Relação dos trabalhos aceitos para a apresentação na forma de pôster


Existem 43 inscritos na categoria.

A FORMAÇÃO DOCENTE PELO ENSINO EXPERIMENTAL

Aline Guerra Dytz, Luiz Fernando Mackedanz, Kauê Bandeira Rodrigues e Anahy Arrieche Fazio

UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS: SIMULADOR E MAQUETES COMO AUXILIARES NA APRENDIZAGEM

Ana Paula Santos Rebello e Maurivan Güntzel Ramos

ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Andréia Hornes, Sani de Carvalho Rutz da Silva e André Koscianski

ELETRÓLISE DA ÁGUA COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ENSINO MULTIDISCIPLINAR DE FÍSICA E QUÍMICA

Bruna W. Freiberger e Edson M. Kakuno

ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: “PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA”

Caetano Castro Roso, Antonio Marcos Teixeira Dalmolin e Décio Auler

O APRENDIZADO DA ASTRONOMIA E DAS CIÊNCIAS AFINS COM A MEDIAÇÃO DA OBSERVAÇÃO RUDIMENTAR E DA IMAGEM ASTRONÔMICA

Camila Riegel Debom e Basílio Xavier Santiago

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS: TENDÊNCIAS DAS TESES BRASILEIRAS

Carla Vargas Pedroso, Mary Angela Leivas Amorim e Rosane Teresinha Nascimento da Rosa

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Carla Veridiana Neuberger, Mariel José Pimentel de Andrade e Alberto Einstein Pereira de Araújo

INTRODUÇÃO À MECÂNICA QUÂNTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA QUÂNTICA

Carlos Raphael Rocha, Victoria Elnecave Herscovitz e Marco Antonio Moreira

AULAS DE LABORATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Carolina Jacob de Oliveira, Janaína N. de Souza Stuart e Felipe Damasio

O USO DE MATERIAL RECICLADO COMO RECURSO DIDÁTICO, PARA AUXÍLIO DA ABSTRAÇÃO NAS AULAS DE CINEMÁTICA

Claudia Amália Zandonai

INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS

Dartanhan B. Figueiredo , Joecir Palandi , Karla Weber e Paulo R. Magnago

APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA: OS BURACOS NEGROS

Diego de Medeiros Scarabelot, Fábio Dominguini, Geison João Euzébio e Thayse Adineia Pacheco

ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Felipe Damasio, Olivier Allain, Sabrina Moro Villela Pacheco e Luiz Fernando Morescki Junior

A MODELAGEM COMPUTACIONAL QUANTITATIVA NO ESTUDO DE SISTEMAS AMBIENTAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR

Fernanda Provedel Zambom, Leandro Anderson Carvalho Sales e Elias Gonçalves

“EXPERIMENTANDO A FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” : UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE AS LICENCIATURAS EM FÍSICA E PEDAGOGIA DA UFPEL.

Gabriel Santos da Silva , Luciano Pereira Luduvico , Álvaro Leonardi Ayala Filho e et. al.

DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES NA OBF 2008

Gláucio Carlos Libardoni, Diovana de Mello e Aguinaldo Medici Severino

MANTENDO O EQUILÍBRIO

Grasiele Ruiz Silva e Rúbia da Costa Santana

FÍSICA E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS

Jader da Silva Neto e Jorge Aex Willes

MATÉRIA E SUAS MANIFESTAÇÕES: ANÁLISE CRÍTICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE TEMAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Jéferson Norberto Marinho Mendes , Frederico Firmo de Souza Cruz e José André Peres Angotti

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DURANTE AS DISCPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA

Joecir Palandi, Dartanhan Baldez Figueiredo, Carla Moraes e Silvana Maldaner

O ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Karine Raquiel Halmenschlager e Carlos Alberto Souza

OFICINA DE COSMOLOGIA:EXPANDINDO CONHECIMENTOS

Kellen Alves Pascoal, Ana Paula Santos Pereira, Luis Augusto Souza Martins e Mauricio Larroza

NOÇÃO DE REFERENCIAL: UMA INTERAÇÃO COGNITIVA ENTRE A MECÂNICA NEWTONIANA E A RELATIVÍSTICA

Lisete Funari Dias , Trieste Ricci e Álvaro Leonardi Ayala Fº

USO DA VÍDEO ANÁLISE COMO RECURSO PARA O ESTUDO DA CINEMÁTICA

Lúcia Irala Leitão e Fábio Saraiva da Rocha

CONTEXTUALIZANDO A FÍSICA – UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM

Luiz Fernando Mackedanz , Sonia Maria Silva Santos, Michele Veleda Lemos e Douglas Rodrigues Antunes

UMA ABORDAGEM LÚDICA A FÍSICA MODERNA, ELETRICIDADE, MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO

Mara Fernanda Parisoto

RELATIVIDADE-UMA PRÁTICA NÃO CONVENCIONAL NO ENSINO MÉDIO

Marília Britto Corrêa e Eduardo Fontes Henriques

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MOVIMENTOS

Matheus Leidens e Tanise Novello

RESULTADOS DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA

MELINA SCHENEIDER BASTOS, JOECIR PALANDI e DARTANHAN BALDEZ FIGUEIREDO

REALIZAÇÃO DE OFICINA DE EXPERIMENTOS SOBRE HIDROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Patrese Coelho Vieira e Glauber Sampaio dos Santos

VÍDEOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA

Priscila Caroline Nunes de Oliveira, Darthanhan Baldez Figueiredo e Marcos Paulo Albarello Friedich

TAREFA DE CASA NA SALA DE ESTAR: UM CURTA-METRAGEM SOBRE FÍSICA

Rafael João Ribeiro, André Koscianski e Sani de Carvalho Rutz da Silva

MODELAGEM COMPUTACIONAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA

Rafael Vasques Brandão, Eliane Angela Veit e Ives Solano Araujo

O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE TEMAS ESTRUTURADORES

Rafaele Rodrigues de Araújo, Michele Veleda Lemos e Luiz Fernando Mackedanz

OBTENÇÃO DA CARGA DO ELÉTRON POR ELETRÓLISE DE ÁGUA COM NaOH

Raquel Silva Thomaz, Ricieri Andrella Neto, Nara Regina de Souza Basso e João Bernardes da Rocha Filho

CONFIGURAÇÕES CURRICULARES MEDIANTE O ENFOQUE TEMÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

Rosemar Ayres dos Santos , Caetano Castro Roso e Décio Auler

O ENFOQUE TEMÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTAGIÁRIOS

Sandra Hunsche e Décio Auler

ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BASEADO EM PROJETOS A PARTIR DO TEMA GERADOR COMO É A VIDA FORA DA TERRA?

Silvio Luiz Rutz da Silva , Sabrina Passoni , André Maurício Brinatti e Jeremias Borges da Silva

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE À COMUNIDADE

Silvio Luiz Rutz da Silva , Antônio Bastos Bernardes , Antônio José Camargo e Luis Américo Alves Pereira

UM CURSO INTRODUTÓRIO À ASTRONOMIA EM NÍVEL MÉDIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL

Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Trieste Freire dos Santos Ricci

CONSTRUÇÃO DE UM PLANETÁRIO PARA OFICINAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sonia Maria Silva Santos e Aline Guerra Dytz

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COMO SUBSUNÇORES EM FÍSICA

Thaís Rafaela Hilger e Marco Antonio Moreira