EFEITO DOPPLER



Um motorista de carro faz soar a buzina quando passa por nós. Dentro do carro o motorista ouve um som firme a um tom fixo.

Fora do carro, ouvimos uma alteração característica de tom. Para nós, o som da buzina elide de altas freqüências para baixas.

Um carro de corrida andando a300km/h está indo quase a um quinto da velocidade do som .O som é uma sucessão de ondas no ar, uma alta e uma baixa Quanto mais próximas estiverem as ondas, mais alta a freqüência ou tom ; quanto mais separadas, mais baixo o tom. Se o carro estiver se afastando de nós, as ondas de som se alongam, movendo-as , do nosso ponto de vista, para um tom mais baixome produzindo o som característico com o qual estamos todos familiarizados . Se o carro estivervindo em nossa direção , as ondas do som ficarão mais comprida , a freqüência aumentará e ouviremos um tom alto. Se soubermos o tom ordinário da buzina quando o carro estiver parado , poderemos deduzir a sua velocidade de olhos vendados pela mudança de tom.

Teste Agora o SOM - Para perceber a sensação sonora do efeito Doppler, clique na chamada abaixo e verá o som da buzina de um caminhão que se aproxima de você a 60km/h e depois se afasta.

ouça a buzina do carro






Tratamento algébrico do efeito Doppler


Efeito Doppler para Luz


A luz também é uma onda. Diferente do som ela atravessa perfeitamente o vácuo. Aqui o efeito Doppler, também funciona.

As ondas luminososas também podem sofrer o efeito Doppler. Entretanto como a velocidade da Luz é muito elevada, ele só é perceptível se a fonte for extremamente veloz .

Quando a Fonte está se afastando , a luz recebida por nós tem frequência aparente menor que a frequência real emitida. Dizemos, então que houve um desvio para o vermelho ( no espectro visível a luz vermelha é a de menor frequência)



Caso a fonte esteja se aproxiamando , recebemos a luz cuja a frequência aparente é maior que a frequência real emitida, tendo havido então desvio para o azul ( no espectro visível a luz violeta é a de maior frequência)




O efeito Doppler , para a Luz só pode ser perceptível para grandes velocidade da fonte. Que é o caso de estrelas ou palnetas que se afastam da Terra


Um objeto aproxiamando-se de nós a velocidade muito alta é percebido com a cor das suas linhas espectrais desviada para o azul. Um objeto afastando-se de nós a alata velocidade possui suas linhas espectrais desviadas para o vermelho. Esse desvio observado nas linhas espectrias das galáxias distantes, e interpretado como efeito Doppler, é a chave para a cosmologia.


Durante os primeiros anos do século passado , o maior telescópiodo mundo, destinado descobrir desvio para o vermelho das galáxias remotas, estava sendo construído em Mount Wilson, inspecionando o que era então , o céu claro de Los Angeles.

Após a primeira Guerra Mundial , Edwin Hubble foi para Mount Wilson, onde junto com Milton Humasson estudaram o deslocamento para o vermelho da Luz das galáxias.A luz de um Galáxia é a soma da Luz emitida pelos bilhões de estrelas que a formam .À medida que a Luz destas estrelas é produzida , certas frequências ou cores são absorvidas pelos átomos nas camadas mais exteriores das estrelas a milhões de anos-luz contêm os mesmos elementos químicos do nosso Sol e das estrelas mais próximas . Humason e Hubble descobriram, para a surpresa deles , que o espectro de tiodas as galáxias são desviados para o vermelho em suas linhas espectrais.

A explicação mais óbvia para o desvio para o vermelho era em termos do efeito Doppler : - as galáxias estavam se afastando de nós; quanto mais distante a galáxia, maior sua velocidade de recessão. Mas, por que estariam as galáxias fugindo de nós ?Huamson e Hubble , aos poucos , ficaram cientes; tinham descoberto o Big bang - senão a origem do universo, pelo menos sua encarbação mais recente.

Quase tudo da cosmologia moderna - e especialmente a idéia de um universo em expansão e a Big Bang - está baseado na idéia de que o desvio para o vermelho das galáxias distantes é um efeito Doppler e surge da velociada de recessão.