Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Física

Mestrado Profissionalizante no Ensino de Física

Astronomia

Prof. Maria de Fátima

 

Aluna: Tatiana Brambila Rockenbach

 

 

O SISTEMA SOLAR EM UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

 

 

OBJETIVOS:

 

 

·        Fazer o aluno reconhecer uma escala.

·        Explorar as distâncias características relativas ao Sistema Solar utilizando-se um rolo de papel higiênico ou bobina de papel de máquina registradora.

·        Demonstrar aos alunos que as representações de livros e revistas estão em escalas.

·        Proporcionar ao aluno a reprodução de suas próprias escalas.

 

 

MATERIAL:

 

·        Um rolo de papel higiênico folha dupla ou bobina de papel;

·        Fotos dos planetas ou alfinetes com cabeças coloridas;

·        Tabela de medidas;

·        Fita métrica;

·        Base de isopor de 80 cm x 30 cm;

·        10 contas ou bolinhas de isopor coloridas, procurando estabelecer tamanhos diferenciados;

·        10 palitos, para fixar os planetas na base.

 

 

 

 

PROCEDIMENTO:

               1°Passo:

Deverão ser formados grupos de 10 alunos (um dos alunos representa o Sol). Cada aluno deverá escolher um dos planetas para representar. Após a escolha a primeira tarefa será a pesquisa sobre o planeta que representará. O aluno terá que falar sobre seu planeta em atividade prática no pátio da escola.

2°Passo:

]A partir dos dados da tabela abaixo identificar os planetas a partir das distâncias dadas em relação ao Sol. Coloque seus nomes em seus respectivos lugares na tabela abaixo.

A partir das distâncias fornecidas na tabela abaixo, em folhas de papel, distribuir as folhas correspondentes a cada aluno representante de um planeta. Cada aluno deverá se posicionar conforme a distância dos planetas envolvidos. Cada aluno deverá marcar com caneta colorida sua posição no papel higiênico. O aluno representará seu planeta.

3°Passo:

Usando a fita métrica verificar a distância correspondente em metros e preencher a tabela. Com a base e as contas ou bolinhas de isopor coloridas, construir um modelo do Sistema Solar, com os dados da tabela das medidas preenchendo a tabela dos centímetros. Para esta construção utilizar uma escala opcional, onde 1,0 folhas = 0,1cm. 

4ºPasso:

O modelo a ser construído em metros deverá ser realizado no pátio ou calçada externa da escola onde os alunos representarão seus respectivos planetas. Neste momento haverá a comunicação de cada aluno sobre o planeta que representa.

 

 

 

 

 

 

 

Objeto

Distância média
do sol (Km
)

Distância do sol
no papel de toalete

Distância entre objetos (m)

Distância

entre objetos

(cm)

Sol

-

-

-

-

 

58 milhões de quilômetros

1

 

 

 

108 milhões de quilômetros

1,8

 

 

 

150 milhões de quilômetros

2,5

 

 

 

228 milhões de quilômetros

3,8

 

 

 

778 milhões de quilômetros

13,2

 

 

 

1.426 milhões de quilômetros

24,2

 

 

 

2.877 milhões de quilômetros

48,6

 

 

 

4.508 milhões de quilômetros

76,3

 

 

 

5.955 milhões de quilômetros

100

 

 

 

 

 

Atividades para fixação:

 

1.      Os alunos deverão se agrupar conforme características semelhantes dos seus planetas Jovianos e terrestres comunicar aos colegas suas descobertas.

2.      Os alunos devem descrever as características de seus planetas e ver o que possuem de semelhantes entre eles.

3.      Os alunos representantes do Sol e Plutão deverão comunicar suas diferenças em relação aos outros planetas e porque deve existir essas diferenças.

4.      Debater entre eles porque visto da Terra os planetas parecem ser bem menor que realmente são. Explicar a importância das escalas para as representações.

5.      Discutir sobre planetas e estrelas com auxílio do aluno representante do Sol.

6.      Fazer um mesa redonda para discutir o sistema solar.

 

REFERÊNCIAS