UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Instituto de Física

Mestrado Profissionalizante no Ensino de Física

Astronomia

Prof. Maria de Fátima

Aluna: Lizandra Botton Marion Morini

 

 

O SISTEMA SOLAR EM UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

 

 

OBJETIVOS:

 

·        Representar em escala as distâncias relativas ao Sistema Solar utilizando-se um rolo de papel higiênico ou bobina de papel de máquina registradora.

·        Demonstrar atraves de um modelo utilizando rolo de papel higienico as grandes variações entre as distâncias dos planetas do sistema solar.

 

MATERIAL:

 

·        Um rolo de papel higiênico folha dupla ou bobina de papel;

·        Alfinetes com bandeirinhas com o nome de cada planeta;

·        Tabela de medidas;

·        Fita métrica;

·        10 palitos, para fixar os planetas na base.

 

PROCEDIMENTO:

 

·        Toda a turma deverá como atividade extraclase estudar as caracteristicas de cada planeta do sistema solar e estudar a tabela abaixo.

·        A partir dos dados da tabela abaixo identificar os planetas a partir das distâncias dadas em relação ao Sol. Coloque seus nomes nas bandeirinhas e fixe-as nos alfinetes

·        O professor deverá orientar sobre o conceito de escala e seu formalismo matemático.

·        A partir das distâncias fornecidas na tabela abaixo, em folhas de papel, os alunos deverão fixar os alfinetes com nome dos planetas. Cada aluno deverá se posicionar conforme a distância dos planetas envolvidos. Cada aluno deverá marcar com caneta colorida sua posição no papel higiênico. O aluno representará seu planeta.

·        Usando a fita métrica verificar a distância correspondente em metros e preencher a tabela.

·        Com a base na tabéla fixar os alfinetes de acordo com a escal  proposta na tabela representado entre planetas e o sol do sistema Para esta construção utilizar uma escala opcional, onde 1,0 folhas = 0,5 cm. 

·        O modelo a ser construído em metros deverá ser realizado no corredor da escola com piso de madeira onde serão fixados os alfinetes.

 

 

Objeto

Distância média
do sol (Km
)

Distância do sol
no papel de toalete

Distância entre objetos (m)

Distância

entre objetos

(cm)

Sol

-

-

-

-

 

58 milhões de quilômetros

1

 

 

 

108 milhões de quilômetros

1,8

 

 

 

150 milhões de quilômetros

2,5

 

 

 

228 milhões de quilômetros

3,8

 

 

 

778 milhões de quilômetros

13,2

 

 

 

1.426 milhões de quilômetros

24,2

 

 

 

2.877 milhões de quilômetros

48,6

 

 

 

4.508 milhões de quilômetros

76,3

 

 

 

5.955 milhões de quilômetros

100

 

 

 

 

 

Atividades para fixação:

 

1.      Cada aluno poderá escolher um planeta e se reunir com os outros alunos de acordo com as caracteristicas dos planetas (Jovianos e Terrestre) e comunicar aos colegas suas descobertas.

2.      Os alunos que escolheram Sol e Plutão deverão destacar quais as principais diferenças em relação aos outros planetas.

3.      Questionar-se sobre o número de satelites de cada planeta e porque não aparecem no modelo.

4.      Discutir a origem do Sistema Solar.

 

REFERÊNCIAS