Tipos de condutores de corrente elétrica

Tipos de condutores de corrente elétrica

Sólidos:

Normalmente os metais, como o ouro, a prata e o cobre são citados como condutores e outros sólidos como a madeira, o papel e o plástico são citados como não condutores. O que poucas vezes é dito e que na verdade, para um material ser ou não condutor, depende do valor da diferença de potencial a que ele está sendo submetido.
Portanto, qualquer material pode ou não ser condutor de corrente elétrica, isto depende da diferença de potencial a que ele estiver sendo submetido.
Nos metais, quando submetidos a uma diferença de potencial, a corrente elétrica é constituída por elétrons livres movimentando-se,sendo atraídos pelo pólo positivo e repelidos pelo pólo negativo, ordenadamente no sentido de b para a, através do fio condutor.

Líquidos:

Podemos citar como exemplo as soluções básicas ácidas ou salinas. Numa solução salina, água pura com sal de cozinha (NaCl), onde aparecem cátions (íons positivos) Na+ e ânions (íons negativos) Cl-. Temos íons quando um átomo ganha ou perde elétrons. Ao colocarmos na solução duas placas condutoras ligadas a uma bateria, os cátions Na+ formarão uma corrente elétrica dirigindo-se ao pólo negativo, e os ânions Cl- formarão uma corrente dirigindo-se ao pólo positivo.

Gasosos:

Como exemplo podemos citar o sódio, o fósforo, o mercúrio, o néon etc. Nesses condutores, ocorre o movimento ordenado de ânions e elétrons para o pólo positivo e de cátions para o negativo. Os gases em geral são isolantes, mas, quando ionizados tornam-se condutores.

Temos, então, condutores em que participam da corrente elétrica, tanto elétrons como cátions e ânions, com movimentos ordenados e de sentidos opostos.
Convencionamos como sentido da corrente elétrica o sentido do movimento das cargas positivas, ou o oposto do movimento das cargas negativas.

Próxima página: A intensidade da corrente elétrica

Página Inicial