Ministério da Defesa – Exército Brasileiro

DECEx                          DEPA

COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE

Clube de Astronomia

Super lua-cheia[1]

Março 19, 2011: Marque essa data em seu calendário. No dia 19 de março uma lua-cheia de raro tamanho e de rara beleza nascerá no leste. É uma super lua do perigeo – a maior dos últimos vinte anos.

"A última lua-cheia tão grande e tão próxima da Terra ocorreu em março de 1993”, disse Geoff Chester do US Naval Observatory em Washington DC. "Eu diria que vale a pena olhar."

A lua-cheia tem seu tamanho modificado devido à forma elíptica da órbita lunar em torno da Terra. É uma elipse com um perigeo 50.000 km mais perto da Terra que o apogeo. Quando está no perigeo a lua-cheia é 14% maior e 30% mais brilhante que a lua-cheia que acontece no apogeo.

"A lua-cheia de 19 de março acontecerá a menos de uma hora antes de se encontrar no perigeo – uma quase-perfeita coincidência que acontece somente a  cada 18 anos”, acrescenta Chester.

A lua-cheia no perigeo nos traz de presente algumas extra-grandes “marés perigeanas”, mas que não é nada para se preocupar, de acordo com a NOAA. Em muitos lugares a gravidade lunar no perigeo exerce um efeito de maré puxando a superfície das águas somente uns poucos centímetros (uma polegada, 2,5 cm, em média) para acima do nível normal. A geografia local é que pode ser responsabilizada pela ampliação desse efeito para algo em torno de 15 centímetros – o que não acarreta nenhumauma grande inundação.

A lua-cheia pode parecer muito grande quando ilumina o ambiente através de cenários que contenham objetos da paisagem local – é a conhecida “ilusão da lua-cheia”.

Na verdade, ao contrário do que algumas notícias veiculadas na internet afirmam, a lua-cheia do perigeo não irá disparar desastres naturais no planeta. A “super-lua” de março de 1983, por exemplo, aconteceu sem incidente algum. E a quase super-lua de dezembro de 2008 provou não ser prejudicial.

 Está certo, vocês vão dizer, a lua estará 14% maior que seu tamanho usual, mas poderemos notar mesmo essa diferença? É complicado. Não existem réguas flutuando no céu para medirmos os diâmetros lunares. Não tendo nada pendurado no céu para oferecer pontos de referência que nos forneça alguma escala, uma lua-cheia pode parecer idêntica às outras.

O melhor momento para se ver a Lua acontece quando ela estiver no horizonte. É quando a ilusão se mistura com a realidade para produzir uma verdadeira e sensacional visão. Por razões ainda não entendidas pelos astrônomos e nem pelos psicólogos, luas nascentes parecem despropositadamente grandes quando sua luz passa através das árvores, prédios de edifícios, morros e outros elementos da paisagem. No dia 19 de março, por que não deixar a “ilusão da lua” ampliar uma lua-cheia extra-grande para começar?  Aquele astro inchado nascendo no leste ao por-do-sol pode parecer estar tão perto que você pode até pensar em tocá-lo.

Não se incomode. Mesmo uma super-lua no perigeo ainda se encontra a 356.577 km de distância de nós. Isto é, uma distância com rara beleza.

Assista ao ScienceCast desse texto no YouTube em:  http://www.youtube.com/watch?v=r1yalg_Apdw


Author: Dr. Tony Phillips | Credit: Science@NASA

 



[1] De http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/16mar_supermoon/, em 17/03/2011. Tradução e versão de Luiz Carlos Gomes.