I ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA

Porto Alegre, Instituto de Física, UFRGS

24 a 26 de novembro de 2005

Relação dos minicursos e oficinas

Só serão fornecidos certificados aos participantes que comparecem às três aulas do minicurso ou oficina. Número máximo de vagas por minicurso: 30, por ordem de inscrição confirmada. (Exceto o minicurso 6, que terá 20 vagas.)

Ofertas pela manhã, das 9h às 10h30min

Epistemologias do Século XX
Dr. Marco Antonio Moreira e Neusa Massoni
Prédio: 43.322 Anfiteatro do ILEA
Apresentação sumária das principais idéias de Popper, Lakatos, Kuhn, Bachelard, Laudan, Toulmin, Feyerabend e Maturana, e discussão de algumas implicações para o ensino da Física.
Pesquisa em ensino de Física e formação de professores
Dra. Fernanda Ostermann
Prédio: 43-135 Sala (O) 205
Serão discutidas algumas necessidades formativas do professor apontadas pela pesquisa em ensino de Física. Modelos e tendências atuais de formação inicial e continuada, problemas da prática pedagógica do professor, concepções pedagógicas e epistemológicas no trabalho docente também serão abordados.
Modelagem computacional no ensino de Física
Dra. Eliane Angela Veit e Dr. Ives Solano Araujo
Prédio: 43-135 Sala (O) 211
Apresentação de idéias básicas da modelagem computacional aplicadas ao ensino de Física. Exemplos de softwares apropriados para a modelagem computacional. Atividades de simulação e modelagem computacionais na aprendizagem de gráficos da cinemática e de circuitos elétricos.

Tópicos de Física Geral
Dr. Fernando Lang da Silveira
Este minicurso foi cancelado. Os inscritos serão realocados para a sua segunda opção.
Atividades experimentais em Física a partir da realidade escolar
Ms. Cleci Werner da Rosa
Prédio: 43-125 Sala (H) 101
A proposta de trabalho está vinculada a possibilitar aos professores (cursistas) a utilização da experimentação como recurso didático nos três anos que compõem o ensino médio, proporcionando uma ação docente voltada para a aproximação da realidade vivenciada pelos estudantes e presente nas escolas. As atividades propostas constam de: construção e/ou demonstração de equipamentos didáticos; discussões relacionados aos objetivos e ao uso metodológico dos equipamentos; reflexões sobre as contribuições destas atividades enquanto estratégia de ensino. Neste sentido, se buscará dividir as atividades propostas em três encontros, cada qual vinculado a diferentes conteúdos de física abordados no ensino médio. No primeiro encontro a proposta é discutir mecânica; no segundo, fluidos e calor; e, no terceiro, óptica , eletricidade e eletromagnetismo.

Ofertas pela tarde, das 16h às 17h30min

Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica
Dr. Marco Antonio Moreira
Prédio: 43.322 Anfiteatro do ILEA
Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. O conceito e a facilitação da aprendizagem significativa nas perspectivas de Ausubel, Novak, Gowin, Vygostky, Vergnaud, Johnson-Laird e Moreira.
Tecnologias computacionais no ensino de Física
Dra. Eliane Angela Veit e Dr. Ives Solano Araujo
Prédio: 43-135 Sala (O) 201 Anfiteatro Antonio Cabral
Serão discutidas potencialidades do uso do computador no ensino de Física e exemplificadas algumas das principais modalidades de sua aplicação, incluindo uma discussão sobre o uso adequado de softwares, hipermídias e ambientes virtuais.

Tópicos de Física Geral
Dr. Fernando Lang da Silveira Prédio: 43-135 Sala (O) 206
Serão discutidos alguns temas, usualmente não abordados nos currículos de Física Geral, com o objetivo de responder questões tais como: É verdade que Galileu nunca realizou os experimentos da Torre Pisa? É verdade que o sentido da rotação dos redemoinhos nos ralos das pias nada tem a ver com a rotação da Terra? Como podem os intervalos de tempo entre as fases principais da Lua variar entre 6 e 9 dias? Água aquecida no forno de microondas pode "explodir"? É possível se quebrar uma ripa de madeira sobre duas taças de cristal sem ferir as taças?

O Dualismo Onda-Partícula nas Origens da Física Quântica
Dr. Silvio Luiz Souza Cunha
Prédio: 43-135 Sala (O)205
Nesta oficina serão demonstrados alguns dos principais experimentos e abordada a histórica discussão sobre o caráter ondulatório ou corpuscular da luz, que teve momentos importantes no Século XVII, com as contribuições de Huygens, Hooke e Newton, e no Século XIX, com os experimentos de Young, Fresnel e Foucault e os trabalhos teóricos de Maxwell, que demonstraram inequivocamente o caráter ondulatório da luz e, por fim no início do Século XX, com os trabalhos de Planck, Lenard, Einstein, Millikan e Compton, que demonstraram também de forma inequívoca o seu caráter corpuscular, dando origem à teoria quântica da luz. Também será discutido o dualismo onda-partícula para o elétron através do experimento de J. J. Thomson de 1897, em que este determinou a carga específica do elétron, evidenciando o seu caráter de partícula e o experimento de G. P. Thomson através do qual foi demonstrado o caráter ondulatório dos elétrons.

Para se inscrever nos minicursos e oficinas: preencha a ficha

Página oficial do evento

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFRGS