Marés Altas e Baixas

    No lado oposto da Terra dá-se o mesmo: as águas também se erguem, de forma que uma elevação compensa a outra. Assim, nas regiões da costa, essas elevações das águas correspondem às marés altas.   

    Enquanto o nível das águas sobe em dois lados opostos na Terra, em outras duas regiões do globo (também diametralmente opostas) ele desce: é a maré baixa.    

    Podemos calcular a força de maré lunar sobre um corpo (partícula) de massa m em um ponto da Terra. Para isso devemos encontrar a resultante da soma da força gravitacional que a Lua exerce com a força inercial do sistema de referência da Terra, acelerado pela Lua, sobre este corpo. 

    Duas forças sobre um corpo de massa m, a força inercial em qualquer ponto da Terra tem sempre a mesma orientação e intensidade, pois ela depende apenas da massa do corpo e da aceleração do referencial. A aceleração do referencial é a aceleração do centro de massa da Terra, produzida pela Lua; como esta aceleração aponta para a Lua, a força inercial sobre um corpo de massa m será sempre a mesma, com sentido contrário ao da aceleração do referencial. O que varia de ponto para ponto da Terra é a força gravitacional com a qual a Lua atrai um corpo de massa m da Terra. 

Voltar