UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE  FÍSICA

ENSINO DE ASTRONOMIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTEIRO PARA AULA PRÁTICA

 

MÓDULO 1 – FASES DA LUA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                        Professora Drª Maria de Fátima Oliveira Saraiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Ricardo Alcântara Goulart

 

Porto Alegre, abril de 2006

 

            Observe as fotos abaixo que mostram uma caixa que foi construída para exploração do tópico FASES DA LUA.

 

            

 

 

           

 

            No orifício maior da face A da caixa  é  colocada uma lanterna de baixo custo  com leds, como a mostrada abaixo:

                                             

 

            Utilizando a caixa mostrada nas fotos, faça o que se pede:

 

1. Estude e analise o hipertexto chamado FASES DA LUA, de autoria dos professores Kepler de Souza  Oliveira  Filho e  Maria  de Fátima Oliveira Saraiva,  cujo endereço é

 

http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm

 

2. Ligue a lanterna e coloque-a no orifício maior da face A da caixa.

 

3. Olhando pelo orifício da face B da caixa, qual a fase da Lua que estamos a simular?

 

4. Olhando pelo menor orifício da face A da caixa, qual a fase da lua que estamos a representar?

 

5) Observando pelo orifício da face D da caixa, escreva a fase da lua que está sendo simulada.

 

6) Observe pelo orifício da face C da caixa e escreva a fase da lua que está sendo representada.

 

7) Suponha que se pudesse colocar a lanterna ligada por um orifício maior na face D da caixa. Ao olhar pelo orifício da face B, que fase da lua estaremos simulando?

 

8) Suponha que se pudesse  inserir a lanterna ligada por um orifício maior na face C da caixa. Ao olhar pelo orifício da face D, que fase da Lua estaremos representando?

 

9) Comente sobre o chamado "lado escuro da Lua".  Ele existe?  Pesquise sobre o que as pessoas que convivem com você, seus pais, irmãos, amigos, pensam a respeito disso?

 

10) Observe as fotos abaixo A, B, C e D, que foram tiradas utilizando a caixa. Relacione as fotos com cada uma das fases da Lua.

 

     

                            A                                                                 B

 

 

   

                            C                                                                  D

 

11) Crie uma questão utilizando a caixa.

 

12)Se você fosse criar uma caixa para trabalhar as fases da lua, como você procederia? O que você implementaria de diferente da caixa que foi sugerida acima?