de Pesquisa em Novas Tecnologias no Ensino de Física, do Instituto de Física da UFRGS. Através do uso de um hipertexto contendo animações, textos, figuras, modelagens, experimentos reais e vídeos, procuramos construir um material didático facilitador do processo ensino/aprendizagem, fundamentado nas relações sociais entre os alunos e o professor. Essa abordagem do processo de ensino/aprendizagem facilitou a construção dos conceitos físicos de mecânica dos fluidos, em especial o conteúdo de dinâmica dos fluidos. Esses conteúdos foram trabalhados de forma contextualizada com o dia-a-dia rural, levando em conta as vivências dos alunos de uma escola técnica, como é o caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (CEFET/SVS), onde o projeto foi implementado. O projeto foi desenvolvido no referencial teórico de Vygotsky, centrado na interação social e no processo de aprendizagem. A primeira etapa do projeto consistiu na aplicação de um pré-teste que serviu para determinar o nível de desenvolvimento real do aluno, ou seja, aquilo que ele conseguia fazer e entender sozinho. Na segunda etapa, durante a implementação do projeto, foram solicitadas aos alunos tarefas, para as quais foram fornecidas dicas que visavam facilitar a sua realização. A colaboração do professor e dos colegas na resolução das tarefas pelo aluno, forneceu evidências do que ele poderia desenvolver com a ajuda de seus pares. Na terceira etapa aplicamos um novo teste individual. O hipertexto, bem como todo o material didático desenvolvido, poderão ser acessados por professores e alunos na rede mundial de computados no endereço www.if.ufrgs.br/~werlang.
Programa para qualificação de professores para ensino de Física em séries iniciais do Ensino
Horário: 14h30min
Mestrando: Felipe Damasio
Orientadores: Profa. Dra. Maria Helena Steffani
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O ensino de Física se inicia ainda nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como parte do conteúdo denominado Ciências. Desta introdução dos primeiros conceitos físicos depende grande parte do ensino de Física subseqüente. Porém, a maioria dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental não têm formação adequada para promover este primeiro contato de estudantes com a Física. Então, foi desenvolvido um curso visando instrumentalizar os professores para que desempenhem de uma maneira mais adequada este princípio de educação em Física. Este curso, ministrado pelo autor desse projeto, se dará na forma de curso de extensão da UFRGS a ser realizado com um grupo de cerca de dez professores em Criciúma, SC. O curso está estruturado em quatro módulos, que contemplam diversos instrumentos e estratégias pedagógicas. Cada módulo começa com aulas de laboratório, seguido de uma interação em sala de aula com textos especialmente produzidos para o curso. Estes textos abordam história da ciência, aplicação ao cotidiano e discussão dos conceitos físicos envolvidos nas experiências e nos próprios textos. Por fim, cada módulo utiliza recursos multimídia, que vêm sendo produzidos por vários autores, para enriquecer o ensino de Física e que estão disponíveis na internet. Parte dos conhecimentos discutidos no curso de extensão será aplicado aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental pelos professores que participaram do curso. A aplicação será adaptada de modo a levar em conta os interesses e características de cada turma de alunos e será acompanhada pelo autor do projeto, sendo este um ponto de apoio aos professores durante a apresentação dos conteúdos de Física aos seus alunos. A avaliação do projeto considerará tanto os resultados obtidos em relação ao professores, como em relação aos alunos. Estes resultados serão analisados através de entrevistas com os professores e de testes de atitude com os alunos.
