Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Hipermídias de Apoio ao Professor de Física - ISSN 1808-3382

instruções para entrega do hipermídia aos editores
n. 1
Astronomia: Motivação para o Ensino de Física
MEES, A. A.; STEFFANI, M. H., março 2005.
Parte deste material está disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~amees/

n. 2
Gravitação e Temas Afins
PIRES, M. A.; VEIT, E. A. abril 2005.
Parte deste material está disponível em: http://cref.if.ufrgs.br/~maikida

n. 3
Eletromagnetismo no ensino médio: uma proposta de abordagem conceitual
BRAGA, M. de M.; RIBEIRO_TEIXEIRA, R. M. , maio 2005.

n. 4
Atividades de simulação e modelagem computacionais como auxílio à aprendizagem significativa de conceitos físicos envolvidos em circuitos elétricos simples e RLC de corrente contínua
DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A., junho 2005.

n. 5
Física Térmica no ensino médio: textos, animações e vídeos
GONÇALVES, L. de J., VEIT, E. A.; SILVEIRA, F. L., junho 2005.
Parte deste material está disponível em: http://cref.if.ufrgs.br/~leila

n. 6
Luz e Cores: textos, propostas e materiais didáticos
ANDRADE, C. T. J.; L. de J.; STEFFANI, M. H.., julho 2005.

n. 7
Ótica no Ensino Médio
HECKLER, V. ; KEPLER, S. O.; SARAIVA, M. de F. O., agosto 2005.

n. 8
Cinemática e Dinâmica
MIRANDA JUNIOR, M.; Orientação: BALZARETTI, N. M., setembro 2005.

n. 9
Uma introdução conceitual à Relatividade Especial no Ensino Médio
CASTILHO, M. I. e RICCI, T. F., outubro 2005.

n. 10
Atividades de simulação e modelagem computacionais como auxílio à interpretação de gráficos da Cinemática
ARAUJO, I. S; VEIT, E. A. e MOREIRA, M. A., novembro 2005.

n. 11
Trabalhos trimestrais: pequenos projetos de pesquisa no ensino de Física
MÜTZENBERG, L. A. ; VEIT, E. A. e SILVEIRA, F. L., dezembro 2005.
Parte deste material está disponível em: http://www.if.ufrgs.br/Hipermidias/Mutzenberg/
Homepage: a ser atualizada sistematicamente: http://ead.liberato.com.br/~mitza

n. 12
O uso da Astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio
SCHMITT, C. E. e SANTIAGO, B. X., julho de 2006.

n. 13
A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento potencializador, visando proporcionar uma aprendizagem mais significativa em física de fluidos
STENSMANN, B. H. W. Orientação: MOREIRA, M. A., setembro de 2006.

n. 14
O uso de tecnologias no ensino de física dos fluidos aplicado em escolas técnicas
WERLANG, R. B. Orientação: SCHNEIDER R. de S. e SILVEIRA, F. L, agosto de 2007.

n. 15
Ensino de Física Térmica usando recursos computacionais como motivação para uma aprendizagem significativa
CENNE, A. H. H. e RIBEIRO-TEIXEIRA, R. M., dez. 2007.

n. 16
Diagrama V de Gowin propiciando um ambiente construtivista em atividades experimentais de ótica
BATISTELLA, C. A. da R e RIBEIRO-TEIXEIRA, R. M., fev. 2008. n. 17
Fenômenos físicos e modelos científicos
BRANDÃO, R. V., ARAUJO, I. S. e VEIT, E. A, março de 2008.