SENSORES-Definicao

SENSORES


Introdução

        Cada vez mais, a utilização de computadores em escolas de Ensino Fundamental e Médio, se torna uma atividade do cotidiano dos alunos e dos professores. Cabe aos professores melhorarem e atualizarem suas práticas de ensino, aprendendo e adaptando-se às novas tecnologias, bem como aproximando estas novas tecnologias dos alunos.

        Com este intuito, preparamos este "trabalho" em linguagem simples e de passos comedidos para o conhecimento e desenvolvimento do uso de Sensores Eletro-Eletrônicos na coleta de dados experimentais em Laboratório Didático no Ensino de Física, usando a placa de som do PC como interface entre o experimento e o computador.


O que são os Sensores?

         São dispositivos eletroeletrônicos que tem a propriedade de transformar em sinal elétrico a transformação de uma grandeza física que está relacionada a uma ou mais propriedades do material de que é feito o sensor.
         Existem diversos tipos de sensores, destacando-se entre eles os fotodiodos (conversão elétrico/luminosa), os microfones (conversão elétrico/sonora) e os termistores (conversão elétrico/térmica).
         Além destes sensores, podemos acrescenter os micro-interruptores mecânicos , térmicos e magnéticos, para a coleta de dados usando a placa de som de um PC(do inglês: personal computer).

         Neste trabalho, que não é inédito nem prima pela precisão da linguagem científica, além de apresentarmos os sensores e seu funcionamento, apresentamos sugestões e observações que achamos necessárias para um bom uso deles na coleta de dados em Laboratório Didático no Ensino de Física.

MÃOS À OBRA E BOM PROVEITO! ! ! !