Atividades de Física para o Ensino Médio envolvendo simulações computacionais com o uso da linguagem Python
Horário: 15h00min
Mestrando: Rodrigo Melo Paredi
Orientadores: Profa. Dra.Rejane Maria Ribeiro Teixeira
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Conforme os PCNEM’s deve-se investir no fazer, manusear, operar e agir por parte dos alunos, em diferentes formas e níveis. Eles também devem ser estimulados ao uso de meios tecnológicos. Desta forma, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de atividades envolvendo simulações computacionais interativas com o uso da linguagem Python para os conteúdos de física para as três séries do ensino médio do Colégio Estadual Marechal Rondon, em Canoas, RS. Python é uma linguagem de programação orientada a objetos, e uma de suas vantagens é que pode ser usado livremente, ou seja, seus códigos são abertos e as simulações criadas com o mesmo são compatíveis com várias plataformas, dentre elas Windows e Unix. Inicialmente pretendemos utilizar simulações em Python disponíveis na rede, mas posteriormente desenvolveremos simulações mais elaboradas, tendo como base as já existentes, valendo-nos do fato delas possuírem códigos abertos, permitindo que possamos fazer adaptações. São conhecidos vários programas de simulação em Física, porém a grande maioria não é livre, nem gratuita. Outros, mesmo disponíveis e gratuitos, são compatíveis somente com Windows, não tendo os códigos abertos. O Colégio Rondon dispõe de um laboratório de informática com 15 microcomputadores, com ambiente Unix, conectados à Internet. Estamos prevendo um total de 20 horas-aula para que sejam trabalhadas as atividades relacionadas às simulações. Este trabalho também visa desmistificar o ambiente Linux, mostrando ser viável sua utilização nas escolas. Esta proposta está fundamentada nas teorias de interação social de Vygotsky e de aprendizagem significativa de Ausubel. O material instrucional elaborado (hipertextos e simulações em Python) será disponibilizado na forma de uma página nos computadores da escola e em CD-ROM. Ao término da aplicação do projeto, a proposta será avaliada pelos alunos através de um questionário de opinião. Para que outros professores possam utilizar o material desenvolvido, prepararemos um guia com informações sobre sua utilização a ser publicado em uma das séries de apoio ao professor de Física.


A utilização do microcomputador num laboratório didático de Eletromagnetismo e Física Moderna
Horário: 15h30min
Mestrando: Sandro Silva de Lima
Orientadores: Profa. Dra. Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Silvio Luis de Souza Cunha
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A aquisição automática de dados com um computador no laboratório de Física é um processo que vem sendo utilizado há muitos anos pela física experimental para a otimização dos processos de medidas ou até mesmo para realizar medidas que não seriam possíveis de serem realizadas sem o uso de computadores. Esta tecnologia foi inserida nos laboratórios didáticos de ensino médio, no início da década de noventa pelos países desenvolvidos, mas no Brasil esta tecnologia ainda não é utilizada em larga escala nos laboratórios didáticos. O objetivo deste projeto é conceber e implementar atividades experimentais envolvendo aquisição automática de dados nas áreas do Eletromagnetismo e da Física Moderna, que promovam aprendizagem significativa, tendo por base a teoria sócio-interacionista de Vygotsky, visando sanar a carência deste tipo de tecnologia nas escolas de ensino médio. O produto educacional resultante deste trabalho deve ser um texto de apoio ao professor, que incluirá os detalhes da construção dos sensores e interfaces analógico-digital utilizados nas experiências, bem como guias e textos elaborados para orientar os alunos no desenvolvimento das atividades experimentais concebidas. O projeto será desenvolvido no Colégio Espírito Santo, na cidade de Porto Alegre, RS no segundo semestre de 2007 na turma do terceiro ano do ensino médio. As aulas serão ministradas pelo proponente deste projeto para uma turma com treze alunos. Será utilizado como recurso didático o laboratório de informática da escola e as interfaces analógico-digitais produzidas durante o projeto. Os conteúdos abordados no terceiro ano serão eletrostática, eletricidade, magnetismo e tópicos de física moderna. Em todas as atividades pretende-se construir guias e textos com o objetivo de discutir os significados das medidas físicas realizadas com os alunos.
Partículas Elementares e Interações Fundamentais no Ensino Médio
Horário: 16h00min
Mestrando: Lisiane Araujo Pinheiro
Orientadores: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira e Profa. Dra. Sayonara Salvador Cabral da Costa
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O conhecimento é compartilhado com um número cada vez maior de cidadãos através de uma rede de informações cada vez mais abrangente. A televisão, a internet, os jornais e as revistas aproximam a população das diversas áreas do conhecimento, dentre elas a Física. O que se divulga nos meios de comunicação é a Física contemporânea que pouco pode ser comparada com a Física que é ensinada nas escolas. A Física dos currículos escolares ficou parada no século XIX. Com a intenção de atenuar estas diferenças este projeto propõe a introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio, especificamente propõe-se a introdução do tópico: Partículas Elementares e Interações Fundamentais. Acreditamos que a introdução de assuntos atuais contribua para aumentar a motivação dos estudantes em relação à Física e enriqueça sua formação científica. Esta proposta será implementada nas escolas Estaduais Coronel Afonso Emílio Massot e Padre Reus, ambas localizadas em Porto Alegre. O público alvo será os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio nestas duas escolas no segundo semestre de 2007. Será desenvolvida uma unidade de estudo, baseada em exposições dialogadas e confecção e discussão de mapas conceituais, e a elaboração de um texto de apoio ao professor de Física sobre Partículas Elementares e suas Interações. Como referencial teórico para a implementação da unidade de estudo usaremos a teoria de Vygotsky (Moreira, 1999) e para a elaboração do texto será usada a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (Moreira, 2006).


