SENSORES-Reed-switch

       REED-SWITCH:     


( A ) - O que são os reed-switches?
( B ) - Exemplos de utilização de um reed-switch.
( C ) - O experimento da queda livre de um imã.

(A) O que são os reed-switches?


- São dispositivos que funcionam como interruptores( liga[1]/desliga[0] ), acionados por campos magnéticos produzidos por ímãs ou eletro-ímãs dele aproximados.



         

        

         
- O reed-switch é composto de uma cápsula de vidro e de duas lâminas de um material ferromagnético(ligas de níquel e ferro). As duas lâminas são colocadas muito próximas, sem que haja contato entre elas, com uma extremidade afixada no vidro e mergulhadas num gás inerte, para não sofrerem oxidação ou deformação mecânica (para durarem mais).

- Para acionar o reed-switch, isto é, para haver contato elétrico entre as lâminas, é necessário induzir a magnetização delas, fazendo com que elas se atraiam magneticamente. Basta aproximar um pequeno ímã do reed-switch, como mostra a figura ao lado.

- São usados para acionar, magneticamente, dispositivos eletro-eletrônicos como alarmes, trancas elétricas, portas, circuítos eletrônicos de partida, ...

- O manuseio e soldagem do reed-switch devem ser cuidadosos, pois, a dilatação térmica e a torção mecânica dos conectores podem trincar ou quebrar a cápsula de vidro, inutilizado-o completamente!

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<




(B) Exemplos de utilização de um reed-switch:


- Num Laboratóro Didático no Ensino de Física:

(1°) um reed-switch pode ser utilizado como um sensor de aproximação ou de afastamento de um móvel de um determinado ponto, já que o seu acionamento ocorre a pequenas distâncias de um ímã.

(2°) um ou vários reed-switches podem ser usados para indicar a passagem de um móvel por um determinado ponto ou por vários pontos do trajeto seguido pelo móvel, desde que exista um pequeno ímã fixo neste móvel.

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<





(C) O experimento da queda livre de um ímã:


- Um experimento simples, usando quatro reed-switches, consiste na queda livre de um ímã em barra. O ímã em queda livre deve passar muito próximo dos redd-switches, para que eles sejam sensibilizados( induzidos magneticamente ).

- A figura ao lado esquematiza o experimento, onde os reed-switches aparecem conectados em paralelo.

- A conexão deve ser feita à placa de som do PC (na primera porta digital, ou seja, através dos pinos 1 e 3 do conector DB15) pode ser vista em "Conexão Digital".

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<

>>>>> EXERCÍCIOS <<<<<<