Descrição do Globo Terrestre Paralelo

 

O Globo Terrestre Paralelo é um dispositivo muito simples, engenhoso e antigo que, utilizado de forma sistemática, converte-se em uma ferramenta didática de grande potencialidade.

 

Consiste em fazer coincidir a orientação espacial com respeito a um sistema de referência exterior (o fundo estrelado, por exemplo) do planeta Terra real com sua representação em escala pequena (um globo terrestre como os utilizados na escola).

 

Quando um observador está parado sobre a superfície terrestre (a posição topocêntrica), todo o planeta está debaixo de seus pés; colocando então o globo escolar sobre o solo de modo que o lugar onde habitamos sobre sua superfície esteja na parte superior do mesmo, podemos considerar que, desde o exterior, ambas as posições topocêntricas (a real e a representação sobre o pequeno globo) coincidem espacialmente.

 

Se em seguida fizermos coincidir as duas linhas Norte-Sul (a real que passa pelos pés do observador, também chamada “meridiana”) com o meridiano representado no globo, podemos afirmar que ambas as linhas Norte-Sul coincidem.

 

Finalmente, um observador externo que se encontrar muito distante poderia considerar que ambas as esferas, a real e sua representação, são “paralelas” no espaço tridimensional: os eixos de rotação de ambas as esferas (a Terra e o Globo) coincidem em sua direção espacial, do mesmo modo que seus respectivos meridianos locais.

 

Ao fim deste experimento, à semelhança do que ocorre na maioria das aplicações tecnológicas e da própria ecologia do planeta, é possível considerar que o Sol está suficientemente longe da Terra a fim de se considerar a luz que chega a partir dele como se fossem raios paralelos. Quer dizer, o Sol ilumina exatamente igual (sob esta aproximação) tanto a Terra real como a pequena esfera que a representa e que se encontra aos pés do observador.

 

Deste modo, estudando a iluminação do Globo Terrestre Paralelo é possível compreender como é iluminada a Terra, a evolução do dia e da noite bem como das estações, tanto em cada lugar particular como no planeta como um todo.

 

O Globo Terrestre Paralelo iluminado durante um equinócio.

 

 

A visão local e a visão planetária

 

A figura a seguir ajuda a compreender as relações geométricas entre o lugar de observação e a Terra como um todo, ambos com respeito à luz do Sol durante um equinócio, e permite encontrar a relação anteriormente citada entre os ângulos a partir do gnômon e a latitude geográfica do lugar.