No dia 16/7/2007 :
Ensino de Ciências na 5ª série através de software educacional: O despertar para a Física
Horário: 9h00min
Mestrando: Zilk Herzog Meurer
Orientadores: Profa. Dra. Maria Helena Stefffani
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Construir o conhecimento de maneira efetiva e autônoma por parte do aluno tem sido um desafio para o ensino de Física, principalmente no Ensino Fundamental. Uma das questões relevantes para promover esta aprendizagem significativa relaciona-se ao conteúdo programático de quinta série do Ensino Fundamental. O enfoque dado ao conteúdo programático de quinta série deveria privilegiar um pouco mais a Física, formando subsunçores para os conceitos físicos mais aprofundados na fase adolescente, tornando-os de mais fácil compreensão. É certo que para uma aprendizagem se transformar em significativa o aluno deve introjetar em sua estrutura cognitiva conceitos que ao serem trabalhados sirvam de “âncora” ao novo conhecimento apresentado. Pensamos que quanto mais cedo a criança for introduzida aos conceitos físicos com metodologia e técnica apropriadas, mais facilmente poderá formar subsunçores que sirvam de embasamento ao novo conhecimento transformando a aprendizagem mecânica, tão comum no conteúdo de Física, em aprendizagem significativa. O processo de assimilação a partir do que vê, ouve, vive e interage com o meio, promove o desenvolvimento do conhecimento físico. Assim, pensamos que ao interagir a criança está construindo seu conhecimento e desenvolvendo estruturas lógicas que contribuirão na estruturação e organização deste conhecimento. Cabe ressaltar a importância dos conhecimentos espontâneos dos alunos a respeito do seu cotidiano e das coisas que o cerca. O desafio para estimular e oportunizar meios que promovam o desenvolvimento cognitivo da criança necessariamente deve contemplar material didático potencialmente significativo. Computador e televisão usam imagens dinâmicas para atrair a atenção da criança. Se forem usados objetos educacionais interativos, semelhantes a jogos lógicos, associados aos conteúdos de quinta série do Ensino Fundamental, poderão promover o desenvolvimento cognitivo do aluno através de sua participação ativa? Considerando o exposto acima nossa proposição consiste na elaboração de quatro objetos educacionais interativos computadorizados para o desenvolvimento do conteúdo programático de quinta série do Ensino Fundamental em escolas informatizadas. O projeto prevê, ainda, adaptações dos objetos educacionais para escolas que não disponham de sala de informática nos mesmos conteúdos. Adaptados ao ambiente da escola e público-alvo poderão ser reutilizados em outras séries e conteúdos ou mesmo em outras disciplinas.
