III Encontro Estadual de Ensino de Física – RS

 

1a circular

 

Período: 20 a 22 de agosto de 2009

Locais: Instituto de Física e ILEA - Campus do Vale - UFRGS

Horário:  08h30min - 17h 30min 

 

Prezados(as) Colegas,

 

é com grande satisfaćčo que vimos por meio desta divulgar o III Encontro Estadual de Ensino de Física – RS e convidá-los(las) a submeter trabalhos de pesquisa ou desenvolvimento em ensino de Física, minicursos ou  ainda relatos de experiźncias didáticas inovadoras em Física, focalizando a educaćčo básica ou superior. 

 

Podem ser enviadas trźs tipos de propostas (para eeefis@ufrgs.br):

 

1) trabalhos para apresentaćčo oral (30 min  incluindo perguntas e respostas);

2) trabalhos para apresentaćčo de pôster; 

3) minicursos com 4h-aula de duraćčo (em períodos de 2h-aula).

 

 

Datas importantes:

 

até 21/06/2009: submissčo de propostas para minicursos, apresentaćões orais (versčo completa com até 12 páginas incluindo referźncias) e pôsteres (resumo de uma página).

30/06/2009: divulgaćčo da programaćčo do evento, incluindo os minicursos a serem ofertados e as sessões plenárias.

21/07/2009: divulgaćčo dos trabalhos aceitos para apresentaćčo oral e  de pôster.

03/08/2009: divulgaćčo da programaćčo definitiva do evento.

20/08/2009 - 22/08/2009: Realizaćčo do III EEEFIS-RS.

 

 Instrućões para inscrićčo no evento serčo divulgadas na próxima circular.

 

Proposta do evento e informaćões gerais

 

            O EEEFis-RS é sobretudo um espaćo para valorizar o Ensino de Física, tanto na educaćčo básica como na superior. Sabemos que esse ensino enfrenta dificuldades. O número de aulas semanais é cada vez menor. O discurso interdisciplinar, multidiciplinar e transdisciplinar está minimizando a identidade da Física. Os alunos, em geral, nčo gostam de Física. Estamos no século XXI, porém ensinamos a Física do século XIX. Mas nčo podemos simplesmente jogar a culpa em fatores como poucas aulas, muitos alunos, falta de laboratório, falta de computadores, etc. Precisamos discutir nossas práticas, nossos posicionamentos, nossa resistźncia ą mudanća. Necessitamos tomar contato com novas metodologias, novos conteúdos, novas idéias. Justamente por tudo isso é que precisamos nos reunir e comećar a atuar, dentro de nossas possibilidades, para mudar esse cenário.

 

            Todos os professores de Física estčo convidados a participar mesmo que nčo tenham, nesta oportunidade, nenhum trabalho a apresentar, pois assistir apresentaćões de colegas e de conferencistas, de renome nacional, e participar de minicursos é uma forma de atualizaćčo e valorizaćčo do ensino de Física. Contudo, o encontro nčo está pensado para ser um grande evento, com centenas de participantes, pois nesse caso a participaćčo, a interaćčo, se dilui e se perde muito. Em razčo disso, terčo preferźncia na aceitaćčo dos pedidos de inscrićčo os professores que estiverem no efetivo exercício da docźncia na educaćčo básica ou superior e que possam participar de todas as atividades do evento.

 

            Para os minicursos sim haverá um limite de vagas dependendo de sua natureza. Nesse caso, o critério de aceitaćčo será por ordem de inscrićčo no evento. Ou seja, os primeiros inscritos terčo prioridade na escolha dos minicursos. Cada professor poderá participar de até dois minicursos. Somente serčo expedidos certificados de participaćčo nos minicursos aos que estiverem presentes em todas as sessões dos mesmos.

 

            Serčo também fornecidos certificados de apresentaćčo de trabalhos e de participaćčo no evento como um todo.

 

            O III EEEFIS-RS será também uma oportunidade para que os participantes tomem conhecimento de aćões e de materiais desenvolvidos no Instituto de Física da UFRGS pelo Grupo de Ensino, pelo Programa de Pós-graduaćčo em Ensino de Física e pelo Centro de Referźncia para o Ensino de Física.

 

 

Propostas de minicurso

 

Deverčo ser especificados: 

Š       os objetivos;

Š       a populaćčo-alvo;

Š       o número máximo de participantes;

Š       o conteúdo programático a ser abordado;

Š       os recursos necessários.

 

 

 

Propostas de trabalho para apresentaćčo oral

 

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de artigo com número máximo de 12 páginas incluindo um breve resumo, trźs palavras-chave, figuras, tabelas e referźncias bibliográficas. Os trabalhos efetivamente apresentados serčo publicados na íntegra nos Anais do III EEEFIS.

 

Reapresentaćões serčo consideradas somente para pôsteres. Neste caso encaminhar apenas um resumo de uma página, incluindo título, autores e uma nota de rodapé, indicando onde o trabalho foi originalmente apresentado.

 

Trabalhos em andamento também serčo considerados apenas para pôsteres e deverčo ter um resumo de uma página para inclusčo nos Anais do evento.

 

O arquivo  eletrônico contendo o artigo deve, necessariamente, estar formatado de acordo com o modelo  disponível em:

 

http://www.if.ufrgs.br/mpef/3eeefis/Modelo_Oral.pdf ,

 

inclusive no que diz respeito ą disposićčo dos nomes dos autores, enderećos eletrônicos e instituićões. Além disto, deverá obedecer a formataćčo especificada em:

 

                  http://www.if.ufrgs.br/mpef/3eeefis/Formatacao_Trabalho_Oral.pdf.

 

 

Propostas para apresentaćčo de pôster

 

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo. O resumo deve ser o mais completo possível dentro do limite de uma página; toda a página deve ser ocupada, mas nčo mais do que ela. Os resumos dos trabalhos efetivamente apresentados serčo publicados nos Anais do III EEEFIS. Os pôsteres deverčo ocupar uma área de aproximadamente 1m2. Terčo uma sessčo de apresentaćčo especial e ficarčo expostos durante todo o evento.

 

O arquivo  eletrônico contendo o resumo deve, necessariamente, estar formatado de acordo com o modelo  disponível em:

 

http://www.if.ufrgs.br/mpef/3eeefis/Modelo_Poster.pdf

 

principalmente no que diz respeito ą disposićčo dos nomes dos autores, enderećos eletrônicos e instituićões. Além disto, deverá obedecer a formataćčo especificada em:

 

http://www.if.ufrgs.br/mpef/3eeefis/Formatacao_Poster.pdf

 

Ratificamos que as propostas devem ser enviadas através do site do evento (http://www.if.ufrgs.br/mpef/3eeefis/III_EEEFis_RS/) até o dia 21/06/2009.

 

 

Na expectativa de contar com a sua participaćčo, com ou sem apresentaćčo de trabalhos, subscrevemo-nos atenciosamente,

 

 

Porto Alegre, 13 de abril de 2009

 

 

Prof. Dr. Marco Antonio Moreira

Profa. Dra. Eliane Angela Veit

Profa. Dra. Sayonara S. Cabral da Costa

Prof. Dr. Ives Solano Araujo

Comissão organizadora do III EEEFis - RS