Investigações em Ensino de Ciências
(An international journal on research in science teaching)
   home | edição atual | instruções aos autores | formulário para os árbitros
inglês - português - espanhol  
   Revista
 
 
   Painel de controle

Twitter
Google

Procurar conteúdo na IENCI.

 

   Destaques
VII Encuentro Internacional de Aprendizaje Significativo y V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias
 
I Escola Brasileira de Ensino de Física a ser realizada na Universidade Federal do ABC, de 13 a 17 de outubro de 2014.
 
VIII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física
 

 

IENCI, Dezembro de 2012, Volume 17, Número 3

Ordenar artigos por:    

 Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
 Experimental reflective science teaching: a critical view of the Piagetian perspective on the development of the concept of living being
 Paulo Varela, Joaquim Sá
 Palavras-chave: experimental; reflexivo; colaborativo; construção de significados
 Keywords: experimental; reflective; collaborative; construction of meaning
 Resumo | Texto em PDF | pp 547 - 569 | Acessos:
965
 
 A argumentação em tarefas de manuais escolares portugueses de Biologia e de Geologia
 Argumentation on tasks of Biology and Geology Portuguese textbooks
 Paulo Almeida, Orlando Figueiredo, Cecília Galvão
 Palavras-chave: argumentação científica; ensino da biologia e geologia; manuais escolares
 Keywords: scientific argumentation; biology and geology teaching; textbooks
 Resumo | Texto em PDF | pp 571 - 591 | Acessos:
370
 
 Diferenças na sala de aula: conhecendo a prática pedagógica de duas professoras de ciências
 Differences in the classroom: learning about practices of two science teachers
 Elaine Soares França, Danusa Munford
 Palavras-chave: ensino e aprendizagem de ciências; prática docente; interações discursivas; inclusão, exclusão
 Keywords: student diversity; science learning; discourse; teaching practices
 Resumo | Texto em PDF | pp 593 - 614 | Acessos:
694
 
 Redes sociais como espaço de interações discursivas sobre formação de professores de ciências para a educação inclusiva
 Social networks as space for discursive interactions on training of science teachers for inclusive education
 Lidiane de Lemos Soares Pereira, Anna Maria Canavarro Benite
 Palavras-chave: educação inclusiva; formação de professores em rede; interações discursivas
 Keywords: inclusive education; teacher training network; discursive interactions
 Resumo | Texto em PDF | pp 615 - 639 | Acessos:
332
 
 Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização
 Educational models in academic research on the teaching practices in science education in elementary school
 Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes, Jorge Megid Neto
 Palavras-chave: ensino de ciências; práticas pedagógicas; tendências pedagógicas; séries iniciais
 Keywords: science education; teaching practices; educational model; school tendencies; elementary school
 Resumo | Texto em PDF | pp 641 - 662 | Acessos:
278
 
 Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências
 Self-assessment as a strategy for developing metacognition in science classes
 Marta Maximo Pereira, Viviane Abreu de Andrade
 Palavras-chave: autoavaliação; metacognição; aprendizagem; ensino de ciências
 Keywords: self-assessment; metacognition; learning; teaching science
 Resumo | Texto em PDF | pp 663 - 674 | Acessos:
204
 
 Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática
 Implementation of investigative activities in the science discipline in a public school: a didactic experience
 Andreia de Freitas Zômpero, Carlos Eduardo Laburú
 Palavras-chave: atividades investigativas; fotossíntese; ensino de ciências
 Keywords: investigative activities; photosynthesis; science education
 Resumo | Texto em PDF | pp 675 - 684 | Acessos:
470
 
 Análise de uma proposta didática de Krasilchik com o enfoque semiótico de Duval
 Analysis of a didactic proposal of Krasilchik with the semiotic focus of Duval
 Lucas Roberto Perucci, Carlos Eduardo Laburú, Camila Regina Basso, Patrícia de Oliveira Rosa-Silva
 Palavras-chave: ensino de Biologia; flutuação de população; semiótica de Duval.
 Keywords: Biology teaching; population fluctuation; Duval’s semiotics
 Resumo | Texto em PDF | pp 685 - 696 | Acessos:
133
 
 Ensino de reações químicas em laboratório: articulando teoria e prática na formação e ação docente
 Teaching chemical reactions in the laboratory: linking theory and practice in teacher’s education and didactic action
 Cleonice Puggian, Zenildo Buarque de Morais Filho, Cristiane Vieira Nunes Barbosa Lopes
 Palavras-chave: ensino de Química; experimentação; reações químicas
 Keywords: teaching of chemistry; experimentation; chemical reactions
 Resumo | Texto em PDF | pp 697 - 708 | Acessos:
247
 
 Questionar, investigar e resolver problemas: reconstruindo cenários geológicos
 Questioning, investigating and problem solving: reconstructing geology scenarios
 Clara Vasconcelos, Maria Filomena Amador, Rosa Bento Soares, Tânia Filipa Pinto
 Palavras-chave: questionar; investigar; resolver problemas; cenários geológicos
 Keywords: questioning; investigating; problem-solving; geological scenarios
 Resumo | Texto em PDF | pp 709 - 720 | Acessos:
136
 
 El discurso multimodal de la Química y el aprendizaje significativo de proposiciones
 The multimodal discourse of chemistry and meaningful learning of propositions
 Giovanna Lombardi L., Concesa Caballero S.
 Palavras-chave: diagramas esquemáticos; lectura; representación pictórica
 Keywords: schematic diagrams; reading; pictorial representation
 Resumo | Texto em PDF | pp 721 - 734 | Acessos:
113
 
 A formação continuada e as contribuições da residência médica
 Continuous formation and contributions from medical residence
 Jesuína L. A. Pacca, Cristina Leika Horii
 Palavras-chave: formação continuada; desenvolvimento profissional docente; residência pedagógica; residência médica
 Keywords: continuous formation; teacher professional development; pedagogical residence; medical residence
 Resumo | Texto em PDF | pp 735 - 747 | Acessos:
90
 
 
 
Total de acessos: 1557369