Ciclo de Palestras do Instituto de Física

Livraria Cultura, Bourbon Shopping Country

Av. Túlio de Rose, 80 / (51) 3028 4033

O Ciclo de Palestras do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Livraria Cultura é um projeto que oferece ao público em geral uma visão simples e acessível desta área do conhecimento humano, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico.

Para nós, do Instituto de Física, este é um ano especial por dois motivos. Em 2009 o IF completa 50 anos de existência. E este é o Ano Mundial da Astronomia, uma área à qual pesquisadores do IF têm apresentado contribuições científicas relevantes.

Em função dessas efemérides abordaremos ao longo deste ano os seguintes temas:o Universo que não conhecemos, a Física e a nova revolução tecnológica do século XXI, baseada na Nanociência, na Microeletrônica, na Física Nuclear e seu impacto na Sociedade; a importância da Pesquisa Científica, seus pressupostos conceituais, sua inserção cada vez maior no dia-a-dia das pessoas e para o desenvolvimento nacional. Todos os palestrantes são professores e pesquisadores do Instituto de Física da UFRGS, com trajetórias internacionalmente reconhecidas.

Mês

Dia

Palestrante

Março 19 Thaisa Storchi Bergmann O lado escuro do Universo
Abril 16 Naira Maria Balzaretti Uma viagem pelo mundo nano
Maio 21 Luiz Fernando Ziebell Os plasmas: o que são e onde estão?
Junho 18 Kepler Oliveira O universo é finito?
Julho 16 Basílio Xavier Santiago Os belos e úteis aglomerados estelares: uma viagem no tempo e no espaço
Agosto 20 Daniel Adrian Stariolo Frustração, Desordem e Complexidade: Como a Física resolve problemas insolúveis
Setembro 17 Johnny Ferraz Dias A Massa Crítica e o Programa Nuclear Nazista
Outubro 15 Cristiano Krug Nanoeletrônica e a tecnologia do silício
Novembro 12 Márcia Cristina Barbosa Mulheres na Física: por que tão poucas?