Os belos e úteis aglomerados estelares: uma viagem no tempo e no espaço

Basílio Xavier Santiago

Existem milhares de aglomerados estelares apenas na nossa Galáxia, a Via-Láctea. Alguns são visíveis com pequenos telescópios, binóculos e mesmo a olho nu, e formam os mais belos objetos disponíveis ao astrônomo amador. Mas sabemos que outras galáxias também os hospedam. Com os telescópios atuais é possível estudá-los em detalhes nas galáxias vizinhas à nossa e detectá-los mesmo em galáxias distantes. Aglomerados estelares são populações estelares simples, cujas estrelas se formaram ao mesmo tempo e provêm de um mesmo sítio de formação estelar. Por este motivo são mais fáceis de estudar do que uma galáxia inteira, cuja história de formação estelar é mais complexa. Através da determinação de idades, algumas comparáveis à idade do Universo, composição química, posição e movimento dos aglomerados no interior das galáxias é possível aprender muito sobre o processo de formação e evolução das mesmas. No interior dos aglomerados, as estrelas estão sujeitas ao campo gravitacional comum e a altas densidades estelares. Tratam-se, portanto, de laboratórios para os estudo de dinâmica de muitos corpos e de interações entre estrelas. Nesta palestra procuraremos abordar esses assuntos em linguagem acessível, mostrando a riqueza de informações que os aglomerados trazem sobre si mesmos, sobre as galáxias e sobre o universo como um todo.

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador nível I do CNPq. Tem grande experiência de pesquisa, ensino e divulgação na área de Astronomia. Sua pesquisa é concentrada nos temas de populações estelares resolvidas, aglomerados estelares, estrutura, formação e evolução de galáxias. É autor de 70 artigos científicos de nível internacional. Divulga Astronomia através do Observatório Astronômico da UFRGS e faz parte da equipe coordenadora do Observatório Educativo Itinerante, o primeiro projeto de ciência móvel do país, tendo realizado mais de 40 cursos e inúmeras palestras e observações abertas ao público. Foi professor homenageado por duas vezes, e é autor de vasto material didático, disponível on-line, para ensino não-formal, ensino de graduação e de pós-graduação.