História da ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores |
History of Science in Physics Teaching: A Study About the Teaching of Gravitational Attraction Developed Among Prospective Teachers |
Sandra Regina Teodoro Gatti, Roberto Nardi, Dirceu da Silva |
Palavras-chave: Ensino de Física; Formação inicial de professores; História e Filosofia da Ciência; Atração Gravitacional |
Keywords: Physics teaching; Teachers initial trainning; History and Philosophy of Science; Gravitational Attraction |
|
|
A construção de uma argumentação sobre a síntese newtoniana a partir de atividades em grupo |
The Construction of an Argumentation on the Newtonian Synthesis from Groups’ Activities |
Elder Sales Teixeira, Climério Paulo da Silva Neto, Olival Freire Jr., Ileana Maria Greca |
Palavras-chave: Argumentação; Abordagem Contextual; Síntese Newtoniana; Atividades em Grupos |
Keywords: Argumentation; Contextual Approach; Newtonian Synthesis; Groups’ Activities |
|
|
A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas |
The production about popular science in the science education area: theoretical background and main themes |
Tatiana Galieta Nascimento, Mikael Frank Rezende Junior |
Palavras-chave: Divulgação Científica, Educação em Ciências, Leitura de Textos de Divulgação Científica. |
Keywords: Popular Science, Science Education, Reading of Popular Science Texts |
|
|
Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de Química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso |
Characterizing enunciative strategies in a chemistry classroom: Theoretical and metodological aspects towards to the configuration of a speech genre |
Adjane da Costa Tourinho e Silva, Eduardo Fleury Mortimer |
Palavras-chave: estratégias enunciativas; gêneros do discurso; professores e salas de aula de ciências |
Keywords: enunciative strategies; speech genres; Science teachers and classrooms |
|
|
A construção de um perfil para o conceito de referencial em Física e os obstáculos epistemológicos a aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita |
Building a conceptual profile for the conception of reference frame in physics and the epistemological obstacles to the learning of Special Theory of Relativity |
Álvaro Leonardi Ayala Filho |
Palavras-chave: perfil conceitual; obstáculo epistemológico; aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita |
Keywords: Conceptual profile; epistemológical obstacle; learning Special Theory of Relativity |
|
|
Alfabetização ecológica e formação de conceitos na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas |
Ecological literacy and concepts formation in childhood education through playful activities |
Ana Célia de Brito Miranda, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Mônica Lins |
Palavras-chave: Alfabetização ecológica; Formação de conceitos; Ludicidade |
Keywords: Ecological literacy; Concepts formation; Playful |
|
|
Desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da inovação: subsídios teóricos e metodológicos para análise de um programa |
Professional development of science teacher educators in the context of innovation: Theoretical and methodological grounds for the analysis of a programme |
Maria Inês Ribas Rodrigues, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib |
Palavras-chave: desenvolvimento profissional dos formadores; trabalho colaborativo; ensino de física nas séries iniciais; melhoria no ensino de ciências; análise de um programa |
Keywords: professional development of teachers-educators; Collaborative work; Science teaching in primary schools; Science teaching improvement; analysis of a programme |
|
|
O campo formação de professores: um estudo em artigos de revistas da área de ensino de ciências no Brasil |
The teacher education field: a study in papers of science education journals in Brazil |
Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda |
Palavras-chave: formação de professores; ensino de ciências; análise textual; revistas de ensino de ciências |
Keywords: teacher’s formation; science teaching; textual analysis; journals of science teaching |
|
|