Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Física
Mestrado Profissionalizante no
Ensino de Física
Astronomia
Prof. Maria de Fátima
Aluna: Tatiana Brambila Rockenbach
O SISTEMA SOLAR EM UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
OBJETIVOS:
·
Fazer o aluno reconhecer uma escala.
·
Explorar
as distâncias características relativas ao Sistema Solar utilizando-se um rolo
de papel higiênico ou bobina de papel de máquina registradora.
·
Demonstrar
aos alunos que as representações de livros e revistas estão em escalas.
·
Proporcionar
ao aluno a reprodução de suas próprias escalas.
MATERIAL:
·
Um rolo de papel
higiênico folha dupla ou bobina de papel;
·
Fotos dos
planetas ou alfinetes com cabeças coloridas;
·
Tabela de
medidas;
·
Fita métrica;
·
Base de isopor
de 80 cm x 30 cm;
·
10 contas ou
bolinhas de isopor coloridas, procurando estabelecer tamanhos diferenciados;
·
10 palitos, para
fixar os planetas na base.
PROCEDIMENTO:
1°Passo:
Deverão ser formados grupos de 10 alunos
(um dos alunos representa o Sol). Cada aluno deverá escolher um dos planetas
para representar. Após a escolha a primeira tarefa será a pesquisa sobre o
planeta que representará. O aluno terá que falar sobre seu planeta em atividade
prática no pátio da escola.
2°Passo:
]A partir dos dados da tabela abaixo identificar
os planetas a partir das distâncias dadas em relação ao Sol. Coloque seus nomes
em seus respectivos lugares na tabela abaixo.
A partir das distâncias fornecidas na
tabela abaixo, em folhas de papel, distribuir as folhas correspondentes a cada
aluno representante de um planeta. Cada aluno deverá se posicionar conforme a
distância dos planetas envolvidos. Cada aluno deverá marcar com caneta colorida
sua posição no papel higiênico. O aluno representará seu planeta.
3°Passo:
Usando a fita métrica verificar a
distância correspondente em metros e preencher a tabela. Com a base e as contas
ou bolinhas de isopor coloridas, construir um modelo do Sistema Solar, com os
dados da tabela das medidas preenchendo a tabela dos centímetros. Para esta
construção utilizar uma escala opcional, onde 1,0 folhas = 0,1cm.
4ºPasso:
O modelo a ser construído em metros
deverá ser realizado no pátio ou calçada externa da escola onde os alunos
representarão seus respectivos planetas. Neste momento haverá a comunicação de
cada aluno sobre o planeta que representa.
Objeto |
Distância
média |
Distância
do sol |
Distância entre objetos (m) |
Distância entre objetos (cm) |
Sol |
- |
- |
- |
- |
|
58 milhões de quilômetros |
1 |
|
|
|
108 milhões de quilômetros |
1,8 |
|
|
|
150 milhões de quilômetros |
2,5 |
|
|
|
228 milhões de quilômetros |
3,8 |
|
|
|
778 milhões de quilômetros |
13,2 |
|
|
|
1.426 milhões de quilômetros |
24,2 |
|
|
|
2.877 milhões de quilômetros |
48,6 |
|
|
|
4.508 milhões de
quilômetros |
76,3 |
|
|
|
5.955 milhões de quilômetros |
100 |
|
|
Atividades
para fixação:
1.
Os alunos
deverão se agrupar conforme características semelhantes dos seus planetas Jovianos
e terrestres comunicar aos colegas suas descobertas.
2.
Os alunos devem
descrever as características de seus planetas e ver o que possuem de
semelhantes entre eles.
3.
Os alunos
representantes do Sol e Plutão deverão comunicar suas diferenças em relação aos
outros planetas e porque deve existir essas diferenças.
4.
Debater entre
eles porque visto da Terra os planetas parecem ser bem menor que realmente são.
Explicar a importância das escalas para as representações.
5.
Discutir sobre
planetas e estrelas com auxílio do aluno representante do Sol.
6.
Fazer um mesa
redonda para discutir o sistema solar.
REFERÊNCIAS