AR: Isolante ou Condutor

Para baixas diferenças de potencial, o ar é um dos melhores isolantes entre os que existem, contudo, a altas diferenças de potencial, até mesmo o ar começa a conduzir eletricidade. Assim sendo, entenderemos o ar como um "DIELÉTRICO", pois na verdade não existe um isolante elétrico (algo que nunca conduza eletricidade), todos os materiais podem ser isolantes ou condutores (uns melhores que outros) tudo dependendo da tensão elétrica aplicada.

Dielétrico?

Dielétricos são substâncias nas quais os elétrons estão fortemente ligados aos núcleos dos átomos , isto é, não existem cargas livres na estrutura interna destes materiais.

Suponhamos que um campo elétrico seja aplicado a um corpo isolante, colocando-o entre dois pólos eletrizados e de sinais opostos (no caso em questão o, chão e as nuvens). Nestas condições, uma força elétrica atuará sobre todos os elétrons do isolante, o ar, tendendo a arrancá-los dos seus átomos.

Sendo o campo aplicado suficientemente intenso, os elétrons serão arrancados e tornar-se-ão elétrons livres, criando-se assim um grande número de íons no ar, alguns positivos e outros negativos.

Devido aos íons presentes no ar, ele se torna condutor de eletricidade, permitindo assim o surgimento da corrente elétrica (no caso em questão, dos raios). Processos semelhantes podem ocorrer em qualquer outro isolante, dependendo apenas do valor do campo elétrico aplicado.