Ministrante:
Elias Gonçalves
Instituição:
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) / Coordenadoria de Ciência e Tecnologia - Física
Resumo:
A proposta deste minicurso é apresentar sugestões de uma seqüência de atividades para o ensino de Física com a utilização de um Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo e tem como objetivo investigar a integração das tecnologias de informação e comunicação através dos conceitos de modelos e modelagem, visando o desenvolvimento e a avaliação de estratégias para a sua utilização nos processos de ensino e aprendizagem e a inovação curricular para estudantes do Ensino Médio. As atividades propostas para o curso abordarão os seguintes tópicos de física: movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado, queda livre, lançamento oblíquo, queda com resistência do ar e movimento harmônico simples. O Ambiente de Modelagem Computacional que será utilizado para o desenvolvimento do minicurso será o VENSIM (www.vensim.com), um software de simulação com um ambiente próprio para se estudar o comportamento de modelos já construídos ou construir e fazer simulações dos seus próprios modelos.
População-alvo:
Este mini-curso tem com público-alvo os professores de Física que atuam no ensino médio e estudantes de graduação, que queiram conhecer uma proposta de integração da tecnologia da informática no processo de ensino-aprendizagem relacionada a tópicos de Física.
Carga horária: 6 horas-aula
Número de vagas: 20