Atividades de ótica exploradas no ensino médio através de reflexões epistemológicas com o emprego do Vê de Gowin
Horário: 9h30min
Mestrando: Carmes Ana da Rosa Batistella
Orientadores: Profa. Dra. Rejane Maria Ribeiro Teixeira
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O contexto do ensino de Física tradicional que tem sido desenvolvido na maioria das escolas de nível médio, ou seja, com aulas expositivas e listas de problemas para serem resolvidos pelos alunos e, mais raramente, com o uso de experimentos em laboratório e/ou aulas em laboratório de informática, se dá quase sempre sem um respaldo teórico. Neste trabalho se propõe uma metodologia utilizando recursos de experimentos reais e virtuais, em uma nova perspectiva fundamentada em teorias construtivistas, objetivando melhores resultados e, principalmente, uma nova visão para o ensino dos conteúdos de ótica , na qual se tenha como meta principal a construção do conhecimento, ainda que gradativa e lenta, pelo aluno. Apresenta-se uma proposta metodológica com ênfase no estudo através de módulos didáticos, utilizando simulações de eventos com o uso de novas tecnologias e, também, experimentos convencionais, fundamentada nas teorias de Vygotsky e Ausubel, propiciando compartilhar significados através do emprego de diagramas adaptados a partir do Vê de Gowin, onde procurar-se-á buscar uma aprendizagem significativa. A composição dos módulos propõe uma motivação inicial através de exposição oral questionada, com o objetivo de despertar no aluno seus conhecimentos prévios. Em cada um dos módulos é proposta uma atividade baseada em experimento virtual (simulações, applets, etc.) ou real, acompanhada de um guia simplificado com questionamentos, a ser desenvolvida com os alunos trabalhando em grupos. Paralelamente, em cada atividade foi construído um diagrama Vê individualmente pelos alunos, posteriormente apresentado à turma, com o objetivo de promover discussões no grande grupo. A aplicação desta proposta de trabalho ocorreu no 4º bimestre letivo do ano de 2006 na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Araby Augusto Nácul, em Lagoa Vermelha, RS, com uma turma de 3ª série de ensino médio noturna, os alunos foram divididos em seis grupos de três componentes cada um. O material instrucional produto da dissertação é apresentado na forma de um hipertexto e composto de seis módulos didáticos, compreendendo as atividades propostas incluindo os experimentos reais e virtuais (simulações), os correspondentes diagramas Vê adaptados a serem elaborados pelos alunos e material de apoio com conteúdos desenvolvidos nos módulos e, ainda, exercícios de fixação. As orientações de uso do material, tanto para alunos como para professores, também estão incluídas no material instrucional, que será disponibilizado em CD-Rom. O trabalho de conclusão encontra-se na fase final de redação.
A Inserção de Tópicos de Astronomia Como Motivação Para o Estudo da Mecânica em Uma Abordagem Epistemológica Para o Ensino Médio
Horário: 10h00min
Mestrando: Érico Kemper
Orientadores: Profa. Dra. Fernanda Ostermann e Profa. Dra. Maria de Fátima Oliveira Saraiva
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A realidade educacional do ensino de física vem manifestando uma verdadeira crise, evidenciada pela falta de interesse e dificuldades de aprendizagem nas escolas de ensino médio e pela evasão de alunos das salas de aula bem como pelos índices elevados de analfabetismo científico. Nossa proposta de trabalho consistiu em apresentar uma abordagem epistemológica, embasada nas filosofias de Popper, Lakatos e Kuhn, no estudo da mecânica, partindo de tópicos de astronomia ou inserindo-os no estudo da área para os estudantes, para facilitar uma aprendizagem significativa. Questões epistemológicas e elementos da história da ciência possibilitam ricas discussões em grupo, contribuindo para mostrar o verdadeiro processo da construção da Física. Para promover uma aprendizagem significativa os estudantes deverão estar motivados e pré-dispostos. Paralelamente, incluímos vídeos que abordam alguns temas em questão por utilizarem a poderosa ferramenta audiovisual da comunicação da atualidade. Essa forma de abordagem humaniza a disciplina e seu corpo de conhecimento, motiva os alunos dando significado ao que está sendo estudado possibilitando aulas desafiadoras e reflexivas, permitindo uma compreensão melhor dos conceitos em estudo e da própria ciência, demonstrando que ela não está acabada e que o conhecimento científico atual está sujeito a transformações, desenvolvendo com essa prática uma epistemologia mais rica e autêntica. Essa proposta foi aplicada em turmas de 1ª série do ensino médio de uma escola pública e os conteúdos de astronomia mostraram-se, em praticamente sua totalidade, de grande interesse para os alunos, conforme ficou evidenciado pela participação ativa da maioria deles nas discussões em aula. A abordagem histórica e epistemológica na introdução aos conceitos mostrou-se motivadora no sentido de gerar discussões sobre a construção dos conceitos e da própria física. Da mesma forma, vídeos devidamente selecionados demonstraram serem uma poderosa ferramenta aliada na processo de ensino-aprendizagem em ciências pelos recursos de animação gráfica em 3D e simulações que essa tecnologia permite.


