II ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA - RS

Porto Alegre, Instituto de Física, UFRGS

13 a 15 de setembro de 2007

Relação dos minicursos e oficinas (abertos mais dois minicursos)

Só serão fornecidos certificados aos participantes que comparecerem a todas as aulas do minicurso ou oficina escolhido. Número máximo de vagas por minicurso/oficina: 20, por ordem de inscrição confirmada. (Exceto o minicurso 6, que terá 15 vagas).

Ofertas pela manhã, das 9h às 10h30min

1. Projetos de Física de baixo custo com foco na inovação/Oficina de desafios/Projetos de Aerodinâmica (manhã)

Prof. Eduardo Valadares

Local: prédio 43.135 Sala O205

O presente minicurso será constituído por três oficinas:

Projetos de Física de baixo custo com foco na inovação:

Os participantes desenvolverão projetos abrangendo diversos tópicos de Física a partir de instruções gerais, materiais de baixo custo e ferramentas básicas. Serão constituídas equipes que serão estimuladas a explorar alternativas e a concepção de novos projetos. Ao final os diversos projetos serão apresentados pelas equipes e será debatido como utilizar o aprendizado pró-ativo baseado em projetos para aumentar o interesse dos alunos pela física e suas aplicações no dia-a-dia.

Oficina de desafios:

Nesta oficina os participantes, constituídos em equipes, farão inicialmente um "brain storm" para identificar problemas práticos que demandem a aplicação de conceitos básicos de física. A seguir os grupos serão estimulados a definir metas, prioridades e a planejar e implementar um protótipo com os ítens disponíveis. Ao final cada grupo apresentará o seu protótipo, enfatizando os conceitos físicos subjacentes e a sua contextualização.

Projetos de Aerodinâmica:

Vários projetos sobre aerodinâmica serão propostos para os participantes baseados no livro "Aerodescobertas". Pretende-se estimular a percepção de conceitos básicos utilizando-se protótipos simples com ênfase em inovação e no trabalho em equipe.

2. Simulações e preparação de material didático com uso do Excel

Prof. Wilson A. Soares

Local: prédio 43.135 Sala O209

Trata-se de um curso onde são feitas simulações, de situações em física e matemática, com o uso do Excel. Existe uma quantidade muito grande de material desta natureza disponível na web, além de muitos softwares que também permitem estas simulações. O problema é que nem sempre se tem acesso à Internet nas salas de aula, nem sempre se dispõe dos softwares ou não se tem prática com os seus usos. A proposta de uso do Excel se deve ao fato dele ser de uso fácil, a maioria dos computadores já possuem este aplicativo instalado e o aprendizado das poucas ferramentas a serem utilizadas não é complexo. Isto permite aos professores desenvolver planilhas adequadas às suas necessidades.

3. Exploração de material de apoio didático para o primeiro contato formal com Física: Fluidos (manhã)

Profs. Felipe Damasio & Maria Helena Steffani

Locais: prédio 43.135 Sala O211 e Prédio 43.125 Sala H101

O ensino de Ciências, em especial o de Física, tem sido um grande desafio. É preciso romper com o modelo pedagógico vigente na maioria das escolas, onde os conceitos físicos são apresentados de forma abstrata, sem contextualização e, por conseqüência, sem despertar o interesse dos alunos. Para tentar promover um ensino de Física mais prazeroso produziu-se um material sobre tópicos de Física, organizados em módulos independentes sobre Fluidos, Eletromagnetismo, Óptica e Ondas e Acústica, para serem utilizados no primeiro contato formal com o ensino da Física e/ou Ciências. Este material baseia-se na interação entre história da ciência, relação com o cotidiano, aulas de laboratório e aulas em ambiente virtual. O presente curso tem por objetivo orientar professores para explorar o material de apoio didático do módulo de Fluidos, que é composto por aulas de laboratórios, textos para-didáticos com técnicas de dinâmica de grupo e aulas em ambiente multimídia.

4. Aprendendo Física com o auxílio da Informática

Profs. Fabrício Soares & Natanael Bobsin Strasburg

Local: prédio 43.135 Sala O206

O objetivo deste trabalho é explorar as potencialidades de alguns softwares educativos destinados ao ensino de Física. Novas tecnologias podem contribuir muito para uma melhor aprendizagem de vários conteúdos, pois dão a oportunidade dos alunos visualizarem conceitos impossíveis de serem percebidos com o lápis e o papel, cujas experiências práticas são de difícil execução nas salas de aulas convencionais. Nossa proposta contempla a utilização dos seguintes softwares: Laboratório Virtual que é um conjunto de pequenos programas desenvolvidos pela UNESP (Universidade Estadual Paulista – unidade de São José do Rio Preto), Virtual Labs Electricity que permite simular a construção e o funcionamento de circuitos elétricos e o Modellus que permite uma modelagem interdisciplinar (Física-Matemática) de fenômenos físicos.

 

10. Epistemologias do Século XX

Profs. Marco Antonio Moreira & Neusa Massoni

Local: prédio 43.123 Anfiteatro F

Apresentação sumária das principais idéias de Popper, Lakatos, Kuhn, Bachelard, Laudan, Toulmin, Feyerabend e Maturana, e discussão de algumas implicações para o ensino da Física.

 

Ofertas pela tarde, das 16h às 17h30min (ou 18h30min)

5. Modelos de transporte: implicações sócio-ambientais

Profs. Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Décio Auler, Marcia Soares Forgiarini & Veridiana dos Santos Fenalti

Local: prédio 43.135 Anfiteatro A. Cabral

No presente minicurso pretendemos desenvolver uma temática sobre conservação e degradação de energia em modelos de transporte e discutir implicações sócio-ambientais vinculadas à degradação de energia nestes modelos de transporte.

