Trecentésima Septuagésima Segunda Edição – 2018

SPIN 372, de 26/03/2018

NOTÍCIAS
  • UFRGS PORTAS ABERTAS 2018 – INSTITUTO DE FÍSICA: Alunos dos cursos de Física e Engenharia Física, inscrevam-se para participar do Portas Abertas 2018 – Instituto de Física. Convite aqui.
  • Curso sobre questões calculadas no Moodle. O curso será nos dias 3 e 5 de abril, terça e quinta, das 10:30 às 15:10, com pausa para o almoço. As inscrições devem ser feitas até 26/03 às 23:55h. Interessados devem fazer inscrição através do portal do servidor seguindo o caminho: Portal do Servidor -> catálogo de serviços -> selecionar serviços -> agendamento -> Inscrições em capacitações/treinamentos.
  • Na quarta-feira, dia 28, pela manhã será feita uma visita aos gabinetes dos docentes para levantamento do mobiliário existente. Em caso de dúvida, escreva para direcao@if.ufrgs.br.
  • Mudou o processo de reserva das salas do CREF! Agora a reserva é feita na recepção do prédio 43176 (Administração), assim como já acontece para o Anfiteatro Antônio Cabral e para a sala de videoconferência.
  • O UFRGS SPIE and OSA Student Chapter tem um novo website: https://www.ufrgs.br/opticalchapter/. Nele podem ser encontrados contato, fotos de eventos que realizamos/participamos e muito mais!
  • FAURGS chama todos os Coordenadores de Projetos – previamente ao início da tramitação na Universidade – para orientações. Veja o ofício aqui.
  • No período de 5 de março a 6 de abril estará aberto o processo de avaliação da pós-graduação na UFRGS. Com vistas à melhoria da qualidade, os alunos poderão avaliar professores, atividades de ensino, orientadores, programas e realizar uma autoavaliação. O acesso dos alunos de pós-graduação à avaliação é feito através do seguinte caminho: Portal do Aluno UFRGS – Aba Aluno – Modalidade – Stricto Sensu – Avaliação da Pós-Graduação pelo Discente.
  • Aniversariantes do mês:
    • Alan Alves Brito (08/03)
    • Felipe Barbedo Rizzato (12/03)
    • Sebastian Gonçalves (18/03)
    • Mendeli Henning Vainstein (19/03)
    • José Pedro Ferreira Dorneles (20/03)
    • Magno Valério Trindade Machado (20/03)
    • Marcelo Barbalho Pereira (21/03)
    • Carlo Requião da Cunha (23/03)
    • Raquel Giulian (26/03)
    • João Batista Marimon da Cunha (28/03)
SEMINÁRIOS
  • Palestra na Saraiva: A vida das Galáxias
    Palestrante: Ana Chies Santos
    Data: 28 de Março de 2018, às 19h30min
    Local: Av. Praia de Belas, 1181
  • Palestra no Planetário: Recriando universos
    Palestrante: Maria Beatriz Gay Ducati
    Data: 19 de Abril de 2018, às 21h
    Local: Planetário Professor José Baptista Pereira – Av. Ipiranga, 2000 – Porto Alegre
ARTIGOS
  • Fronteiras da Ciência
    Esta semana abordaremos o legado científico do físico teórico e cosmólogo inglês Stephen Hawking, falecido no último dia 14 de março de 2018 aos 76 anos. Nosso convidado é Marcelo Disconzi, professor do departamento de Matemática da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tennessee (e também egresso do IF-UFRGS) que conversa com Jeferson Arenzon (IF) e Jorge Quillfeldt (IB), enfocando sobretudo sua obra científica, uma vez que a maior parte da imprensa preferiu falar sobre sua notável carreira, aparições midiáticas e seus conhecidos problemas de saúde. O fio condutor de suas principais, por vezes polêmicas contribuições, foram as chamadas singularidades, modelos matemáticos que previram características observadas em buracos negros, e aindam lançaram luz sobre problemas como o da própria origem do Universo, ou seja, achados fundamentais na astrofísica e cosmologia atuais. Após a transmissão pela Rádio da Universidade, este episódio, juntamente com todos os anteriores, estará disponível na página oficial do programa: http://frontdaciencia.ufrgs.br e também aqui http://frontdaciencia.blogspot.com.br. Experimente nosso aplicativo para android!
  • Encerramento Conferências UFRGS – Carlos Alexandre Netto. Cem anos da reforma de Córdoba: Um novo manifesto.
    Data: 28 de Março de 2018, às 19h
    Local: museu da UFRGS
  • Programa Viva Mais: Ação Grupo Saud&UFRGS Saudando a Saúde do Servidor- Falando sobre Saúde Mental no Trabalho. Inscrições até o dia 06/04 (através do portal do servidor). Mais informações aqui.
TESES E DEFESAS
  • EXAMES DE DOUTORADO
    • Sabrina Tigik Ferrão, “Evolução temporal de processos fracamente turbulentos na presença de efeitos colisionais em plasmas astrofísicos” (“Time evolution of weakly turbulent processes in the presence of collisional interactions in astrophysical plasmas“).
      Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Ziebell
      Data: 28/03/2018, 15h.
      Local: Sala de Videoconferência do IF/UFRGS
    • Elizane Efigenia de Moraes, “Parametrização do campo de força para moléculas aromáticas: Usando a teoria do funcional da densidade” (“Parametrization of the field force of aromatic molecules: A density Functional approach“).
      Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa
      Coorientadora: Profª. Drª. Solange Binotto Fagan
      Data: 29/03/2018, 10h.
      Local: Sala de Videoconferência do IF/UFRGS
CONCURSOS
EDITAIS
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestrado e Doutorado em Física. Inscrições de 12/3 a 23/4 para o 2º semestre de 2018. Necessário EUF. http://www.ita.br/posgrad/pgfis
CREF
TEXTOS

Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Mauricio Rocha
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.