Investigações em Ensino de Ciências
(An international journal on research in science teaching)
    home | instruções aos autores
inglês - português - espanhol  
   Revista
 
 
   Painel de controle

Twitter
Google

Procurar conteúdo na IENCI.

 

   Destaques
 

 

IENCI, Março de 2010, Volume 15, Número 1

Ordenar artigos por:    

 História da ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores
 History of Science in Physics Teaching: A Study About the Teaching of Gravitational Attraction Developed Among Prospective Teachers
 Sandra Regina Teodoro Gatti, Roberto Nardi, Dirceu da Silva
 Palavras-chave: Ensino de Física; Formação inicial de professores; História e Filosofia da Ciência; Atração Gravitacional
 Keywords: Physics teaching; Teachers initial trainning; History and Philosophy of Science; Gravitational Attraction
 Resumo | Texto em PDF | pp 7 - 59 | Acessos:
1631
 
 A construção de uma argumentação sobre a síntese newtoniana a partir de atividades em grupo
 The Construction of an Argumentation on the Newtonian Synthesis from Groups’ Activities
 Elder Sales Teixeira, Climério Paulo da Silva Neto, Olival Freire Jr., Ileana Maria Greca
 Palavras-chave: Argumentação; Abordagem Contextual; Síntese Newtoniana; Atividades em Grupos
 Keywords: Argumentation; Contextual Approach; Newtonian Synthesis; Groups’ Activities
 Resumo | Texto em PDF | pp 61 - 95 | Acessos:
591
 
 A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas
 The production about popular science in the science education area: theoretical background and main themes
 Tatiana Galieta Nascimento, Mikael Frank Rezende Junior
 Palavras-chave: Divulgação Científica, Educação em Ciências, Leitura de Textos de Divulgação Científica.
 Keywords: Popular Science, Science Education, Reading of Popular Science Texts
 Resumo | Texto em PDF | pp 97 - 120 | Acessos:
1314
 
 Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de Química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso
 Characterizing enunciative strategies in a chemistry classroom: Theoretical and metodological aspects towards to the configuration of a speech genre
 Adjane da Costa Tourinho e Silva, Eduardo Fleury Mortimer
 Palavras-chave: estratégias enunciativas; gêneros do discurso; professores e salas de aula de ciências
 Keywords: enunciative strategies; speech genres; Science teachers and classrooms
 Resumo | Texto em PDF | pp 123 - 153 | Acessos:
640
 
 A construção de um perfil para o conceito de referencial em Física e os obstáculos epistemológicos a aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita
 Building a conceptual profile for the conception of reference frame in physics and the epistemological obstacles to the learning of Special Theory of Relativity
 Álvaro Leonardi Ayala Filho
 Palavras-chave: perfil conceitual; obstáculo epistemológico; aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita
 Keywords: Conceptual profile; epistemológical obstacle; learning Special Theory of Relativity
 Resumo | Texto em PDF | pp 155 - 179 | Acessos:
437
 
 Alfabetização ecológica e formação de conceitos na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas
 Ecological literacy and concepts formation in childhood education through playful activities
 Ana Célia de Brito Miranda, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Mônica Lins
 Palavras-chave: Alfabetização ecológica; Formação de conceitos; Ludicidade
 Keywords: Ecological literacy; Concepts formation; Playful
 Resumo | Texto em PDF | pp 181 - 200 | Acessos:
1001
 
 Desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da inovação: subsídios teóricos e metodológicos para análise de um programa
 Professional development of science teacher educators in the context of innovation: Theoretical and methodological grounds for the analysis of a programme
 Maria Inês Ribas Rodrigues, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib
 Palavras-chave: desenvolvimento profissional dos formadores; trabalho colaborativo; ensino de física nas séries iniciais; melhoria no ensino de ciências; análise de um programa
 Keywords: professional development of teachers-educators; Collaborative work; Science teaching in primary schools; Science teaching improvement; analysis of a programme
 Resumo | Texto em PDF | pp 201 - 218 | Acessos:
1021
 
 O campo formação de professores: um estudo em artigos de revistas da área de ensino de ciências no Brasil
 The teacher education field: a study in papers of science education journals in Brazil
 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
 Palavras-chave: formação de professores; ensino de ciências; análise textual; revistas de ensino de ciências
 Keywords: teacher’s formation; science teaching; textual analysis; journals of science teaching
 Resumo | Texto em PDF | pp 219 - 255 | Acessos:
1230
 
 
 
Total de acessos: 1639344