MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DE FÍSICA

ENSINO DE ASTRONOMIA

PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA SARAIVA

ALUNA ANGELA DENISE EICH MÜLLER

 

 

ATIVIDADE DE ESTUDO DAS FASES DA LUA

 

 

 

1.      MATERIAL:

 

§  Caixa;

§  Fonte de luz (lâmpada);

§  Bola de isopor (proporcional ao tamanho da caixa);

§  Fio de nylon;

§  Tinta preta;

§  Pincel;

§  Régua;

§  Cola;

§  Interruptor;

§  Fio de luz.

 

2.      PROCEDIMENTO:

 

a)      Pinte a caixa, internamente e externamente, com a tinta preta;

 

b)      Fixe a lâmpada em uma das laterais da caixa. Para melhor incidência da luz é recomendável direcionar o foco da lâmpada com o auxílio de um cone ou mesmo uma caixa proporcional ao tamanho da lâmpada;

 

 

c)      Faça a fiação correta para ligá-la à rede elétrica e como opcional pode ser usado um interruptor;

 

 

d)      Na tampa, prenda a bola de isopor com o auxílio do fio de nylon;

 

 

e)      Faça orifícios nas laterais da caixa, na altura da bola de isopor, de modo que possa vê-la no interior da caixa;

 

 

 

 

 

f)        Depois de realizada a montagem da caixa, pode-se então observar as fases da Lua através dos orifícios feitos nas laterais da caixa;

g)      Podem-se visualizar as seguintes imagens:

 

                                  

         Lua Crescente                                                               Lua Cheia

 

                         

          Lua Minguante                                                     Lua Nova

 

h)      A partir das observações, pesquisa em livros e seu conhecimento, você tem condições de responder o questionário que segue.

 

3.      QUESTIONÁRIO:

 

a)      Qual é o sentido do movimento da Lua em torno da Terra? Em quantos dias ela realiza este movimento?

b)      A Lua realiza algum outro movimento? Em caso afirmativo, qual?

c)      Ao visualizar a Lua Crescente, qual é o lado iluminado dela? Oeste ou leste?

d)      E a Lua Minguante, qual é o lado iluminado para este caso?

e)      Qual é a fase da Lua que é possível vê-la no céu durante o dia?

f)        Qual é o alinhamento Terra – Sol – Lua que teremos, quando temos a Lua Nova? Para a Lua Cheia? Para a Lua Crescente? E para a Lua Minguante?

g)      Qual é o papel da lâmpada para este experimento?

 

4.      RELATÓRIO:

Faça um relatório que descreva a atividade que você desenvolveu passos que foram seguidos e sugestões para melhorar a atividade.

Relate a bibliografia que foi utilizada para o estudo ou mesmo de que fontes foram obtidas as respostas.