Sugestão

EXITAÇÃO SONORA DE VESPÍDEOS SOCIAIS

Luiz André Mützenberg



Referência Bibliográfica

JESUS, José Carlos Oliveira de; PINTO, Gleidson de Oliveira e BICHARA FILHO, Carlos Costa. Excitação sonora de vespídeos sociais: novos aspectos metodológicos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15. 2003, Curitiba. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba : CEFET-PR, 2003. p. 2605-2612 1 CD-ROM.


Resumo do artigo

"O estudo de vespídeos sociais é uma área estratégica da entomologia, pois determina o potencial de utilização destes insetos no controle biológico de pragas na produção agrícola. Parte importante da pesquisa desenvolvida atualmente envolve a caracterização da resposta das vespas a excitações sonoras. Nesta comunicação, serão apresentados resultados do comportamento de vespas da espécie Polybia (TRICHOTHORAX) sericia, sob ação de ondas sonoras em diferentes condições de intensidade e freqüência. Na primeira parte, mostra-se a distribuição de respostas (definidas por diferentes graus de agressividade) em função da freqüência de ondas sonoras harmônicas. Deste estudo, verificou-se que as vespas reagem apenas a freqüências compreendidas entre l e 8 kHz. Na segunda parte, apresenta-se o estudo da resposta a excitações anarmônicas. Para tanto, as vespas foram excitadas com sons de pássaros da fauna brasileira, catalogados no trabalho de VIELLIARD, JACQUES. Guia Sonoro das Aves do Brasil. UNICAMP, Dept. de Zoologia, Campinas: MM Estúdio, 1995. Para comparar as respostas das duas partes do estudo, foi necessário obter os espectros dos sons de pássaros (transformada de Fourier). Verificou com este procedimento que as respostas para as freqüências correspondentes aos máximos dos espectros, estão em concordância com os resultados obtidos para o estudo com ondas harmônicas".


Comentário

Depois de ler o resumo, esta sugestão foi comentada com uma turma. Mais tarde, ao ler o texto completo, foram constatados problemas de edição do mesmo. A sugestão não foi incluída na proposta para o primeiro Trabalho Trimestral de 2004, mas três grupos da turma em que foi feito o comentário optaram por desenvolver um sistema para espantar animais.


Proposta 1: espanta cachorro

Objetivo

Metodologia


Proposta 2: Espanta morcegos

Objetivo

Metodologia


Proposta 3: Espanta morcegos

Objetivo

Metodologia