O lado escuro do universo

Thaisa Storchi Bergmann

As recentes descobertas da Astrofísica revelam que somente conhecemos a natureza de 4% do que constitui o Universo. Nesses 4% estão incluídos os planetas, estrelas, nebulosas e galáxias, formados pelos átomos, e que chamamos de matéria bariônica. Os demais 96% são constituídos pela matéria escura (26%) e pela energia escura (70%). Vou descrever o que sabemos até agora sobre a matéria e energia escuras e as observações que levaram à conclusão de que elas dominam a evolução do Universo, bem como as implicações para o passado e o futuro do Universo.

Veja os slides da palestra

Professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. Doutora em Astrofísica pelo Instituto de Física (1987), com estágios de pós-doutoramento na Universidade de Maryland, Washington, no Instituto do Telescópio Espacial Hubble, em Baltimore, e no Rochester Institute of Technology, Rochester, Estados Unidos. Tem participado diversas vezes do comitê que aloca tempo de observação no Telescópio Espacial, bem como de vários comitês do Observatório Gemini, um consórcio de 7 países que administra dois telescópios gigantes de alta tecnologia, do qual o Brasil faz parte. Seu trabalho de pesquisa sobre buracos negros supermassivos em galáxias tem tido grande repercussão internacional, sendo a cientista brasileira mais citadas no exterior na sua área de pesquisa.