UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Instituto de Física
Mestrado Profissionalizante
no Ensino de Física
Astronomia
Prof.
Maria de Fátima
Aluna: Lizandra Botton Marion Morini
O SISTEMA SOLAR EM UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
OBJETIVOS:
·
Representar em escala as distâncias relativas ao Sistema Solar utilizando-se um rolo de papel
higiênico ou bobina de papel de máquina registradora.
·
Demonstrar
atraves de um modelo utilizando rolo de papel higienico as grandes variações
entre as distâncias dos planetas do sistema solar.
MATERIAL:
·
Um rolo de papel
higiênico folha dupla ou bobina de papel;
·
Alfinetes com
bandeirinhas com o nome de cada planeta;
·
Tabela de
medidas;
·
Fita métrica;
·
10 palitos, para
fixar os planetas na base.
PROCEDIMENTO:
·
Toda a turma
deverá como atividade extraclase estudar as caracteristicas de cada planeta do
sistema solar e estudar a tabela abaixo.
·
A partir dos
dados da tabela abaixo identificar os planetas a partir das distâncias dadas em
relação ao Sol. Coloque seus nomes nas bandeirinhas e fixe-as nos alfinetes
·
O professor
deverá orientar sobre o conceito de escala e seu formalismo matemático.
·
A partir das
distâncias fornecidas na tabela abaixo, em folhas de papel, os alunos deverão
fixar os alfinetes com nome dos planetas. Cada aluno deverá se posicionar
conforme a distância dos planetas envolvidos. Cada aluno deverá marcar com
caneta colorida sua posição no papel higiênico. O aluno representará seu
planeta.
·
Usando a fita
métrica verificar a distância correspondente em metros e preencher a tabela.
·
Com a base na
tabéla fixar os alfinetes de acordo com a escal
proposta na tabela representado entre planetas e o sol do sistema Para
esta construção utilizar uma escala opcional, onde 1,0 folhas =
·
O modelo a ser
construído em metros deverá ser realizado no corredor da escola com piso de
madeira onde serão fixados os alfinetes.
Objeto |
Distância
média |
Distância
do sol |
Distância entre objetos (m) |
Distância entre objetos (cm) |
Sol |
- |
- |
- |
- |
|
58 milhões de quilômetros |
1 |
|
|
|
108 milhões de quilômetros |
1,8 |
|
|
|
150 milhões de quilômetros |
2,5 |
|
|
|
228 milhões de quilômetros |
3,8 |
|
|
|
778 milhões de quilômetros |
13,2 |
|
|
|
1.426 milhões de quilômetros |
24,2 |
|
|
|
2.877 milhões de quilômetros |
48,6 |
|
|
|
4.508 milhões de
quilômetros |
76,3 |
|
|
|
5.955 milhões de quilômetros |
100 |
|
|
Atividades
para fixação:
1.
Cada aluno poderá
escolher um planeta e se reunir com os outros alunos de acordo com as
caracteristicas dos planetas (Jovianos e Terrestre) e comunicar aos colegas
suas descobertas.
2.
Os alunos que
escolheram Sol e Plutão deverão destacar quais as principais diferenças em relação
aos outros planetas.
3.
Questionar-se
sobre o número de satelites de cada planeta e porque não aparecem no modelo.
4.
Discutir a
origem do Sistema Solar.
REFERÊNCIAS