Física e Arte: podemos aprender mais sobre a Arte através da Física?

Lívio Amaral

A história da Arte se confunde com a própria história da Humanidade, onde a Arte sempre foi uma expressão do imaginário humano. Hoje, modernas técnicas são aplicadas para descrever os materiais que compõe os inúmeros objetos artísticos: esculturas, telas, artesanato, tanto para reformas, tentando frear o incessante efeito do tempo, como para a caracterização das obras: a datação para obras de autores desconhecidos, os materiais utilizados na época. Até mesmo na preservação das obras, como vidros opacos à luz ultravioleta que protegem os quadros da luz do flash dos fotógrafos, vemos como a Física está intimamente ligada à Arte, e esta ancorada na Física inclusive para melhor compreendermos o deleite que aquela nos proporciona.

Bacharel, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorados no Centre de Spectrométrie Nucléaire Et de Spectrométrie de Masse, Paris, França, no Fundamenteel Onderzoek Der Materie, Amsterdam, Holanda e Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física.Tem experiência na área de física experimental com ênfase em Física da matéria condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: implantação e irradiacao iônica em sistemas metálicos e semicondutores e estudos de defeitos e propriedades estruturais em sistemas nanoscópicos.