Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Física
Mestrado Profissionalizante no
Ensino de Física
Astronomia
Prof. Maria de Fátima
Aluna: Zilk Herzog Meurer
O SISTEMA SOLAR EM UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
OBJETIVOS:
·
Explorar
as distâncias características relativas ao Sistema Solar utilizando-se um rolo
de papel higiênico ou bobina de papel de máquina registradora.
·
Estabelecer
uma demonstração gráfica das distâncias variadas e dos enormes espaços comparativos entre escalas.
MATERIAL:
·
Um rolo de papel
higiênico folha dupla ou bobina de papel;
·
Fotos dos
planetas ou alfinetes com cabeças coloridas;
·
Tabela de
medidas;
·
Fita métrica;
·
Base de isopor
de 80 cm x 30 cm;
·
10 contas ou
bolinhas de isopor coloridas, procurando estabelecer tamanhos diferenciados;
·
10 palitos, para
fixar os planetas na base.
PROCEDIMENTO:
·
Deverão ser
formados grupos de 10 alunos (um dos alunos representa o Sol).
·
Cada aluno
deverá escolher um dos planetas para representar. Após a escolha a primeira
tarefa será a pesquisa sobre o planeta que representará. O aluno terá que falar
sobre seu planeta em atividade prática no pátio da escola.
·
A partir dos
dados da tabela abaixo identificar os planetas a partir das distâncias dadas em
relação ao Sol. Coloque seus nomes em seus respectivos lugares na tabela
abaixo.
·
A partir das
distâncias fornecidas na tabela abaixo, em folhas de papel, distribuir as
folhas correspondentes a cada aluno representante de um planeta. Cada aluno
deverá se posicionar conforme a distância dos planetas envolvidos. Cada aluno
deverá marcar com caneta colorida sua posição no papel higiênico. O aluno
representará seu planeta.
·
Usando a fita
métrica verificar a distância correspondente em metros e preencher a tabela.
·
Com a base e as contas
ou bolinhas de isopor coloridas, construir um modelo do Sistema Solar, com os
dados da tabela das medidas preenchendo a tabela dos centímetros. Para esta
construção utilizar uma escala opcional, onde 1,0 folhas =
·
O modelo a ser
construído em metros deverá ser realizado no pátio ou calçada externa da escola
onde os alunos representarão seus respectivos planetas.
·
Neste momento
haverá a comunicação de cada aluno sobre o planeta que representa.
Objeto |
Distância
média |
Distância
do sol |
Distância entre objetos (m) |
Distância entre objetos (cm) |
Sol |
- |
- |
- |
- |
|
58 milhões de quilômetros |
1 |
|
|
|
108 milhões de quilômetros |
1,8 |
|
|
|
150 milhões de quilômetros |
2,5 |
|
|
|
228 milhões de quilômetros |
3,8 |
|
|
|
778 milhões de quilômetros |
13,2 |
|
|
|
1.426 milhões de quilômetros |
24,2 |
|
|
|
2.877 milhões de quilômetros |
48,6 |
|
|
|
4.508 milhões de
quilômetros |
76,3 |
|
|
|
5.955 milhões de quilômetros |
100 |
|
|
Atividades
para fixação:
1.
Os alunos
deverão se agrupar conforma características semelhantes dos seus planetas( Mercúrio,
Vênus, Terra e Marte) e comunicar aos colegas suas descobertas.
2.
Os alunos
representantes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno comunicarão ao grande grupo
suas semelhanças.
3.
Os alunos
representantes do Sol e Plutão deverão comunicar suas diferenças em relação aos
outros planetas.
4.
Questionar-se
sobre suas distâncias e verificar porque os planetas não podem ser visualizados
de forma clara da Terra.
5.
Discutir sobre
planetas e estrelas com auxílio do aluno representante do Sol.
6.
Discutir a
origem do Sistema Solar.
REFERÊNCIAS