Resultados parciais da aplicação relativa a ondas mecânicas do projeto “um novo olhar nas atividades experimentais de Física”
Horário: 10h30min
Mestrando: Lizandra Botton Marion Morini
Orientadores: Profa. Dra.Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Nesta Jornada apresentaremos resultados parciais da aplicação do nosso projeto de mestrado, que está voltado para atividades experimentais integradas com animações virtuais e softwares educativos. O embasamento teórico está apoiado na teoria interacionista de Vygotsky, especialmente no que diz respeito à interação social durante as aulas, e na epistemologia do progresso científico de Laudan, na preparação dos guias de atividades entregues aos alunos. Os conteúdos cobertos pelo projeto incluem ondas mecânicas transversais (em molas), elípticas e longitudinais (sonoras), e ondas eletromagnéticas. Nesta Jornada nos limitaremos à apresentação da parte relativa às ondas mecânicas. Os guias desenvolvidos seguem um padrão em que as atividades têm como mote uma questão instigadora, bem contextualizada, que inicialmente não é respondida. Então, os alunos respondem individualmente questões mais simples preparatórias que estão relacionadas com a questão central. Em pequenos grupos eles discutem as respostas dadas individualmente às várias questões visando chegar a uma idéia mais apropriada, que é exposta para todos os integrantes da sala. Em seguida, passam para a execução de uma atividade experimental (real e/ou virtual), em grupos de quatro, e respondem questões à medida que os trabalhos prosseguem. Finalmente, ocorre uma discussão com todos os integrantes da sala sobre a atividade e os conceitos mais relevantes que foram discutidos, retomando-se a questão inicial, que é respondida, de forma consensual pelo grande grupo. Os materiais virtuais que acompanham os guias incluem animações disponíveis na rede, principalmente as criadas no Mestrado Profissional da UFRGS, e software para análise de som. Uma experiência didática está em andamento, com uma turma de terceiro ano do ensino médio, com a qual já foram realizadas quatro, das cinco atividades previstas para ondas mecânicas. No prosseguimento, deverão ser realizadas três atividades relativas a ondas eletromagnéticas. Como resultado parcial, podemos adiantar que o envolvimento dos alunos tem sido marcante, havendo discussões em todos os momentos das aulas, verificando-se negociação de significados junto a colegas e ao professor, na busca de soluções que melhor respondam às questões. Através destas discussões já é possível perceber uma evolução conceitual dos alunos.
Uma proposta para inclusão de astronomia no ensino básico através de atividades extracurriculares
Horário: 11h00min
Mestrando: Cláudio Beust Amador
Orientadores: Profa. Dra. Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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Muitos conceitos básicos de astronomia são mal compreendidos até por pessoas que possuem escolaridade superior, às vezes até na área da física, onde graduandos possuem disciplinas de Astronomia durante seu curso. Ao elaborar uma pesquisa sobre o nível de conhecimento de alguns tópicos de Astronomia entre os visitantes do MCT/PUC, pude constatar que as pessoas têm idéias equivocadas em assuntos como estações do ano, forma do planeta Terra, forma da órbita terrestre em torno do Sol, movimento aparente das estrelas devido à rotação da Terra, distâncias dentro do Sistema Solar, entre outros. Pensando numa maneira de contribuir para a melhor na compreensão desses conceitos, planejei para meu trabalho de mestrado a elaboração de um curso de extensão para professores a partir da 5.a série do ensino fundamental, cujo objetivo é incentivar a introdução da Astronomia no ensino básico através de atividades extracurriculares. Esse projeto visa colocar uma maior parcela de professores e estudantes em contato com essa disciplina, uma vez que, em geral, ela não faz parte do currículo do ensino médio e fundamental. O curso terá duração de 40h, e abordará alguns tópicos de Astronomia Fundamental, entre os quais estão os assuntos que fizeram parte da pesquisa já mencionada. Como material de apoio ao curso estão sendo desenvolvidos hipertextos, animações, fotos e gráficos, além de materiais para as aulas práticas do curso, por exemplo, um astrolábio e uma bússola. A parte gráfica do material de apoio dará ênfase à visualização das proporções do sistema solar, dos ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, da forma do nosso planeta, da sua órbita em torno do Sol, enfim, dos assuntos que requerem imaginação espacial. O produto final de meu mestrado será constituído pelo material eletrônico de apoio ao curso, que está em construção no endereço provisório http://br.geocities.com/hpclaudioweb2/astrocurso.htm. A avaliação será baseada no desempenho dos participantes em um questionário a ser aplicado no início e no final do curso.
No dia 31/8/2007 :
“O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA DOS FLUIDOS, APLICADO EM ESCOLAS TÉCNICAS”.
Horário: 10h00min
Mestrando: RAFHAEL BRUM WERLANG
Orientadores: Profa. Dra. Ruth de Souza Schneider e Co-orientador: Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira.