A massa crítica e o programa nuclear nazista

Johnny Ferraz Dias

Nesta palestra serão abordados os princípios básicos do processo de fissão nuclear e o desenvolvimento histórico sobre a produção da primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Serão também discutidas as consequências de tal desenvolvimento para o mundo atual. Em particular, será discutido o polêmico papel do físico Werner Heisenberg, ganhador do prêmio Nobel de física de 1932, como líder do projeto da bomba atômica nazista.

Possui bacharelado em física pela Universidade de São Paulo, mestrado em fisica nuclear pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Físicas pela Universiteit Gent, localizada na Bélgica. Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalha junto ao Laboratório de Implantação Iônica desse Instituto. Tem experiência na área de Física Fotonuclear e, nos últimos 10 anos, tem trabalhado junto à física do estado sólido, com ênfase em processos de interações de íons e moléculas com a matéria. Atualmente, realiza trabalhos tanto em física básica como em física aplicada utilizando principalmente as técnicas PIXE (Particle-Induced X-ray Emission), RBS (Rutherford Backscattering), RBS canalizado, NRA (Nuclear Reaction Analysis) e MEIS (Medium Energy Ion Scattering). Os principais estudos realizados referem-se a perda de energia eletrônica de íons e moléculas em sólidos, composição elementar de alimentos e estudo de mecanismos de transporte iônico em proteínas e células.