Definição

    Os movimentos periódicos de elevação e abaixamento da superfície dos oceanos, mares e lagos são provocados pela força gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. As marés ocorrem a intervalos regulares de 6 horas e 12 minutos - a cada 24 horas e 50 minutos, o mar sobe e desce duas vezes, constituindo o fluxo e refluxo das águas.

    À medida que a Terra gira, outras regiões passam a sofrer elevações, como se a subida de nível se deslocasse, seguindo a Lua.

    Apesar da força gravitacional do Sol na Terra ser aproximadamente 200 vezes maior do que o da lua, os efeitos solares de maré são aproximadamente 2 vezes menores do que os lunares. 

     A equação permite entender que a força gravitacional da Lua na Terra, que é menor do que a do Sol, mas não permite nos dar noção total de que a força de maré da Lua é maior do que a do Sol. 

    Na Terra as marés devem-se ao fato do campo gravitacional de um dado astro ( a Lua, o Sol ou qualquer outro corpo do sistema solar) na região ocupada pelo planeta não ser uniforme, ou seja as ações do astro são diferentes em pontos diferentes dela. 

Voltar