UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

 

ASTRONOMIA

 

 

ROTEIRO DE CONSTRUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA OBSERVAÇÃO DAS FASES DA LUA

 

 

ALUNO: MAURÍCIO GIRARDI

 

PROFESSORA: MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA SARAIVA

 

ABRIL DE 2006

 

A Elaboração de materiais instrucionais para serem utilizados em sala de aula com vistas a aprimorar o processo de aprendizagem, pode ser de grande valia. A manipulação, pelo aluno, de modelos elaborados para tentar descrever o comportamento da natureza pode revelar um caráter muitas vezes escondido no processo ensino-aprendizagem, qual seja, a vontade do aluno em explorar ferramentas, portando-se de maneira mais ativa na construção de seu próprio conhecimento; deixando de ser apenas um “receptor” e “repetidor” de informações que em grande parte das vezes não carregam nenhum significado em sua vida. Neste sentido, apresenta-se aqui um roteiro para a construção de um tipo de material instrucional que pode facilitar a compreensão do aluno no que se refere às fases da lua. A atividade proposta pode ser feita previamente pelo professor e após uma apresentação aos alunos é aconselhável que o professor oriente seus alunos para que cada um construa o seu.

 

Material necessário:

-          uma caixa de papelão que tenha as seis faces em boas condições;

-          uma esfera de isopor (branca) de aproximadamente 2 cm de raio;

-          uma pequena haste de madeira (da grossura de um lápis e com aproximadamente 5cm de comprimento);

-          tesoura;

-          cola;

-          régua;

-          opcionalmente uma pequena lanterna.

 

Montagem:

Fixe a esfera de isopor em uma das extremidades da haste de madeira. Usando cola fixe a extremidade oposta da haste junto ao fundo da caixa e em uma posição central (você pode traçar duas diagonais no fundo da caixa e o ponto de cruzamento das duas é onde melhor ficará posicionada a haste).

Feito isto, marque um ponto em cada parede lateral da caixa que esteja alinhado em altura e posição com o centro da esfera. Em cada um desses pontos faça uma pequena abertura (da espessura de uma caneta esferográfica). Escolha uma dessas aberturas para fazer um furo maior (4 cm de diâmetro). Este furo maior será o sol em seu modelo.  

 

Utilização do material:

Volte a parte da caixa que tem o maior furo para o local de onde provém maior intensidade luminosa. Olhando por esta parte (que é por onde a luz entra) você verá uma lua cheia. Gire em torno da caixa olhando por cada furo que você fez nas paredes laterais. Para cada furo você verá uma lua (ou a lua em uma determinada fase). Determine quais fases são para cada lateral.

Se quiser usar a lanterna sugerida, deves fixá-la no furo maior e logo do lado deste fazer um furo igual aos das outras três paredes. Neste caso seu sol será a lanterna e pelo furo logo ao lado da lanterna você verá a lua em sua fase cheia.