Uma viagem ao mundo nano

Naira Maria Balzaretti

Nesta palestra será apresentado um breve histórico sobre a nanociência e a nanotecnologia, acompanhado de uma série de exemplos de estruturas funcionais nanoscópicas existentes na natureza e produzidas pelo homem.  Serão apresentados alguns dos trabalhos em desenvolvimento na UFRGS no âmbito do Centro de Nanociência e NanotecnologiaCNANO.

Veja os slides da palestra
Programa da UFRGSTV com a palestra

Doutora em Ciências pela UFRGS (1995), ocupa o cargo de Professor Associado II no Instituto de Física da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Física e Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: diamante cvd, processamento e análise de materiais em condições extremas de pressão e temperatura, espectroscopia raman, ferramentas diamantadas, materiais ceramicos, nanociência. Tem 33 trabalhos publicados em revistas internacionais indexadas. Atualmente é Diretora do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da UFRGS.