Os plasmas: o que são e onde estão?

Luiz Fernando Ziebell

Os “plasmas”, em geral conhecidos em conexão com as “telas de plasma”, têm presença notável no Universo e em nossas existências. Introduzimos o conceito de “plasma” como sendo um dos estados possíveis de organização da matéria. Discutimos suas propriedades básicas, sua ocorrência na natureza, sua presença em laboratórios, e suas aplicações em processos de importância tecnológica. Fazemos também uma pequena introdução a processos básicos ocorrendo em plasmas, como confinamento magnético, ondas e instabilidades e fusão nuclear. Finalmente, discutimos os esforços internacionais para obtenção de energia por meio da fusão nuclear, os quais devem levar nos próximos anos à entrada em operação do experimento internacional ITER.

Bacharel em Física (UFRGS), Mestre em Física (UFRGS), Doutor em Ciências (UFRGS), estágios de Pós-Doutorado no Centre d’Études Nucléaires de Fontenay-aux-Roses, França, e na University of Maryland at College Park, E.U.A.. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu trabalho em pesquisa tem ênfase em Física de Plasmas, atuando principalmente nos seguintes temas: ondas e instabilidades em plasmas, plasmas não homogêneos, teoria quase-linear, turbulência em plasmas, aquecimento e geração de corrente em plasmas , e plasmas empoeirados.