6. Fundamentos de Mecânica Quântica para professores de Física

Profs. Carlos Raphael Rocha & Victoria Elnecave Herscovitz

Local: prédio 43.135 Sala O211

A necessidade de conhecer a teoria quântica, ainda que não em nível aprofundado, é algo imperioso nos dias de hoje para quem estiver interessado em lecionar Física, trabalhar em Computação e em áreas da Engenharia. Considerando a dificuldade existente na compreensão dos conceitos fundamentais da Mecânica Quântica (MQ), este curso visa à apresentação de tais conceitos fazendo os participantes exporem seus conhecimentos-em-ação para que através de interação se busque a transformação destes em conhecimentos que sejam compartilhados pela comunidade científica. Serão apresentados alguns exemplos de temas atuais que utilizam estes conceitos, com o intuito de estimular o participante no aprendizado da MQ.

7. Objetos de aprendizagem virtuais de física segundo a metodologia RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação

Profs. Luís Fernando Gastaldo, Solange Binotto Fagan, Ana Marli Bulegon, Antônio Vicente Lima Porto, Carmen Mathias & Eleni Bisognin

Local: prédio 43.135 Sala O209

Os objetos de aprendizagem tem se mostrado uma alternativa pedagógica eficaz no ensino de conteúdos de disciplinas da Educação Básica. Essas atividades, no momento em que são realizadas em sala de aula, ou fora dela, fazem com que o aluno se questione e busque respostas às suas dúvidas, descobrindo um caminho diferente do que está acostumado e obtendo acesso às respostas a partir das indagações por ele levantadas. Dentro desse contexto, desde 2005 a UNIFRA tem desenvolvido pesquisas para produção de conteúdos educacionais digitais a serem utilizados em diversas situações de aprendizagem, tanto por professores quanto por alunos. Este estudo tem dado ênfase na integração de aplicações tecnológicas no currículo e não no uso da tecnologia em si, cuja filosofia está alinhada aos princípios defendidos pelo RIVED. Com base nestes princípios é que este minicurso será desenvolvido promovendo a divulgação e utilização destes objetos de aprendizagem.

8. Uso do Computador em Experimentos Didáticos de Física

Profs. Wictor Magno & Silvio Cunha

Local: prédio 43.135 Sala O206

Objetivos:

• Apresentar os fundamentos sobre instrumentação envolvendo o computador na aquisição de dados digitais;

• Conhecer e aprender a usar, de forma básica, as principais portas de entrada/saída de dados do computador;

• Reconhecer os diferentes tipos de sensores/transdutores físicos que podem ser usados e interfaceados ao computador para realização de medidas de grandezas físicas;

• Aplicar a placa de som e a porta de jogos do computador na construção de experimentos didáticos de física

9. Projetos de Física de baixo custo com foco na inovação/Oficina de desafios/Projetos de Aerodinâmica (tarde)

Prof. Eduardo Valadares

Local: prédio 43.135 Sala O205

O presente minicurso será constituído por três oficinas:

Projetos de Física de baixo custo com foco na inovação:

Os participantes desenvolverão projetos abrangendo diversos tópicos de Física a partir de instruções gerais, materiais de baixo custo e ferramentas básicas. Serão constituídas equipes que serão estimuladas a explorar alternativas e a concepção de novos projetos. Ao final os diversos projetos serão apresentados pelas equipes e será debatido como utilizar o aprendizado pró-ativo baseado em projetos para aumentar o interesse dos alunos pela física e suas aplicações no dia-a-dia.

Oficina de desafios:

Nesta oficina os participantes, constituídos em equipes, farão inicialmente um "brain storm" para identificar problemas práticos que demandem a aplicação de conceitos básicos de física. A seguir os grupos serão estimulados a definir metas, prioridades e a planejar e implementar um protótipo com os ítens disponíveis. Ao final cada grupo apresentará o seu protótipo, enfatizando os conceitos físicos subjacentes e a sua contextualização.

Projetos de Aerodinâmica:

Vários projetos sobre aerodinâmica serão propostos para os participantes baseados no livro "Aerodescobertas". Pretende-se estimular a percepção de conceitos básicos utilizando-se protótipos simples com ênfase em inovação e no trabalho em equipe.

11. Exploração de material de apoio didático para o primeiro contato formal com Física: Fluidos (tarde)

Profs. Felipe Damasio & Maria Helena Steffani

Locais: prédio 43.135 Sala O207 e Prédio 43.125 Sala H101

O ensino de Ciências, em especial o de Física, tem sido um grande desafio. É preciso romper com o modelo pedagógico vigente na maioria das escolas, onde os conceitos físicos são apresentados de forma abstrata, sem contextualização e, por conseqüência, sem despertar o interesse dos alunos. Para tentar promover um ensino de Física mais prazeroso produziu-se um material sobre tópicos de Física, organizados em módulos independentes sobre Fluidos, Eletromagnetismo, Óptica e Ondas e Acústica, para serem utilizados no primeiro contato formal com o ensino da Física e/ou Ciências. Este material baseia-se na interação entre história da ciência, relação com o cotidiano, aulas de laboratório e aulas em ambiente virtual. O presente curso tem por objetivo orientar professores para explorar o material de apoio didático do módulo de Fluidos, que é composto por aulas de laboratórios, textos para-didáticos com técnicas de dinâmica de grupo e aulas em ambiente multimídia.

Para se inscrever nos minicursos e oficinas: preencha a ficha

Página oficial do evento

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFRGS