Nanoeletrônica e a tecnologia do silício

Cristiano Krug

Artigos eletrônicos recentes já envolvem nanotecnologia. Nessa palestra abordaremos a Física por trás de algumas tecnologias que conduziram à nanoeletrônica atual (o transistor, circuitos integrados, miniaturização e a Lei de Moore, novos materiais) e apresentaremos propostas vigentes para a continuidade do desenvolvimento em tecnologia da informação. Listaremos algumas contribuições do Instituto de Física da UFRGS nos seus 50 anos de existência.

Bacharel em Química (UFRGS,1999) (Prêmio Union Carbide de Incentivo à Química pelo trabalho de conclusão de curso). Mestre em Física (UFRGS, 2000) (Melhor Dissertação de Mestrado em Física no MERCOSUL Ampliado, UNESCO/ORCYT). Doutor em Ciências (UFRGS, 2003) (Prêmio Sociedade Brasileira de Física de Melhor Tese de Doutoramento).
Pós-Doutorado na North Carolina State University (2005) e na SEMATECHInc.(2006). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Co-autor de 43 artigos científicos e 2 capítulos de livros. Tem experiência na área de Física, com ênfase em materiais dielétricos e propriedades dielétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes finos para dispositivos em nanoescala, dielétricos alternativos ao óxido de silício e técnicas de análise com feixes de íons.